Últimas notícias

Fique informado
Conheça a nova Associação ligada a ICP-Brasil: ATID

Conheça a nova Associação ligada a ICP-Brasil: ATID

20/09/2019

ATID – Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital  é a nova associação ligada a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil

A ATID tem por objetivo incentivar o desenvolvimento, reunir e representar amplamente suas associadas no âmbito das atividades relacionadas às tecnologias da informação e da comunicação, à identificação digital, à certificação digital e ao documento eletrônico, e, às suas aplicações de suporte, em especial, no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

Francimara Viotti assumiu a presidência executiva da ATID e o Conselho de Administração é formado por cinco associados: Vinicius Sousa – Soluti; Luiz Carlos Zancanella – Safeweb; Cláudio Mariano Peixoto Dias – Certifica Anápolis; Guilherme Franco Rodrigues – Consulti Brasil e Ney Pinheiro de Freitas – Qualitycert.

Francimara Viotti – Presidente Executiva da ATID – Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital

Francimara Viotti tem uma longa trajetória no mercado de certificação digital. Foi durante muitos anos Gerente Executiva do Banco do Brasil, na Diretoria de Gestão da Segurança e atuou como consultora nas áreas de Projetos de TI, Segurança da Informação, Biometria e Certificação Digital. Também foi Coordenadora da Subcomissão de Segurança da Informação da Febraban e representante da Sociedade Civil no Comitê Gestor da ICP- Brasil. Recebeu a homenagem pelo Apoio na consolidação do Sistema Nacional de certificação digital, nos dez anos da ICP-Brasil, pelo ITI-Instituto Nacional de Tecnologia da Informação do ITI.

Conversamos com Vinícius Sousa Presidente do Conselho de Administração da ATID em entrevista exclusiva ao Crypto ID.

Crypto ID: Quais é o perfil de empresas associadas a ATID?

Vinícius Sousa | Presidente do Conselho da ATID e CEO da Soluti

Vinícius Sousa: A ATID nasceu com o propósito inicial de congregar Autoridades Certificadoras de 2º Nível, uma vez que até então, não eram especificamente representadas, durante as reuniões para sua constituição, entendeu-se a importância de ampliar a sua atuação, como por exemplo, congregar também as Empresas de Tecnologia que atuam no setor.

Por isso, o perfil das nossas Associadas a princípio são Autoridades Certificadoras credenciadas ou em credenciamento.

Crypto ID: Quem são os associados da ATID até esse momento?

Vinícius Sousa:  Até o momento temos como associadas as empresas:  CCN, Certifica Minas, Certifica Anápolis, CNDL, Consulti Brasil, Link Certificação Digital,  Online Certificadora, Qualitycert, Rede Ideia, Safeweb e Soluti.

Crypto ID: Quais serão as outras tecnologias e soluções além da Certificação Digital que a associação vai promover uma vez que a associação se apresenta como uma associação em torno da identificação digital?

Vinícius Sousa: A princípio convidaremos as Empresas de Tecnologia que são credenciadas junto a ICP Brasil.

Crypto ID: A Associação já nasceu com um acento no Comitê Gestor da ICP-Brasil. Qual é a importância para o mercado dessa representatividade?

Vinícius Sousa: Entendemos que os representantes da Sociedade Civil Organizada tem realizado um papel importantíssimo dentro do Comitê Gestor da ICP-Brasil, queremos contribuir com as discussões emprestando todo o conhecimento técnico e operacional das nossas Associadas para a continuidade da construção desta grande ICP-Brasil.

Crypto ID: A ATID já tem uma pauta a ser submetida ao Comitê Gestor da Infraestrutura da ICP-Brasil? Quais são?

Vinícius Sousa: As nossas pautas iniciais estão concentradas no Congresso Nacional, discutindo o texto do Sinaid que foi apresentado ao relator do PL 7316/2002, além do acompanhamento e discussão em outros Projetos de Lei e também estamos iniciando um trabalho muito importante na divulgação do setor junto ao setor público e privado, para fomentar a digitalização de processos e serviços que demandem identificação inequívoca.

Crypto ID: Como a ATID se posiciona em relação ao Projeto de Lei 7.316/2002 que substituirá a MP 2.200/02? Quais são os pontos positivos e quais o que vocês consideram que devem ser reavaliados?

Vinícius Sousa: Realizamos um Assembleia específica para tratar do texto de PL e entendemos a grande necessidade desta atualização e ampliação que o texto do SINAID apresenta. Fizemos algumas sugestões para aperfeiçoamento do texto e também apresentamos a nossa preocupação em relação ao artigo que trata sobre a identificação presencial.

Crypto ID: Como vocês pretendem contribuir para engajar os poderes públicos sobre a relevância do uso do digital do ICP-Brasil?

Vinícius Sousa: Quando falamos de serviços públicos para Pessoas Jurídicas entendemos que o uso dos Certificados Digitais ICP-Brasil já está presente na sua grande maioria, exceto para os MEIs, quando pensamos no uso do Certificado Digital para Pessoas Físicas e também para os MEIs entendemos que ainda estamos no começo, compreendemos que para atender este grupo a indústria, bem como a regulamentação, precisariam evoluir agregando novas tecnologias e novas possibilidades, assim foi feito, como é o caso principal da regulamentação para a Certificação Digital em Nuvem, que a nosso ver, viabiliza que todo atendimento de balcão e processos físicos sejam transformados para o mundo atual, para o mundo digital, agora precisamos realizar o trabalho intenso de divulgação desta novidade.

 

1 comentário até agora

Ir para a discussão
  1. Anônimo disse:

    Uau

<