Últimas notícias

Fique informado

Matrículas On-line, Certidões Digitais e Carimbo de Tempo: 2019 chegou com tudo!

03/01/2019

Em operação desde novembro passado, a Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados dos Registradores de Imóveis do Estado do  Rio Grande do Sul (CRI-RS) já conta com quase 200 Ofícios de Registro de Imóveis interligados.

Por Ayrton Bernardes Carvalho Filho

Ayrton Bernardes Carvalho Filho | Tabelião Substituto e Consultor em Certificação Digital

A plataforma on-line que reunirá informações sobre aproximadamente 15 milhões de imóveis cadastrados no estado gaúcho, foi instituída pelo Provimento nº 33/2018 da Corregedoria Geral da Justiça – RS.

De forma ágil, segura e legal, todo cidadão terá acesso aos serviços da CRI, mas algumas categorias de operadores do mercado imobiliário, como corretores de imóveis, incorporadores, tabeliães de notas e imobiliárias, sofrerão de imediato um impacto positivo nos seus negócios.

Dos serviços que já estão disponíveis, é presumível que a Visualização Eletrônica de Registros (Matrícula On-line) seja inicialmente o mais requisitado, em virtude do seu resultado prático e pelo baixo custo (menos de R$ 10,00).

Outra novidade, baseada também em princípios de Sustentabilidade Ambiental, será a emissão de Certidões Digitais e Ofícios Eletrônicos (sem a impressão em papel) com tecnologia baseada em certificação digital no padrão ICP-Brasil, agregados ainda, de Carimbo de Tempo que serão emitidos por uma terceira parte confiável, no presente caso, pela Autoridade Certificadora do Tempo ACT SAFEWEB.

Foi-se o tempo em que era necessário “correr de cartório em cartório para tirar uma cópia de matrícula”: chegamos à era do “Cartório de Registro de Imóveis Digital”.

Estão de parabéns os registradores gaúchos. Nossos agradecimentos, também, à SAFEWEB.

Ayrton Bernardes Carvalho Filho
Tabelião Substituto

1 comentário até agora

Ir para a discussão
  1. Vera disse:

    Isso é uma coisa importantíssima. Facilita em muito a nossa vida e a de nossos clientes, colaborando com a solução da inadimplência e com as sucessões legítimas.

Seus dados serão preservadosSeu e-mail não será publicado. Seus dados não serão compartilhados com terceiros.