Depender de senhas é coisa ultrapassada
Sistemas e padrões de autenticação modernos surgiram para fornecer maneiras mais eficientes para as organizações fornecerem segurança forte e melhores interações com suas marcas.
A Conferência Authenticate, hospedada pela FIDO Alliance, foi o primeiro evento de dedicado a autenticação do usuário – com foco na abordagem baseada em padrões FIDO.
A conferência virtual realizada entre os dia 9 e 19 de novembro, atraiu mais de 3.000 inscritos do mundo todo
A FIDO Alliance concluiu sua primeira conferência pública, Authenticate, em 19 de novembro, após seis dias de sessões virtuais, networking e um salão de exposições, todos focados no futuro da autenticação forte com os padrões FIDO.
Os participantes que acompanharam a conferência estavam em busca de educação, ferramentas e práticas recomendadas para implementar autenticação moderna em aplicativos da web, empresariais e governamentais.
O evento teve como palestrante principal Dr. Whitfield Diffie é um dos criptógrafos mais proeminentes do mundo e um co-criador do conceito de chaves de criptografia assimétricas – chave pública.
Dr. Whitfield Diffie é Cientista de computação, matemático e autor, Diffie é o vencedor do Prêmio Turing de 2015, muitas vezes referido como o Prêmio Nobel de Computação.
Diffie também é um membro estrangeiro eleito da Royal Society, um vencedor da medalha IEEE Hamming, vencedor da medalha Louis E Levy do Franklin Institute, um membro do Computer History Museum e um membro da Marconi Foundation. Em 2011, o Dr. Diffie foi introduzido no National Inventors Hall of Fame. Diffie recebeu um BS em Matemática do MIT. Ele também possui um doutorado honorário do Swiss Federal Institute of Technology e um Grau de Doutor em Ciências (Honoris Causa) da Royal Holloway, University of London.
A Authenticate ofereceu a oportunidade para os participantes se aprofundarem mais na abordagem FIDO, acompanhando estudos de caso de muitas empresas que implementaram ou estão implementando o FIDO para aplicativos corporativos e de consumo, incluindo as empresas Target, IBM, CVS Health, Microsoft, Intuit, Google, NTT DOCOMO e eBay.
Outras sessões deram a iniciantes e veteranos da FIDO conteúdo sobre os principais aspectos das especificações da FIDO, um workshop WebAuthn para desenvolvedores, melhores práticas de implantação, insights sobre segurança biométrica, recuperação de conta e muito mais.
“Após anos de violações de dados cada vez mais graves e frustração de login do usuário, as empresas e os provedores de serviços ao consumidor entendem que precisam acabar com sua dependência de senhas. A empolgação e o engajamento na Authenticate mostraram que as organizações estão prontas para abraçar uma nova maneira de fornecer acesso seguro a serviços e aplicativos online com a FIDO ”, disse Andrew Shikiar, diretor executivo e CMO da FIDO Alliance.
O salão de exposições dinâmico complementou as sessões, permitindo que os participantes conhecessem os fornecedores que fornecem soluções FIDO que podem ajudá-los a entrar rapidamente no caminho para uma autenticação mais simples e forte.
Temas apresentados durante a Conferência
- O Futuro da Autenticação Forte
- Práticas recomendadas para recuperação de conta e implantação sem senha
- Regulamentos e WebAuthn em foco
- Melhorar a autenticação e melhorar a experiência do usuário
- Identidade, IoT e o futuro sem senha
As sessões do Authenticate 2020 estão disponíveis sob demanda e os destaques da conferência podem ser encontrados no blog Authenticate.
Os interessados em participar de futuras cúpulas e conferências da Authenticate devem se inscrever para atualizações em www.authenticatecon.com.
Sobre a FIDO Alliance
A FIDO (Fast IDentity Online) Alliance, www.fidoalliance.org, foi formada em julho de 2012 para abordar a falta de interoperabilidade entre tecnologias de autenticação fortes e solucionar os problemas que os usuários enfrentam ao criar e lembrar vários nomes de usuário e senhas.
A FIDO Alliance está mudando a natureza da autenticação com padrões para autenticação mais simples e forte que definem um conjunto de mecanismos aberto, escalável e interoperável que reduz a dependência de senhas.
A autenticação FIDO é mais forte, e mais fácil de usar ao autenticar em serviços online.
Biometria é o método de autenticação da próxima década
Altieres Rohr em seu artigo no G1, explica falha de autenticação que fez Google cair hoje dia 14/12
Autenticação: O Perigo está nos seus Dados
Veja como foi a Live da Etek NovaRed sobre Autenticação Condicional.
Quatro motivos para investir na autenticação de múltiplos fatores com Inteligência Artificial