Últimas notícias

Fique informado

Recursos de videoconferência asseguram segurança e confiabilidade às assinaturas eletrônicas

5 de maio de 2022

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Como automatizar os processos de assinaturas nas escolas e instituições de ensino!

A transformação digital nas instituições de ensino vai muito além da sala de aula, sobretudo na gestão escolar, coordenação pedagógica e nos processos internos.

12 de julho de 2022

A startup gaúcha de tecnologia, Carry Info, apresenta a solução Assinatura Certa que é a primeira Plataforma de Assinaturas Digital com Videoconferência

A tecnologia vem evoluindo e assegurando, cada dia mais, que os processos de assinaturas no meio digital sejam seguros e invioláveis. Além disso, a lei brasileira garante a validade jurídica da mesma forma do método de assinatura a punho, em papel.

Um recurso tecnológico, não tão recente, de videoconferência vem facilitando muito o dia-a-dia e teve seu papel fundamental principalmente durante o período pandêmico.

Reuniões a distância, de qualquer lugar do mundo, são possíveis e estão disponíveis gratuitamente para quem possui um dispositivo e internet.

Recentemente, ela vem se mostrando muito útil para questões de confirmação de
identidade pessoal e vem sendo aceita e muito usada para isso.

Afinal, ter a gravação da imagem do indivíduo traz a segurança e possibilidade de tornar incontestável diversos processos que antes precisavam ser presenciais.

Foi neste contexto que surgiu a vinculação de videoconferência aos processos de assinatura.

Alguns documentos exigem mais garantias de segurança jurídica e confirmação de
identidade, como contratos complexos em que os assinantes devem estar cientes de todo o conteúdo.

Como validar o documento assinado?

No módulo de videoconferência, o documento que será assinado pode ser visualizado, explicações podem ser realizadas com recursos gráficos de anotações, e os assinantes podem confirmar e dar ciência do seu conteúdo e suas cláusulas.

É possível gravar todo este processo e esta gravação fica vinculado ao documento assinado digitalmente e assim, a validade jurídica da assinatura, junto com todos os outros mecanismos de segurança eletrônicos aplicados, torna-se incontestável.

Outro ponto é você estar atento na hora de escolher uma ferramenta que possa assinar de forma simples e qualificada (com certificado digital), visto o crescimento da aquisição de certificados digitais possibilita que muitos documentos possam ser assinados online, com a mesma garantia de fé pública dos cartórios, assim, é recomendado que sua plataforma de assinaturas contemple esta modalidade.

Muito mais que uma caneta virtual, os assinadores digitais vão muito além de um sistema de assinaturas. Eles possuem sistemas avançados de identificação do assinador e são um verdadeiro facilitador dos processos documentais, visto que possuem sistemas de workflow que trazem uma facilidade na comunicação e resolução de tarefas burocráticas, além, é claro, do armazenamento em nuvem que evita extravios e facilita encontrar os documentos.

Assinatura Certa é uma ferramenta de assinatura eletrônica em que você pode discutir todas as cláusulas do contrato em uma videoconferência que pode ser gravada e vinculada ao processo de assinatura eletrônica.

É a garantia de ciência do conteúdo completo de um documento assinado, evitando contestações futuras. Além deste recurso exclusivo, a ferramenta também traz um sistema de organizações onde é possível controlar diversas empresas, negócios ou setores na mesma conta.


Saiba mais em Assinatura Certa

Assinatura Certa é um produto Carry Info, localizada em Montenegro/RS e composta por uma equipe com mais de 10 anos de experiência em tecnologia e inovação.

Sua missão é transformar processos e torná-los mais ágeis e confiáveis por meio da tecnologia.

Teste gratuitamente agora o Assinatura Certa e assine seu documento eletrônico com ou sem certificado digital.

Acompanhe outros artigos da Assinatura Certa publicados no Crypto ID. Aqui!

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA SOBRE IDENTIFICAÇÃO DIGITAL E DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

No Brasil a validade de documentos eletrônicos está fundamentada na Lei 11.977/09 7 de julho de 2009, Medida Provisória 2.200-02 /2001 de agosto de 2001, Lei nº 13.874 de 20 de setembro de 2019, Lei 14.063 de 23 de setembro de 2020, Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020 e Lei nº 14.620, de 13 de julho de 2023.

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!