Últimas notícias

Fique informado

AARB, ATID e ANCD participam em conjunto do Movimento Cidadão Digital Seguro

8 de novembro de 2021

Spotlight

Heather Vescent, pensadora e futurista do setor de identidade digital fala sobre ID no Metaverso

“Estamos começando a ver empresas de identidade digital aplicarem suas soluções para um mercado metaverso. Faz sentido resolver os casos de uso de hoje e planejar um mercado futuro”

9 de agosto de 2022

Telecomunicações, a raiz para os desafios de segurança cibernética

Alguns dos maiores golpes de inteligência artificial da história foram resultado do comprometimento dos sistemas de telecomunicações

8 de agosto de 2022

O que é criptografia assimétrica – ID Plus #10

No Id Plus dessa semana, a equipe de redação te explica o que é a criptografia assimétrica e como ela se aplica em nosso cotidiano

8 de agosto de 2022

FEBRABAN TECH traz renomados keynotes internacionais e nacionais para a edição 2022

Ban Ki-moon, Paul Krugman, Makaziwe Mandela, Ilan Goldfajn, Roberto Campos Neto e o ex-jogador Cafu estão entre os destaques do tradicional evento de tecnologia, que ocorre de 9 a 11 de agosto, na Bienal de São Paulo

3 de agosto de 2022

CISO Forum Brazil 2022 acontece 100% on line com o apoio do CRYPTO ID

CISO Forum Brazil 2022, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022 de forma 100% online.

25 de julho de 2022

Manifesto do Movimento Cidadão Digital Seguro

AARB – Associação das Autoridades de Registro do Brasil, ATID – Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital e ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital lançam em conjunto o Manifesto do Movimento Cidadão Digital Seguro.

27 de outubro de 2021

As associações, AARB, ATID e ANCD, representam as empresas que atuam no mercado brasileiro de certificação digital

Juntas montaram esse movimento para levar ao conhecimento da população brasileira o que é e para que serve o certificado digital ICP-Brasil. A campanha foi lançada em 01 de novembro de 2021 e, inicialmente será veiculada por dois meses.

Resumidamente, o certificado digital ICP-Brasil é a melhor, a mais completa e as mais segura representação das pessoas, empresas e também equipamentos e aplicações no ambiente eletrônico.

Quando utilizada para assinatura de documentos ou para autenticação de acessos, essa credencial de identidade eletrônica possui reconhecimento legal, e é a única que possui o caráter de irrefutabilidade, ou seja, os atos eletrônicos chancelados por certificados ICP-Brasil não estão sujeitos a questionamentos sobre sua validade seja pelas partes ou por terceiros.

Os Certificados Digitais ICP-Brasil são também utilizados para proteção de sites, equipamentos de Internet das Coisas e aplicações como por exemplo todas as transações bancárias que necessariamente passam pelo Sistema Brasileiro de Pagamentos – SPB.

O Certificado Digital ICP-Brasil é único, ou seja, cada titular tem sua própria identidade que o representa no mundo eletrônico e esse é um dos pontos em destaque na campanha publicitária com abrangência nacional que o Movimento Cidadão Digital Seguro que acaba de lançar.

Para Samara Correia, Assessora de Comunicação e Líder do Projeto da Campanha pela ANCD, “o Movimento Cidadão Digital Seguro já inicia sua atuação mostrando a relevância da comunicação para que o cidadão brasileiro tenha cada vez mais acesso a conhecimento sobre segurança digital, tema de fundamental importância na atualidade.”

Levar informação de qualidade para todos sempre foi uma das missões da ANCD, por isso, temos grande orgulho de participar deste movimento que certamente tornará o certificado digital ICP-Brasil ainda mais próximo da população.”

O presidente-executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Edmar Araujo, acredita que o Movimento Cidadão Digital Seguro há muito era uma necessidade da sociedade brasileira, e que a pandemia sublinhou o problema que pode ser superado com a certificação digital ICP-Brasil.

A segurança é um direito constitucional, e na internet não pode ser diferente. Por isso, queremos que o Movimento traga à baila a questão das identidades digitais seguras e o quão inadiável é este debate. Ninguém pode se passar por outra pessoa na rede, e a certificação digital ICP-Brasil é a ferramenta ideal para garantir que cada pessoa seja ela mesma quando estiver navegando pela internet. Estamos felizes e entusiasmados com o Movimento Cidadão Digital Seguro“.

Para Francimara Viotti, Presidente Executiva da Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital-ATID, que coordenou o projeto, juntamente com as outras Associações AARB e ANCD, o Movimento é o resultado do trabalho de uma grande equipe envolvendo diversas pessoas e empresas do setor de Certificação Digital, com o objetivo de esclarecer e ensinar à população sobre uma tecnologia extremamente segura e eficiente, que o Brasil possui e que é referência no mundo, mas ainda desconhecida por grande parte da população.

Até mesmo dentro do mundo empresarial, o conhecimento sobre todas as possibilidades de uso ainda não é “massificado”. A certificação digital foi fundamental para a manutenção da prestação de serviços durante a pandemia da Covid 19 e será cada vez mais essencial na vida dos cidadãos, com a crescente digitalização dos serviços.  Com a chegada do 5G, o avanço da Internet das Coisas e as perspectivas de um novo universo, a certeza da identidade das pessoas e das coisas torna-se ainda mais importante”.

A campanha ganha um site www.cidadaodigitalseguro.org.br com informações sobre o movimento, visite e compartilhe!

Sobre ATID

ATID – Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital é a nova associação ligada a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Queremos manter essa jovialidade, antenados com as mudanças constantes de uma sociedade digital, acompanhando suas necessidades e buscando alternativas para sua evolução. Buscar soluções que permitam a inclusão digital de um número cada vez maior de pessoas é exercer a cidadania de maneira ampla, com ênfase no papel social das organizações.

Acesse o site, acompanhe a coluna aqui no Crypto ID e siga a Atid nas redes sociais!
 
 

Sobre AARB

Fundada em 2014, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) é fruto dos anseios dos representantes das Autoridades de Registro da ICP-Brasil e tem por objetivo defender os interesses do segmento perante os poderes da república, sociedade civil organizada, bem como a massificação da certificação digital no País.

Por meio da AARB, as Autoridades de Registro podem fazer-se representar nas mais diversas esferas do poder público. Graças a sua atuação, as AR possuem melhores condições para alcançar objetivos do que teriam se atuassem de forma isolada.

Entidade de direito privado e sem fins lucrativos, a AARB é mantida exclusivamente por seus associados. Além dos interesses mencionados, compete a AARB disseminar a cultura da tecnologia ICP-Brasil e agregar benefícios e vantagens aos seus associados.

Leia a coluna da AARB aqui no Crypto ID!

A Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) realizará mais uma edição do evento ENCONTR[AR] e desta vez será presencial, no dia 24 de agosto de 2022 na capital paulista.

O dia da realização do 3º EncontrAR, 24 de agosto, foi escolhido devido a data da edição da última versão da Medida Provisória 2.200-2, 24 de agosto de 2001, legislação máxima da certificação digital ICP-Brasil.

Anote na agenda e prepare-se para uma imersão nos temas mais importantes para as autoridades de registro do Brasil.

Sobre ANCD

Fundada em setembro de 2014, a Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é a defesa dos interesses do setor da Certificação Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Tecnologia implantada no Brasil há quase vinte anos.

A entidade possui assento no Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (CG ICP-Brasil), fórum superior do setor, e juntamente com os demais integrantes da sociedade civil e governo federal é responsável pela discussão e formulação das políticas públicas do setor. 

Acesse a coluna da ANCD aqui!

Manifesto do Movimento Cidadão Digital Seguro

Identidade Digital do Cidadão Brasileiro – Perigos e Oportunidades!

A identidade digital e a biometria prometem acabar com a tirania das senhas