Últimas notícias

Fique informado

Uso de autenticação multifator (MFA) quase dobra desde 2020, segundo novo relatório de tendências de login seguro da Okta

14 de junho de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Estudo baseado em dados da plataforma Okta conclui que o FastPass e o WebAuthn oferecem segurança muito mais forte e experiências de usuário mais rápidas e confiáveis

A Okta, Inc anunciou em 12 de junho o lançamento de seu relatório internacional Secure Sign-In Trends Report.

O relatório, que analisa bilhões de logins mensais de clientes da força de trabalho no Okta Workforce Identity Cloud em mais de 16 setores em todo o mundo, revela que o uso de autenticação multifator (MFA) quase dobrou desde 2020 e que autenticadores resistentes a phishing representam a melhor escolha em termos de segurança e conveniência para os usuários.

A Okta está avançando nas estratégias de segurança de confiança zero de nossos clientes, ajudando-os a adotar inovações como MFA resistente a phishing e sem senha”, disse Todd McKinnon, cofundador e CEO da Okta. “Ao compartilhar dados sobre a adoção dessas tecnologias críticas por nossos clientes, podemos impulsionar um maior progresso com governos, nossos parceiros e nossos clientes.”

As principais conclusões incluem

– 90% dos administradores do Okta e 64% dos usuários fizeram login usando MFA durante o mês de janeiro de 2023.

– Os métodos de login que oferecem a maior resistência a phishing (Okta FastPass e FIDO2 WebAuthn) também provam oferecer a experiência de usuário mais rápida e confiável.

– O setor de tecnologia está em melhor posição para migrar para um futuro sem senha, com 87% dos logins de contas já usando MFA. Seguros (77%), Serviços Profissionais (75%), Construção (74%) e Mídia e Comunicação (72%) completam os cinco principais adotantes do setor. Surpreendentemente, setores altamente regulados tendem a ficar para trás.

– A adoção de MFA pelos clientes da força de trabalho da Okta saltou de 35% para 50% em dois meses entre fevereiro e março de 2020.

– As organizações com menos de 300 empregados (79%) superam o uso de MFA de empresas com mais de 20.000 funcionários (54%).

O MFA adiciona uma camada extra de segurança em cima de credenciais como senhas, que são altamente suscetíveis a abusos. Mais de 80% dos ataques a aplicativos Web corporativos e quase metade de todos os ataques de comprometimento de e-mail comercial resultam de nomes de usuário e senhas roubados.

O MFA fornece maior certeza de que um usuário é quem ele afirma ser antes de conceder acesso a um aplicativo ou conta on-line.

A MFA verifica identidades solicitando que os usuários forneçam diferentes tipos de informações ou fatores para obter acesso a uma conta ou aplicativo. No entanto, um aumento nos ataques sofisticados de bypass de MFA está levando as organizações a avaliar a necessidade de fluxos de autenticação resistentes a phishing.

De acordo com o relatório, o uso de autenticação resistente a phishing, como Okta FastPass ou FIDO2 WebAuthn, oferece a combinação ideal de segurança e experiência do usuário. Embora seja frequentemente assumido que os tomadores de decisão de tecnologia devem “trocar” a segurança pela experiência do usuário, a pesquisa da Okta descobriu que, em média, fazer login com autenticadores sem senha e resistentes a phishing economiza tempo e é menos propenso a falhas quando comparado ao uso de senhas.

Sobre o relatório de entrada segura da Okta

O Relatório de Tendências de Entrada Segura foi criado a partir de dados de eventos de autenticação MFA direta no Okta Workforce Identity Cloud (WIC). Os analistas anonimizaram e agregaram dados de bilhões de autenticações e verificações mensais em todos os países em todo o mundo. Os clientes corporativos da Okta e seus funcionários, contratados, parceiros e clientes usam a Okta para fazer login com segurança em dispositivos, sites, aplicativos e serviços e aproveitar os recursos de segurança para proteger seus dados. Eles abrangem todos os principais setores e variam em tamanho, desde pequenas empresas até algumas das maiores organizações do mundo, com centenas de milhares de funcionários e milhões de clientes.

O relatório completo pode ser consultado em: https://okta.com/the-secure-sign-in-trends-repor

Sobre Okta

A Okta é a Empresa de Identidade Mundial. Como principal parceiro independente de identidade, liberamos todos para usar com segurança qualquer tecnologia, em qualquer lugar, em qualquer dispositivo ou aplicativo. As marcas mais confiáveis confiam na Okta para permitir acesso seguro, autenticação e automação. Com a flexibilidade e a neutralidade no centro de nossas Nuvens de Identidade de Força de Trabalho Okta e Identidade do Cliente, líderes de negócios e desenvolvedores podem se concentrar na inovação e acelerar a transformação digital, graças a soluções personalizáveis e mais de 7.000 integrações pré-construídas. Estamos construindo um mundo onde a Identidade pertence a você. 

AUTENTICAÇÃO

Autenticação forte faz parte da estratégia de segurança da informação de todas as empresas que utilizam meios eletrônicos. No Crypto ID temos muitos artigos e matérias sobre o tema para complementar seu conhecimento. Leia sobre Autenticação nesse link!

O Crypto ID reúne as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares. São artigos do Brasil e do Mundo, afinal, identidade digital é parte do nosso nome! Confira a coluna Identidade Civil e Digital.

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!