Últimas notícias

Fique informado
NFC | Novidades apresentadas no Mobile World Congress, em Barcelona

NFC | Novidades apresentadas no Mobile World Congress, em Barcelona

06/03/2016

Spotlight

Banco do Brasil aposta no uso do NFC para pagamentos móveis

A instituição é pioneira nos estudos e experimentos sobre a

24/02/2016
NFC para pagamento móvel está muito longe de substituir cartões no Brasil | Olhar digital

O anúncio oficial foi feito recentemente no Mobile World Congress, em Barcelona.

O Samsung Pay será a primeira solução de carteira virtual a chegar definitivamente ao Brasil.

O novo meio de pagamento que usa o celular no lugar do cartão plástico ou até mesmo do dinheiro já tem parceria com as prinpais instituições financeiras do país.

Claro, para utilizar o serviço, os clientes precisarão possuir um smartphone compatível com a nova tecnologia – mas isso é um detalhe à parte agora. No caso da Samsung, os novos Galaxy S7 e S7 Edge, também apresentados no MWC, estarão habilitados para dar suporte ao novo método de pagamento.

Voltando ao Brasil, o curioso é que por aqui já se fala da possibilidade de a carteira virtual substituir os cartões pelo smartphone há bastante tempo.

O Olhar Digital inclusive já debateu bastante este assunto alguns anos atrás. Mas o NFC – a tecnologia de troca de dados por proximidade entre dois dispositivos ainda não é assim tão comum. E não apenas no Brasil, também em países mais desenvolvidos.

Autorizar um pagamento assim, sem contato, de imeditado, sequer muitos cuidados para manter a segurança do usuário e alcançar o mesmo nível de confiança dos cartões. De um lado, as empresas como a Samsung, Apple e Google, oferecem a tecnologia de pagamento; do outro, os bancos são as instituições que possuem a tecnologia do meio de pagamento; a transação propriamente dita. Para conectar esses dois mundos, empresas de segurança digital precisam fazer o meio de campo.

Outra dificuldade que ainda existe é a questão de colocar os dados do cartão de crédito no celular. Esse processo de validação também está sendo aperfeiçoado…

Um diferencial interessante do Samsung Pay é sua forma de contato além do NFC que emula a tarjeta magnética dos nossos cartões. Ou seja, a maquininha nem precisa estar com NFC habilitado para receber o pagamento, o que deve facilitar bastante a adesão do sistema no país. Esta tecnologia se chama “Magnetic Secure Transmission” ou “Transação Magnética Segura” e abre um grande leque de oportunidades para a solução coreana.

Vale lembrar que a Apple e o Google também já lançaram suas iniciativas de pagamentos móvel; o Apple Pay e o Android Pay.

Nenhuma das duas tem previsão de chegada ao Brasil ainda, pelo menos oficialmente, já que circulam rumores de que Apple também deve desembarcar seu sistema por aqui ainda esse ano… Fazer pagamentos assim pode ser bem bacana, mas ainda estamos longe de substituir nossas notas e, principalmente, nossos cartões plásticos.

Fonte: Ohar Digital

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<