Últimas notícias

Fique informado

Em iniciativa inédita, AARB lança Selo de Ação Ética na Certificação Digital

3 de agosto de 2023

Spotlight

Ricardo Saravalle assume a liderança do Meta Hub de Soluções Digitais

O executivo vai liderar o centro de excelência de soluções

23 de maio de 2024

INSS passa exigir Certificado ICP-Brasil A3 para advogados que atendem Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)

Para acessar o Portal de Atendimento (PAT) os advogados precisarão ter o certificado digital ICP-Brasil A3.

21 de maio de 2024

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Lançamento ocorreu durante o 4º Encontr[AR] em São Paulo, que contou também com palestra sobre reforma tributária

Com o objetivo de disseminar boas práticas de gestão e negócios e reforçar o compromisso das Autoridades de Registro com a boa prestação de serviços e com a responsabilidade socioambiental, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) lançou, nesta quarta-feira (2), o Selo de Ação Ética na Certificação Digital durante o 4º Encontro das Autoridades de Registro do Brasil – Encontr[AR], evento presencial que ocorreu na capital paulista.

Mesa de solenidade do 4º Encontr[AR]: Regina TupinambáRita CortezJorge Prates e Bruno Linhares

Para aderir ao Selo, as Autoridades de Registro legalmente habilitadas e credenciadas pelo ITI (Instituto Nacional da Tecnologia da Informação) e associadas à AARB deverão assinar a Carta de Princípios para a Ação Ética e devem se comprometer a orientar sua gestão e ação empresarial em observância da legislação e de normativas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, respeitar a legislação tributária brasileira e praticar a lealdade contributiva, a ética concorrencial, corporativa e laboral, respeitar os direitos humanos e garantir a inclusão, direitos dos clientes e a sustentabilidade.

“Este selo é um compromisso da AARB com o atendimento de qualidade e com o compliance. Estamos lançando-o com um regramento bastante abrangente para que os clientes sejam vistos como ponto principal pelas Autoridades de Registro e também reforçar o compromisso com o meio ambiente, porque o certificado digital proporciona a sustentabilidade ao eliminar o uso do papel e até os deslocamentos, diminuindo a emissão de poluentes”, diz o presidente executivo da Associação, Jorge Prates.

Para o diretor da AARB, Bruno Linhares, as Autoridades de Registro que seguem parâmetros éticos na sua atuação finalmente terão um reconhecimento.

“Esperamos uma grande adesão por parte das ARs, das Autoridades Certificadoras e de outras associações para construirmos juntos este movimento em torno da ética na certificação digital”.

O diretor-presidente substituto do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Maurício Coelho, em participação remota, elogiou a iniciativa da AARB.

“Toda a ação em promover a ética, o compliance e a conformidade aos normativos do sistema ICP-Brasil é elogiável. Temos certeza que com isso as Autoridades de Registro que aderirem ao Selo estarão trabalhando cada vez mais no sentido de aperfeiçoar a sua conformidade.”

Regina Tupinambá, publicitária e fundadora do Portal Crypto ID, falou das iniciativas de associações de outros segmentos que promovem selos de garantia para seus associados e que isso gera valor para as empresas.

Chegou a hora de, pela primeira vez, termos o selo para a certificação digital. Ele gera valor de marca e contribui muito com a reputação da empresa, fazendo a diferenciação entre os concorrentes, pois você está se destacando no mercado. Além disso, transmite credibilidade e identifica as empresas que assumem o compromisso ético na sociedade entre seus pares, clientes e colaboradores”, disse.

“O selo de Ação Ética foi uma novidade para mim”, enfatizou a advogada Rita Cortez, ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros e presidente da Academia Carioca de Direito.

“Todos estes valores, como sustentabilidade, respeito aos direitos humanos e uma série de itens muito importantes, estão na Constituição Federal, em seu artigo 1º. Então estes valores precisam ser seguidos, porque só construímos uma sociedade mais justa e produtiva quando todos nós colaboramos e observamos estes valores e direitos”, lembrou.

Reforma Tributária

O 4º Encontr[AR] foi encerrado com a palestra “Impacto da Reforma Tributária nas Empresas de Tecnologia”, proferida pelo advogado Manoel Antônio dos Santos, diretor Jurídico da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), sócio do escritório M.A.Santos, Côrte Real e Associado. “Confesso que me surpreendi, em plena manhã de quarta-feira, com um auditório cheio.

Durante minha exposição percebi as pessoas bem atentas ao tema, foram feitas várias perguntas e até estouramos o tempo para responder as dúvidas e eu entendo que foi muita positiva a nossa participação no evento para falar sobre reforma tributária e que atendeu as expectativas dos associados. Percebemos que eles estavam sedentos por estas informações”, disse.

“A palestra abriu os olhos das Autoridades de Registro para as questões da reforma tributária em trâmite no Senado e seus impactos para o ramo tecnológico. Nosso objetivo é unir forças no sentido de enquadrar as ARs e empresas de tecnologia na menor tributação possível da lei. A tecnologia é a porta de entrada para o crescimento de nosso país. Seguimos estudando e participando ativamente desse amplo debate, sempre em prol dos interesses do nosso segmento”, completou Jorge Prates.

O 4º Encontr[AR] teve o patrocínio da CertificaminasSolutiSafewebCertFácil Certificação DigitalOnline Soluções DigitaisCertisign e Valid e os apoios institucionais da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e  CryptoID

Fonte: AARB

AARB e demais entidades demonstram preocupação com aumento de carga tributária no setor de TI

Em seu 1° dia como presidente, Jorge Prates é entrevistado pelo Crypto ID e lança o Selo de Ação Ética da AARB

Novo presidente da AARB defende criptografia nos processos

Sobre AARB

Fundada em 2014, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil AARB é fruto dos anseios dos representantes das Autoridades de Registro da ICP-Brasil e tem por objetivo defender os interesses do segmento perante os poderes da república, sociedade civil organizada, bem como a massificação da certificação digital no País.

Entidade de direito privado e sem fins lucrativos, a AARB é mantida exclusivamente por seus associados. Além dos interesses mencionados, compete a AARB disseminar a cultura da tecnologia ICP-Brasil e agregar benefícios e vantagens aos seus associados.

Procure saber sobre o Selo de Ação Ética Na Certificação Digital. Esse Selo identifica as empresas que assumem o compromisso ético na sociedade entre seus pares, clientes e colaboradores.

Leia a coluna da AARB aqui no Crypto ID!