Últimas notícias

Fique informado

Uso da Assinatura Eletrônica GOV.BR cresce 203% em 2023

14 de setembro de 2023

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Pagamentos com criptomoedas passam a ser aceitos pelo Banco do Brasil

Os pagamentos com criptoativos devem ser feitos dentro da plataforma

17 de fevereiro de 2023

Novo recurso ITP promete simplificar os pagamentos no e-commerce

Com o ITP o consumidor inicia uma transação fora do ambiente de sua instituição financeira e paga diretamente suas contas sem precisar de cartões de débito ou crédito. 

17 de novembro de 2022

Implantada em 2020, o uso da Assinatura GOV.BR vem crescendo nos três últimos anos. No ano de criação, foram realizadas cerca de 60 mil assinaturas

Número leva em consideração o uso da solução entre janeiro e agosto de 2022 e o mesmo período em 2023. No total, já foram realizadas mais de 50 milhões de assinaturas a partir da Plataforma GOV.BR desde 2020

Autilização da Assinatura Eletrônica GOV.BR cresceu 203% em 2023. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (13/09) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e leva em consideração o uso da solução digital da Plataforma GOV.BR entre janeiro e agosto do ano passado e o mesmo período de 2023.  

Entre janeiro e agosto de 2022, foram realizadas 9,4 milhões de assinaturas. No mesmo período de 2023, ocorreram 28,6 milhões.

A Assinatura GOV.BR é regulamentada pelo Decreto nº 10.543, de 13/11/2020.  “Este serviço é uma facilidade para todos os brasileiros. Ela permite que uma pessoa assine um documento em meio digital a partir da sua conta GOV.BR.

E o melhor, o documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física. Isso simplifica e evita deslocamentos desnecessários de cidadãos”, afirma o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.

Implantada em 2020, o uso da Assinatura GOV.BR vem crescendo nos três últimos anos. No ano de criação, foram realizadas cerca de 60 mil assinaturas.

Este número cresceu para 3,7 milhões em 2021. Já no ano passado, foram 17 milhões. Por fim, neste ano já ocorreram mais de 28,5 milhões. No total, mais de 50 milhões de assinaturas eletrônicas já foram realizadas por cidadãos brasileiros. 

Para fazer uso da solução do governo federal, é necessário que o cidadão tenha uma conta na Plataforma GOV.BR de nível prata ou ouro. Até o momento, mais de 70 milhões de brasileiros já possuem este tipo de conta.

O cidadão que já tenha conta desses níveis já tem direito a um certificado digital GOV.BR. Assim, desde a criação da Assinatura GOV.BR há três anos, já foram emitidos mais de 7,5 milhões de certificados GOV.BR.

Considerando o preço médio de R$ 100 para a emissão de um certificado digital, a solução do governo federal pode ter gerado uma economia de mais de R$ 750 milhões para os brasileiros e cofres públicos.

Para conseguir uma Conta Prata, o cidadão tem que fazer reconhecimento facial para conferência de sua foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um banco credenciado pela Plataforma GOV.BR.

Já a Conta Ouro é aquela com nível máximo de segurança, dando acesso a qualquer serviço público digital. Para alcançar esse nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

Legislação

Lei nº 14.063/20 versa sobre o uso de assinaturas eletrônicas e as classifica em três tipos: simples, avançada e qualificada.

A assinatura GOV.BR é uma assinatura avançada. Isto significa que seu uso dá garantias de segurança no processo de assinatura, é associada ao signatário de maneira individual e possui elevado nível de confiança e segurança.

Além disso, quaisquer modificações posteriores à assinatura no documento digital são detectáveis. Em caso de dúvidas sobre a Assinatura GOV.BR, acessem a página do serviço no Portal de Governo Digital.

Fonte: Gov.br

SELOS DE IDENTIFICAÇÃO UTILIZADOS PELO GOV.BR

Identidade Digital Bronze

Com este nível, já é possível fazer assinaturas simples, válidas em situações de baixo risco e que não envolvam informações sigilosas.

Identidade Digital Prata 

Refere-se àqueles que acessam o Gov.br com a conta e senha dos bancos já integrados à plataforma.

Identidade Digital Ouro 

Identifica quem tem certificado Digital ICP-Brasil e biometria facial registrada no aplicativo Meu Gov.br. 

ASSINATURA ELETRÔNICA E DIGITAL

O Crypto ID artigos e notícias sobre aspectos técnicos e regulatórios sobre Assinatura Eletrônica e Digital. Acesse a nossas colunas especiais sobre Assinatura Digital e Eletrônica e Documentos Eletrônicos.

Bloqueei minha conta do Gov.br. E agora?

Juntas Comerciais adotam Assinatura GOV.BR

Fase de testes do FGTS Digital é lançada com apoio da Startup GOV.BR