Dupla verificação evita golpes e fraudes ao acessar plataforma
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que o uso da Verificação em duas Etapas ou 2FA, que significa duplo fator de autenticação, nas contas gov.br cresceu 65% entre janeiro e outubro de 2024.
De acordo com levantamento da pasta, aproximadamente 13,6 milhões de pessoas usam a ferramenta, ante 8,2 milhões, em janeiro.
A ferramenta de segurança evita golpes e fraudes durante o acesso à conta digital do governo federal, que oferece 4.300 serviços e conta com 162 milhões de usuários. Desde fevereiro, o uso da dupla verificação está mais simples a partir da geração de um código de acesso sempre que for necessário fazer uma nova autenticação. Com isso, foi eliminado o envio de notificações “push” aos usuários que já têm a verificação habilitada no aplicativo.
No âmbito da segurança, a plataforma dispõe ainda da função (Gestão de Dispositivos) que permite ao cidadão escolher qual equipamento pode acessar a conta dele e avisa quando um novo dispositivo tenta fazer o login. Outro mecanismo envia e-mail ao usuário quando o nível de uma conta é alterado. As contas têm níveis bronze, prata e ouro, sendo as duas últimas com mais ferramentas de segurança e exigem reconhecimento facial.
Como acessar Gov.br
O primeiro passo é baixar o aplicativo gov.br. Após abri-lo, digite o CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta. No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro.
O cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. Todavia, esse formulário só permite o nível bronze. A ferramenta já oferece automaticamente a opção para o aumento de nível de conta.
Para avançar para o nível Prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a instituição financeira seja uma das 14 credenciadas (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay/Original, BTG Pactual e Nubank).
Já para ter o máximo de segurança, é preciso ter uma conta Ouro. Para esse nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.
Saiba mais sobre a autenticação de dois fatores (2FA)
A autenticação de dois fatores (2FA), também conhecida como verificação em duas etapas, é um método de segurança que adiciona uma camada extra de proteção às suas contas online. Em vez de apenas inserir sua senha, a 2FA exige que você forneça dois fatores diferentes para confirmar sua identidade. Isso torna muito mais difícil para alguém acessar sua conta, mesmo que tenha sua senha.
Pense nisso como uma porta com duas fechaduras. Você precisa de ambas as chaves para abrir a porta.
Combinações de fatores mais comuns
A 2FA geralmente usa uma combinação de dois desses três tipos de fatores:
- Algo que você sabe
- Senha
- PIN
- Resposta a uma pergunta de segurança
- Algo que você tem:
- Chave de segurança / Certificado Digital
- Smartphone
- Token de segurança (físico ou virtual)
- Algo que você é:
- Impressão digital
- Reconhecimento facial
- Escaneamento de íris
Exemplos de combinações comuns:
- Senha + código enviado por SMS: Você insere sua senha e, em seguida, recebe um código único por SMS para inserir.
- Senha + aplicativo autenticador: Você insere sua senha e, em seguida, usa um aplicativo como Google Authenticator ou Authy para gerar um código único.
- Senha + chave de segurança: Você insere sua senha e conecta uma chave de segurança física na porta USB do seu computador.
- Impressão digital + PIN: Você usa sua impressão digital para desbloquear seu dispositivo e, em seguida, insere um PIN.
Benefícios da 2FA:
- Maior segurança: Torna suas contas muito mais resistentes a ataques de hackers.
- Proteção contra roubo de identidade: Ajuda a evitar que alguém acesse suas contas e se passe por você.
- Tranquilidade: Saber que suas contas estão mais seguras proporciona maior paz de espírito.
Onde usar a 2FA:
É altamente recomendável ativar a 2FA em todas as contas que oferecem essa opção, especialmente em:
- Contas de e-mail
- Redes sociais
- Bancos online
- Lojas online
- Serviços de armazenamento em nuvem
A 2FA é uma ferramenta poderosa para proteger suas contas online. Ao usá-la, você reduz significativamente o risco de ser vítima de hackers e roubo de identidade.
* Com informações do MGI
Comparativos e distinções das autenticações 2FA e MFA
Crypto ID Entrevista: Sergio Muniz sobre Ransomware, Gestão de Acessos e MFA – Thales Brasil
Bombardeio MFA: Nova Técnica de Phishing Mirando Usuários de Dispositivos Apple
AUTENTICAÇÃO
Autenticação forte faz parte da estratégia de segurança da informação de todas as empresas que utilizam meios eletrônicos. No Crypto ID temos muitos artigos e matérias sobre o tema para complementar seu conhecimento. Leia sobre Autenticação nesse link!
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!