Últimas notícias

Fique informado

11 de agosto: dia dos apoiadores da justiça digital

11/08/2017

11 de agosto: dia dos apoiadores da justiça digital

Por Leonardo Gonçalves

Leonardo Gonçalves | Diretor da Certisign

Nesta semana, no dia 11 de agosto, comemora-se o Dia do Advogado. Desde o surgimento do Direito, no Império Romano, muitas coisas mudaram, menos a importância desses profissionais na justiça. A caneta deu espaço ao Certificado Digital ICP-Brasil e as pilhas de papel ao arquivo eletrônico, por exemplo. Os advogados aceitaram essa evolução e estão se adaptando em prol de um único objetivo: atender a sociedade com eficiência.

Não é fácil mudar de hábito, abandonar processos físicos, se atualizar o tempo todo sobre as leis e os casos dos clientes e, ainda, se atentar aos diferentes sistemas de peticionamento eletrônico disponíveis no País. Mas eles se desdobram, porque entendem que a digitalização é um caminho sem volta.

Hoje, mais de 500 mil advogados em todo o país já utilizam a Certificação Digital para peticionar eletronicamente. E esse número aumenta a cada dia na mesma proporção em que são migrados os sistemas de peticionamento para o modo eletrônico. E, claro, na mesma medida em que novos advogados chegam ao mercado de trabalho. É do conhecimento deles de que a tecnologia é necessária, assim como os benefícios atrelados à ela.

O uso do Certificado Digital permite que os advogados peticionem 24 horas por dia, 7 dias da semana sem sair do escritório. Tudo é realizado por meio do sistema e sem papel e caneta. O resultado? Em linhas gerais, a tramitação passa a ser mais rápida. E quem ganha com isso? Todos. O profissional, os magistrados, o cliente, a população.

Os benefícios da tecnologia na rotina dos advogados vão além do peticionamento eletrônico. Tanto que a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB aumentou a quantidade de serviços prestados aos profissionais e, desde 2015, disponibiliza o Portal de Assinaturas OAB para que eles possam assinar outros documentos com o Certificado Digital, como contratos com clientes, procurações, acordos, propostas, entre outros.

Desse modo, a mesma eficiência conquistada no peticionamento eletrônico é obtida na rotina administrativa dos escritórios, proporcionando aos advogados mais tempo para estudar os casos, ler, se atualizar e, claro, ter mais momentos de lazer com a família e amigos.

No dia 11 de agosto, e sempre, devemos nos lembrar da importância desses profissionais. A todos os advogados, obrigado por acreditar na tecnologia e por zelar pela justiça do nosso País.

* Leonardo Gonçalves é diretor de Varejo e Canais da Certisign, a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

Apenas usuários registrados podem comentar.