AARB participou da reunião onde foi aprovada a atualização das diretrizes da política tarifária no âmbito da ICP-Brasil
O Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (CG ICP-Brasil) realizou, nesta quarta-feira, 7 de agosto, em Brasília, a primeira reunião com os novos membros designados pelo Presidente da República em decretos assinados no mês de junho.
Foram aprovadas seis das sete pautas apresentadas, dentre elas a descontinuidade de emissão de certificados do tipo SSL/TLS para identificação pelos navegadores de internet, aprovação dos Relatórios de Auditoria da AC Raiz, autorização à AC RAIZ para emissão de novos certificados Raiz v12 (S/MIME) e Raiz v13 (Passaporte Eletrônico), atualização das diretrizes da política tarifária no âmbito da ICP-Brasil e coleta biométrica de servidores públicos federais da ativa e militares da União. Confira aqui todos os itens aprovados.
“As pautas foram debatidas antecipadamente e fizemos uma reunião de alinhamento para a reunião do comitê que foi bem positiva, pelo seu ineditismo, e fomos ouvidos em nossos pleitos, especialmente naqueles que nos eram mais sensíveis”, diz o presidente-executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB, Jorge Prates, membro representante da sociedade civil no Comitê Gestor.
Prates destaca a liberação da nova cadeia v10, tendo em vista o vencimento da cadeia atual nos próximos anos.
“Com isso o mercado começa a se projetar para as novas formatações que vão ser retificadas a partir desta nova cadeia.”
Outro ponto de destaque é a maior segurança que será conferida nas emissões de certificados digitais para os servidores públicos federais e militares, com a exigência da biometria. “Isso vai mitigar a ação de criminosos e dar garantias mais seguras para permitir a identificação dos servidores públicos a partir de bases oficiais”.
Na reunião, houve a retirada de pauta número quatro devido a necessidade de maior maturação e reflexão sobre o tema.
“As demais pautas fazem parte do processo de modernização da ICP-Brasil em conferir maior agilidade, segurança na prestação de serviço e na expansão dos certificados. A AARB sai desta reunião com a certeza da construção de uma ICP-Brasil mais segura e confiável e com muitos objetivos de expansão da certificação digital como aplicação mais segura que existe dentre os fatores de identidade digital”, completa Jorge Prates.
AARB assume cadeira no Conselho Deliberativo da ABES
AARB comemora 10 anos e elege diretoria para a gestão 2024-2027
5º Encontr[AR] da AARB se consolida como um dos maiores eventos do mercado de certificação digital
Entrevista com Jorge Prates, presidente-executivo da AARB, sobre as novidades da Associação em 2024
Sobre AARB
Fundada em 2014, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil AARB é fruto dos anseios dos representantes das Autoridades de Registro da ICP-Brasil e tem por objetivo defender os interesses do segmento perante os poderes da república, sociedade civil organizada, bem como a massificação da certificação digital no País.
Entidade de direito privado e sem fins lucrativos, a AARB é mantida exclusivamente por seus associados. Além dos interesses mencionados, compete a AARB disseminar a cultura da tecnologia ICP-Brasil e agregar benefícios e vantagens aos seus associados.
Procure saber sobre o Selo de Ação Ética Na Certificação Digital. Esse Selo identifica as empresas que assumem o compromisso ético na sociedade entre seus pares, clientes e colaboradores.
Leia a coluna da AARB aqui no Crypto ID!
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!