Últimas notícias

Fique informado
10º Fórum de Governança da Internet abre inscrições

10º Fórum de Governança da Internet abre inscrições

28/08/2015

Evento reunirá em João Pessoa (PB), de 10 a 13 de novembro, milhares de pessoas em torno do debate sobre oportunidades, riscos e desafios da Internet

O 10º Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês), que acontecerá de 10 a 13 de novembro, em João Pessoa (PB), abre as inscrições para que todos os interessados, das mais diferentes nacionalidades e setores da sociedade, participem do debate sobre a evolução da Internet em âmbito global. Há 10 anos sob a reponsabilidade do Secretário-Geral da ONU, o Fórum reunirá representantes de Governos, empresas, academia e sociedade civil, entre especialistas em assuntos relacionados à governança da Internet. Para participar, basta registrar-se até 23 de outubro no sítio: www.intgovforum.org/cms/igf2015-registration.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), reconhecido por seu modelo multissetorial de governança da Internet, contribui com a realização do IGF 2015 oferecendo a infraestrutura necessária para o evento e também com participação ativa no Multistakeholder Advisory Group (MAG), que assessora o Secretário-Geral da ONU na organização do IGF. Um dos representantes da Comunidade Científica e Tecnológica no MAG e conselheiro do CGI.br, Flavio Wagner, reforça que “este é um evento único no mundo, pois reúne pessoas de diversas nacionalidades e experiências, que podem não só aprender mais sobre assuntos relativos à governança, mas também opinar e contribuir para o desenvolvimento da rede”.

Com o tema Evolução da Governança da Internet: Capacitar o Desenvolvimento Sustentável, o IGF 2015 prevê dezenas de debates que serão realizados durante a programação oficial (veja a relação de workshops aprovados) e atividades paralelas ao evento. As discussões serão guiadas pelos subtemas: Cibersegurança e Confiança; Economia da Internet; Inclusão e Diversidade; Abertura de Acesso; Reforçando a Cooperação Multissetorial; Internet e os Direitos Humanos; Recursos Críticos da Internet; e Questões Emergentes.

Destaques
A transição da administração das funções da IANA (Internet Assigned Numbers Authority), autoridade da Internet responsável pela gestão da raiz do DNS (Domain Name System), deve ser um assuntos de grande repercussão durante o evento deste ano. “O Departamento de Comércio dos Estados Unidos vai receber da comunidade internacional uma proposta de nova forma de supervisão das funções da IANA. Isso acontecerá três semanas antes da realização do IGF, o assunto estará em evidência e, sem dúvida, será pauta de diversos debates no Fórum”, prevê Flavio Wagner.

Também devem ganhar espaço no IGF 2015 questões como Internet.org, zero rating, neutralidade da rede, direito ao esquecimento, Big Data e privacidade, Internet e Web das Coisas, assim como leis que garantem direitos e deveres na Internet, a exemplo do Marco Civil, entre outros temas atuais.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<