Um sistema, uma plataforma, um aplicativo ou um banco de dados equipado com autenticação multifator é um ambiente digital mais confiável
Por Adriano Galbiati
A superfície de risco dos dados de pessoas e empresas está cada vez maior e sabemos que isso não irá mudar, bem como a necessidade de manter ameaças digitais bem longe de todo e qualquer dado sensível.
Com isso em mente, entender como ferramentas como a autenticação multifator pode compor uma estratégia de segurança da informação eficiente é bastante importante.
Aqui vou listar cinco razões pelas quais você deve mantê-la no radar da sua organização:
1. Apenas login e senha são barreiras frágeis
O roubo e o comércio de logins e senhas é uma das práticas mais comuns no mundo do cibercrime.
Paralelamente a essa realidade, existe a falha humana ao escolher senhas frágeis ou compartilhá-la de maneira indevida, além de softwares treinados para testar combinações de caracteres que compõem uma senha e vírus específicos para capturá-las.
2. Vivemos num mundo de perímetro zero
Com organizações mesclando sua operação entre os modelos presencial, remoto e híbrido, fomos levados a um mundo de perímetro zero. Nele, os colaboradores têm carregado um pedaço da empresa para diferentes lugares do planeta.
3. Evidenciar a preocupação da empresa com segurança da informação é preciso
Ter um ambiente digital adequadamente protegido é um dos caminhos para que as organizações se mantenham em compliance com normas, como a Lei Geral de Proteção de Dados, e o mais longe possível de penalidades impostas por elas.
4. A autenticação multifator melhora a experiência do usuário
Um sistema, uma plataforma, um aplicativo ou um banco de dados equipado com autenticação multifator, sem dúvidas, é um ambiente digital mais confiável.
Essa segurança tende a melhorar significativamente a experiência do usuário, seja ele cliente, fornecedor, colaborador ou parceiro de negócio.
5. É uma forma de otimizar recursos
Com a queda de incidentes cibernéticos e a consequente necessidade de direcionar recursos financeiros e humanos para remediar ataques, a organização pode otimizar os investimentos em ações estratégicas, enquanto também otimiza as ações das equipes de TI e SI para deixar o ambiente ainda mais sofisticado.
Uma ação tão simples como solicitar que o usuário confirme a própria identidade mais de uma vez antes de acessar um aplicativo, uma plataforma ou um sistema é uma das barreiras mais eficientes contra a ameaça digital.
E a segurança da informação será ainda maior se a solução tiver inteligência para operar de maneira adaptada à confidencialidade do dado e ao perfil dos usuários.
Os desafios humanos da implementação da autenticação multifator – MFA
Autenticação corporativa de nível de hardware sem hardware: nova solução de segurança SIM para IAM
Crypto ID entrevista: Carlos Chavarría sobre autenticação multibiométrica para o mercado financeiro
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!