Menu

Últimas notícias

Fique informado
Brasil ganha portal de assinaturas com intervenção notarial

Brasil ganha portal de assinaturas com intervenção notarial

19/07/2016

Spotlight

Thales apresenta nova edição do “Manual de Ciberameaças: o cibercrime organizado” Ouça

Especialistas apresentam o modus operandi dos cibercriminosos e as formas de combatê-los

21/10/2020

Reimaginando o novo contrato social para a era digital. Entrevista com Don Tapscott

Don Tapscott é uma das maiores autoridades mundiais no impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade. Ele compartilha sua visão de futuro de um novo contrato social.

21/10/2020

eIDAS – REGULAMENTO (UE) N.o 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

eIDAS – REGULAMENTO (UE) Nº 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

20/10/2020

Empresas brasileiras são beneficiadas pelo certificado ICP-Brasil

A transformação digital, que após a pandemia tornou-se essencial para a economia, já era realidade em diversas empresas brasileiras antes de 2020 com o certificado digital

20/10/2020

Primeiro Documento Eletrônico assinado entre dois Países foi emitido em 2 de outubro de 2020

A possibilidade de acordos internacionais serem assinados por meio de documentos eletrônicos com reconhecimento mútuo entre os países é uma prerrogativa dos documentos que utilizam certificados digitais emitidos por PKIs.

05/10/2020

Cidadãos não precisarão portar documentos em papel para autoridades do trânsito

ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital | A Comissão

14/07/2016
ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital |
cangiano

Antonio Cangiano – Diretor-executivo da ANCD  | Associação Nacional de Certificação Digital

Brasil ganha Cartório Digital

O 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre é o primeiro a oferecer, para todo o País, um portal de assinaturas com intervenção notarial.

O Certificado Digital ganha mais uma aplicação que facilita ainda mais o dia a dia da pessoa física. Com a facilidade desta tecnologia, já está em funcionamento o primeiro Cartório Digital do Brasil – Portal de Assinaturas com intervenção notarial – disponibilizado pelo 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre (RS).

As pessoas que já possuírem um Certificado Digital ICP-Brasil válido, o e-CPF, não terão que comparecer presencialmente para solicitar ou reconhecer firmas da forma tradicional, na maioria dos casos. Além disso, também poderão assinar digitalmente contratos de qualquer tipo, procurações, declarações, autorizações, atestados, perícias, dentre outros documentos usando a Internet.

Para a ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital) esta evolução mostra como o Certificado Digital pode contribuir para agilizar as formalidades burocráticas, reduzir custos e tempo das pessoas. 

Como tudo é feito digitalmente, a assinatura de diversos documentos pode ser feita em qualquer lugar do mundo, através deste Portal de Assinaturas, e o tabelião conseguirá reconhecer a firma digital, autenticando seu documento eletrônico. Isso tudo sem você precisar sair do seu escritório, sua casa, ou de qualquer outro lugar que estiver com acesso à internet. É rápido, prático, seguro, além de possuir total respaldo jurídico”, afirma Antonio Cangiano, diretor-executivo da ANCD.

O Cartório Digital também garante aos usuários acreditação irrefutável, sigilo e integridade dos documentos eletrônicos assinados com certificado digital, que tem como fundamento a criptografia padrão ICP Brasil. O Cartório Digital também garante a validade jurídica e materialidade de provas dos documentos assinados. Cangiano enfatiza ainda que é o Certificado Digital que proporciona vantagens como menor custo e, portanto, maior lucratividade, rapidez, facilidade, sustentabilidade ambiental, reduções de tempo.

O Certificado Digital veio para ficar e promoverá inúmeros benefícios com seu uso. Hoje, com a introdução da biometria, tornou-se ainda mais seguro.”

Estes primeiros 20 anos mostraram isso e a cada dia surgem novas aplicações e facilidades tanto para as pessoas jurídicas quanto físicas, diz ele.

“A ANCD tem certeza que em pouco tempo mais cartórios descobrirão as vantagens e o volume de negócios com custos reduzidíssimos que a certificação proporciona. Os cartórios são em essência órgãos de registro com acreditação e já usam largamente computadores em rede, o que facilitará a implantação dessas novidades”, declara Cangiano.

Fonte: www.segs.com.br | Segunda, 18 Julho 2016 14:45 

Leia Também: Primeiro Cartório Digital do Brasillogo-cdigital

O criador do Cartório Digital, o Tabelião Substituto do 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre Dr. Ayrton Filho, apresentará o Portal de Assinaturas com Intervenção Notarial no WORKSHOP – IDENTIDADE DIGITAL.  Inscreva-se agora!

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<

Pular para a barra de ferramentas