Últimas notícias

Fique informado

Novo presidente da AARB defende criptografia nos processos

25 de junho de 2023

Spotlight

Moedas Sociais e o Novo Marco Regulatório no Brasil

O Projeto de Lei (PL) 4.476/23, recentemente aprovado pela Comissão

8 de dezembro de 2023

Quais são as 44 principais empresas globais de segurança cibernética a serem conhecidas em 2024?

Conheça os principais fornecedores globais do mercado de segurança empresarial abrangendo uma gama de tecnologias e sistemas que precisam ser protegidos.

4 de dezembro de 2023

ICP-Brasil lança nova Cadeia Criptográfica em 2024. Por Marcelo Buz

Marcelo Buz, diretor de Identidade e Assinatura Digitais da DINAMO. A DINAMO Networks é especialista em segurança digital e criptografia.

27 de novembro de 2023

ID1FEST! Reúne a Comunidade de IAM Esta Semana em São Paulo

O “Primeiro Identity-First Festival” acontece dia 30 de novembro, a partir das 14 horas no espaço Tarantino – São Paulo. 

27 de novembro de 2023

As fraudes nos planos de saúde têm um impacto significativo no setor. Como a tecnologia pode ajudar?

As fraudes no setor de saúde suplementar causam grandes prejuízos às operadoras, que precisam arcar com os custos dos procedimentos realizados de forma irregular.

24 de novembro de 2023

Do papel ao digital: Modernização dos registros criminais com biometria

O ABIS digitaliza os registros em papel: para obter fotos e impressões digitais e um novo registro digital é criado.

8 de novembro de 2023

Netbr abre espaço para apresentações de IAM no Identity-First Festival

A Netbr, especialista em consultoria e projetos em arquitetura da identidade, programou para o final de novembro o encontro ID1FEST!

7 de novembro de 2023

White Paper – Como a tecnologia biométrica está reinventando a identificação do paciente

Atualmente é comum as instituições enfrentarem problemas quando os dados

11 de outubro de 2023

Novo presidente executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) enfatiza a necessidade de mais segurança nos processos digitais

Abrir novas frentes de trabalho e lembrar da importância dos empresários do setor de certificação digital como protagonistas da transformação digital do país é um dos desafios do novo presidente executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Jorge Prates.

A entidade representa fatia considerável do total de emissões de certificados digitais realizado pelas autoridades de registro da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Elo entre o usuário e a autoridade certificadora – AC, as autoridades de registro são entidades públicas ou privadas que têm a função de identificar e cadastrar usuários para a emissão de certificados digitais.

AARB
Jorge Prates, foto arquivo Crypto ID

Advogado e diretor jurídico e responsável pela AR SIC Certificação Digital, o empresário Jorge Prates compõe a diretoria da AARB desde 2017, estando a cargo dos assuntos jurídicos da entidade, além de representar os empresários da certificação digital no Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – CG ICP-Brasil, órgão colegiado integrado por representantes do governo e do setor privado que exerce a função de autoridade gestora de políticas de certificação digital no país.

Formado em direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (IFES), e pós-graduado em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Prates assume o desafio em incrementar o diálogo entre a diretoria e os associados e para desenvolver uma série de novas atividades para o fortalecimento das autoridades de registro e da ICP-Brasil.

Quais são as principais metas de sua gestão à frente da AARB?

Jorge Prates – Assumir a AARB é um grande desafio. Manter e expandir a visibilidade e importância no cenário da certificação digital obtida nos últimos anos é nosso dever e abrir novas frentes de trabalho com o apoio dos associados é a grande meta, sempre ratificando a importância das autoridades no processo de transformação digital de nosso país, demonstrando claramente para a sociedade que somos protagonistas nesse processo.

Qual o papel da AARB na defesa da ICP-Brasil e da cibersegurança?

A AARB é a voz do mercado, pois seus associados representam fatia considerável do total de emissões de certificados digitais do Brasil, esclarecendo ao público que a certificação digital garante a segurança nas transações digitais. Somos muito fortes em comunicação e primaremos por intensificar esta qualidade. A Associação tem papel fundamental em conscientizar a sociedade sobre o importante trabalho desenvolvido pelas ARs, inclusive com sua expertise no momento da identificação segura na emissão dos certificados digitais. É um case de cibersegurança.

Como o senhor analisa o mercado de certificação digital ICP-Brasil e quais os seus principais desafios para uma maior massificação no seu uso pelas empresas e cidadãos?

O mercado de certificação digital é vasto e promissor, até porque grande parcela da população ainda não detém o real conhecimento do potencial da certificação digital. Por esta razão, a AARB trabalhará para massificar seu uso por empresas e cidadãos, através de ações coordenadas de comunicação, publicidade e de conscientização, sempre primando pela participação dos entes federativos nesse processo, atuando de forma propositiva e na defesa dos interesses dos associados e de nosso segmento econômico.

Qual a sua avaliação sobre a segurança dos sistemas digitais do governo e das empresas? Há preocupação quanto à prevenção de crimes?

Como associação, estamos atentos, vigilantes e sempre preocupados com a segurança digital. A cada dia as estatísticas apontam para o aumento de crimes virtuais, e a certificação digital vem se apresentando como uma excelente alternativa nesse processo de prevenção de crimes, principalmente pelo certificado digital se apresentar como uma solução segura de identificação na rede.

A digitalização dos serviços públicos já é uma realidade no país. Porém, há ainda uma grande parcela da população com limitações aos acessos, tanto de banda larga, como em educação digital. Como resolver este desafio e qual o papel do poder público e das entidades na educação da população?

O trabalho deve ser desenvolvido de forma conjunta: poder público, mercado e sociedade. A cada dia ferramentas e soluções são criadas e devem ser municiadas de instruções de uso e aplicação. A AARB dissemina, através de propostas ao legislativo, reuniões com entes privados e públicos e pela imprensa, a importância e a necessidade de uma sociedade mais conectada, cuja massificação do uso da certificação digital desempenha um papel fundamental na desburocratização da economia, no combate aos crimes digitais, na segurança dos dados e na devida identificação dos praticantes de delitos, dando segurança jurídica aos atos. A Associação vem atuando forte no sentido de produzir material informativo e educacional, e pretende intensificar suas ações.

Há uma preocupação quanto à segurança nos acessos dos serviços disponibilizados pela plataforma do Gov.br, que foi inclusive um dos temas abordado por especialistas no último EncontrAR Alive, evento realizado pela AARB em março. Como a Associação pode colaborar com o poder público na implantação de sistemas mais seguros para evitar vazamentos de dados sensíveis e outros crimes cibernéticos?

A AARB sempre vai atuar de forma propositiva, ouvindo seus associados e suas preocupações. Os associados estão em contato direto com o público e esta experiência é importante para termos um embasamento nas sugestões de futuras discussões com o poder público para a regulamentação de práticas mais seguras. A certificação digital é a solução que confere o maior nível de segurança no Gov.br. e a AARB atuará em defesa da segurança da plataforma, sempre no intuito de se evitar vazamentos de dados sensíveis e outros crimes cibernéticos.

Fonte: Folha de Vitória

Sobre AARB

Fundada em 2014, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil AARB é fruto dos anseios dos representantes das Autoridades de Registro da ICP-Brasil e tem por objetivo defender os interesses do segmento perante os poderes da república, sociedade civil organizada, bem como a massificação da certificação digital no País.

Entidade de direito privado e sem fins lucrativos, a AARB é mantida exclusivamente por seus associados. Além dos interesses mencionados, compete a AARB disseminar a cultura da tecnologia ICP-Brasil e agregar benefícios e vantagens aos seus associados.

Procure saber mais sobre o Selo de Ação Ética Na Certificação Digital. Esse Selo identifica as empresas que assumem o compromisso ético na sociedade entre seus pares, clientes e colaboradores.

Leia a coluna da AARB aqui no Crypto ID!

SOBRE O CRYPTO ID

Empresas que apoiam o Crypto ID contribuem para a construção de um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo!

Fornecemos conteúdo de qualidade desde 2014.

Siga o Crypto ID no LinkedIn!