A unico IDTech brasileira lançou recentemente a solução – Token Biométrico – que utiliza a biometria para que o reconhecimento facial seja utilizado como chave de autenticação, principalmente, pelas instituições financeiras utilizarem em aplicativos de meio de pagamentos com o objetivo de reduzir fraudes e agilizar processos quando o cliente já é conhecido pela empresa contribuindo para a melhora na experiência do usuário.
A biometria facial é uma tecnologia que utiliza algoritmos matemáticos para verificar, analisar e comparar as características faciais de uma pessoa. Toda essa análise é registrada em um banco de dados e então a imagem facial da pessoa é detectada, armazenada e, assim, pode ser identificada.
Em entrevista exclusiva ao Crypto ID, Matheus Lambertucci, gerente de grupo de produtos da unico dá mais detalhes sobre o Token Biométrico.
Crypto ID: O que é, na prática, o Token Biométrico e como funciona na percepção do usuário final?
Matheus Lambertucci: O Token Biométrico substitui as outras formas de autenticação – senhas, cartão ou aparelhos de tokens bancários, códigos de validação por email ou sms – por uma selfie do usuário para que consiga desbloquear o acesso ou autenticar transações com máxima segurança possível.
A proposta é oferecer uma experiência melhor para o público final, visto que a nova forma de autenticação acaba com a complexidade que é administrar tantas senhas em aparelhos, dispositivos, sites e aplicativos. É uma tecnologia de biometria facial lançada para simplificar e tornar mais seguras transações financeiras.
Crypto ID: Quais são os componentes de segurança da informação inseridos nessa solução?
Matheus Lambertucci: Todo o serviço é processado através de uma SDK do produto unico | check, disponível para dispositivos Web, Android e iOS. Há várias camadas de segurança envolvidas para garantir proteção contra injeção de imagens, clonagem de apps, além do processamento de prova de vida com interação.
Além disso, estamos totalmente adequados à LGPD, com total respeito à proteção de dados dos usuários. Todas as etapas são pensadas para garantir máxima proteção contra fraude.
Crypto ID: A autenticação por biometria pode eliminar a necessidade do duplo fator de autenticação? Porque?
Matheus Lambertucci: Sim, pois essa tecnologia utiliza algo único para autenticar, sua face, e isso não pode ser copiado. A tecnologia hoje já sabe diferenciar. Lembrando que a proposta do Token Biométrico é utilizar um meio mais seguro e simples de autenticar as pessoas, isso inclui substituir complexos processos de tokens e senhas para confirmar transações.
Crypto ID: O Token Biométrico exige a utilização de dispositivos especiais? Pode ser utilizado pelos Smartphones mais simples?
Matheus Lambertucci: Não, nenhum dispositivo adicional é exigido. Com seu smartphone ou computador você consegue ser autenticado.
Crypto ID: Qual é a base utilizada pela unico para a verificação de autenticidade biométrica?
Matheus Lambertucci: Por questões estratégicas, a unico não releva esses dados.
Crypto ID: As instituições financeiras podem utilizar também suas bases próprias para fazerem a verificação de identidade somadas as bases da unico?
Matheus Lambertucci: Não. Neste início estamos focando na nossa base até pela acuracidade e assertividade, mas estamos conversando com grandes clientes sobre a importância dessa migração da base própria para a nossa pela questão de segurança, contribuição ao mercado, e aumento da base de possíveis fraudadores.
Crypto ID: Caso uma pessoa não esteja em sua base, como aderir ao uso do Token biométrico?
Matheus Lambertucci: Essa é a parte mais interessante e importante. Como a unico é líder de mercado e expert em processos de onboarding, podemos fazer o processo de Score de autenticação fazendo a primeira validação e depois o cliente está apto para usar o token.
Crypto ID: Como ocorre a verificação e a validação da identidade das pessoas com o Token Biométrico?
Matheus Lambertucci: O que a tecnologia da unico faz é confirmar a identidade do usuário por meio da biometria do seu rosto, ao comparar a selfie do momento da transação com a selfie tirada ao realizar o cadastro na abertura da conta. O processo leva poucos segundos, elimina etapas como abrir um autenticador para digitar um código, ou receber um token por sms ou email, processos vistos pelo consumidor como cada vez mais inseguros e burocráticos.
Crypto ID: O Token Biométrico pode ser utilizado também para movimentação financeira como resgastes, aplicações etc?
Matheus Lambertucci: Sim, hoje temos mais de 70 casos de uso mapeados e nossa perspectiva é continuar auxiliando o setor a reduzir fraudes e melhorar a experiência do usuário. Na última semana, a unico esteve em um painel na Brazil Conference discutindo exatamente os avanços que essa tecnologia pode oferecer para reduzir fraudes e ampliar o acesso em operações como o PIX.
Crypto ID: Quais são as instituições financeiras que podem aderir a solução?
Matheus Lambertucci: Todas que estiverem buscando reduzir fraudes e melhorar a experiência do usuário. Trata-se de um produto que consegue trazer um resultado expressivo e em pouco tempo.
unico disponibiliza de forma aberta e colaborativa metodologia que aprimora privacidade em empresas
Na lista de unicórnios brasileiros, unico IDTech tem crescimento de +180%
Crypto ID entrevista Marcelo Zanelatto da unico sobre Autenticação e Assinatura eletrônica
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Leia outros artigos aqui!
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!