Últimas notícias

Fique informado
IR 2016 | Declaração Online com Certificado Digital

IR 2016 | Declaração Online com Certificado Digital

25/02/2016
Receita libera programa gerador do Imposto de Renda

O programa para preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física de 2016, referente ao ano-calendário de 215, estará disponível para download amanhã no site da Receita Federal.

De acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, a expectativa é de que 28,5 milhões de contribuintes entreguem a declaração. O prazo de entrega da declaração vai de 1º de março a 29 de abril.

Para enviar a declaração, o contribuinte deverá usar o Receitanet, que também poderá ser baixado do site. Mas o envio só estará liberado a partir de 1º de março. Data em que estará disponível também os aplicativos para tablets e smartphones.

Há possibilidade ainda de declarar o IR online, diretamente na página da Receita Federal com certificado digital. Mas este serviço também só será liberado em março.

receita IR 2016

 

Este ano a estimativa é que 28,5 milhões de declarações de IRPF serão entregues, ante 27,8 milhões no ano passado.

Para simplificar o uso do programa, a Receita Federal substituiu as opções Gravar declaração e Transmitir declaração pelo ícone único Entregar declaração. Segundo Andréa Guimarães, as etapas prévias à transmissão continuarão acontecendo.

Novidades de 2016

– obrigatoriedade de informar o CPF dos dependentes e alimentandos com 14 (quatorze) anos ou mais (antes a idade era a partir dos 16 anos).

– obrigatoriedade para os profissionais das áreas de saúde, de odontologia e de advocacia de informar o CPF dos clientes para os quais prestaram serviços especificamente (antes o valor era informado de forma global).

– botão “entrega da declaração”, que executará três funções ( verificar as pendências, fazer a gravação e transmitir a declaração) ao mesmo tempo.

A partir desta quinta, 25 de fevereiro, o rascunho da declaração ficará disponível apenas para importação de dados, retornando às demais funções no dia 2 de maio, já como rascunho da declaração de 2017.

Acesse aqui a apresentação contendo detalhes das novidades.

O programa gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 já está liberado no site da Receita Federal.

Foto: Insania publicidade |  Polomasther

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<