Últimas notícias

Fique informado
AARB inicia agenda institucional e realiza visita ao ITI

AARB inicia agenda institucional e realiza visita ao ITI

31 de janeiro de 2024

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Especialistas reiteram segurança das assinaturas digitais qualificadas em evento da AARB

O Encont[AR] contou com a presença do diretor do ITI, Maurício Coelho, Dr. Jean Martina e o advogado Bernardo Campinho.

27 de março de 2023

Portal único do governo traz riscos de segurança ao cidadão, alerta AARB

“A imprensa, com algumas exceções, tem dado pouco destaque à vulnerabilidade dos sistemas do governo, em especial para os serviços disponibilizados pelo Gov.br ”, alerta Bruno Linhares.

26 de janeiro de 2023

Presidente da República nomeia diretores da AARB para o Comitê Gestor da ICP-Brasil

As nomeações reforçam o papel da AARB – Associação das Autoridades de Registro do Brasil, na defesa das Autoridades de Registro do país.

9 de dezembro de 2022

AARB torna-se associada do InterID

AARB e InterID unirão esforços por uma identificação cada vez mais cidadã e que esteja prevista e garantida na lei e pelos poderes constituídos, respectivamente.

10 de outubro de 2022

Executivo da Valid fala sobre futuro do certificado digital em live da AARB

Márcio Nunes, Diretor de Tecnologia da Valid, foi o convidado da AARB para participar da transmissão ao vivo sobre Certificado Digital

3 de junho de 2022

AARB participa de reunião com Ministério da Economia, ITI e Serpro sobre AR Eletrônica

AARB, ao lado de outras associações, esteve presente, representada pelo presidente-executivo e pelo diretor de tecnologia e inovação

3 de março de 2022

Em uma reunião de muita produtividade, a AARB externou sua satisfação com a indicação de uma pessoa de notório saber para a presidência do ITI, como o Enylson Camolesi.

A AARB iniciou sua agenda institucional nesta terça-feira (30/01) com uma visita ao novo diretor presidente Enylson Camolesi, do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Jorge Prates (presidente executivo), Bruno Linhares e Eduardo Assis representaram a AARB, numa reunião que contou ainda com a presença do Diretor de Relações Governamentais da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Marcelo Almeida, e os diretores do ITI Maurício Coelho e Pedro Pinheiro.

Em uma reunião de muita produtividade, a AARB externou sua satisfação com a indicação de uma pessoa de notório saber, para a presidência do ITI, como o Enylson Camolesi.

Após uma breve apresentação institucional da AARB e da ABES, a pauta constou de assuntos como projetos para o fortalecimento e modernização da ICP-Brasil; elucidação das dores e preocupações das ARs atinentes a projetos e mudanças no mercado, especialmente no que tange a questões normativas; recomposição do Comitê Gestor e seu retorno às atividades.

Mas o principal ponto da pauta estava na demonstração da relevância e importância das Autoridades de Registros para a infraestrutura da ICP-Brasil.

Segundo o presidente executivo, Jorge Prates, “A ICP-Brasil acontece nas Autoridades de Registro! As quase 2500 empresas empregam aproximadamente 44 mil agentes de registro! Isso sem contabilizar o considerável número de outros colaboradores ligados a diversos setores internos como tecnologia da informação, programação, recursos humanos, normas e compliance, auditoria, financeiros, comercial dentre outros. Este é um fato que aumenta consideravelmente a relevância das ARs com seu potencial econômico e sobretudo de empregabilidade.”

“Essa estrutura de vanguarda criada desde a constituição da ICP-Brasil, trouxe a capilaridade necessária para que o certificado digital pudesse chegar aos rincões do Brasil, e mais recentemente do mundo, conferindo uma identidade digital segura ao cidadão e empresas” assinalou o diretor Bruno Linhares.

Acresce o diretor Eduardo Assis: “É importante que as decisões sobre a modernização da ICP-Brasil leve em conta os aspectos econômicos e sociais de nosso segmento, sempre levando em conta a grande estrutura econômica-organizacional e os postos de trabalho gerados pelas Autoridades de Registro.”

As autoridades de registro demonstraram seu desejo em participar como protagonistas do cenário de transformação e modernização a ser implementando, contribuindo com ideias e opiniões no desenho das mudanças que irão ocorrer.

Segundo Jorge Prates, “as autoridades de registro detêm a expertise em atender diretamente o cliente final e saber de suas dores e sua experiência com o certificado digital.”

Para tanto, a AARB, juntamente com a ABES demonstraram seu completo interesse na manutenção da abertura dos canais de comunicação, propondo inclusive a recriação do COTEC ou de grupos de trabalho técnicos que auxiliem nesse processo. Por fim, AARB e ABES externaram a relevância da digitalização do Brasil e da necessidade do ITI nos debates no Governo e na Sociedade, sobretudo pelo entendimento técnico do órgão sobre as questões da cibersegurança.

Em suas manifestações, o presidente demonstrou total conhecimento das pautas da ICP-Brasil. Tratou da evolução tecnológica promovida pelo Gov.br, e ouviu atentamente as demandas do segmento com relação a questões de segurança.

Ressaltou a intensificação de agendas ligadas a modernização da ICP-Brasil, reconstituição do Comitê Gestor e diálogo com as demais vozes do mercado e do Estado ligadas à tecnologia. Demonstrou ainda valorização da equipe técnica do ITI e ao trabalho desenvolvido por esta, especialmente com a grata manutenção dos Diretores Pedro Pinheiro e Maurício Coelho em suas funções.

Enylson Camolesi também falou do desafio que é assumir a presidência do ITI, sobretudo nesse momento de capitanear a Carteira Nacional de Identidade (CNI), com objetivo de possibilitar a identificação universal do cidadão brasileiro. Ouviu atentamente o desejo das autoridades de registro de participarem desse projeto, com toda sua estrutura qualificada e preparada.

Disse também que as portas do ITI sempre estarão abertas àqueles que quiserem contribuir para o processo de modernização do país, destacando a importância das entidades da ICP-Brasil, em especial das Autoridades de Registro nesse cenário.

Os avanços tecnológicos urgem com as demandas prementes da sociedade brasileira, e as ações precisam ser rápidas, eficazes e levando em conta a preservação de empregos e de toda estrutura econômica que envolve nosso segmento.

Em destaque, a AARB reitera o apoio a nova gestão de Enylson Camolesi, e saúda da capacidade de diálogo que o ITI tem com o mercado.

O ano de 2024 reserva grandes experiências e avanços para a ICP-Brasil, e a AARB caminhará atenta e ativa na defesa dos interesses das Autoridades de Registro nesse cenário.

Reforma tributária é tema de encontro da AARB e entidades com parlamentares em Brasília

Presidente executivo da AARB realiza visita ao ITI em Brasília

AARB e demais entidades demonstram preocupação com aumento de carga tributária no setor de TI

Entrevista com Enylson Camolesi, Presidente do ITI

Assista a entrevista exclusiva de Enylson Camolesi para o Crypto ID

Sobre o ITI

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz.

Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!

Publicado decreto com novas atribuições para o ITI

Sobre AARB

Fundada em 2014, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil AARB é fruto dos anseios dos representantes das Autoridades de Registro da ICP-Brasil e tem por objetivo defender os interesses do segmento perante os poderes da república, sociedade civil organizada, bem como a massificação da certificação digital no País.

Entidade de direito privado e sem fins lucrativos, a AARB é mantida exclusivamente por seus associados. Além dos interesses mencionados, compete a AARB disseminar a cultura da tecnologia ICP-Brasil e agregar benefícios e vantagens aos seus associados.

Procure saber mais sobre o Selo de Ação Ética Na Certificação Digital. Esse Selo identifica as empresas que assumem o compromisso ético na sociedade entre seus pares, clientes e colaboradores.

Leia a coluna da AARB aqui no Crypto ID!

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!