Últimas notícias

Fique informado
CREA-RJ e Soluti firmam parceria para dar mais agilidade aos profissionais associados

CREA-RJ e Soluti firmam parceria para dar mais agilidade aos profissionais associados

29/07/2016

Spotlight

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

Conversamos com Carlos Roberto Fortner sobre a primeira CertLive recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das MPs 951 e 983 de 2020.

31/07/2020

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

Crea-SP entra na era da certificação digital

Presidente já assinou digitalmente decisões plenárias e isso foi só

27/07/2016
CREA-RJ  | Soluti Certificação Digital

 

crea-rj soluti certificação digital

O CREA-RJ em parceria com a Soluti Certificação Digital  prepara o portal do Conselho para dar mais vantagens aos seus associados agregando segurança aos procedimentos em conformidade com as normas regidas pela MP 2.200/02 que trata do valor legal dos documentos eletrônicos no Brasil.

Desde dezembro de 2015 os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia de todos os Estados brasileiros, passaram a emitir as novas carteiras profissionais com recursos digitais incorporados. Um desses recursos é o chip criptográfico próprio para o armazenamento do certificado digital. Desta forma, já era hora dos CREAs se mobilizarem para facilitar a emissão dos certificados digitais para seus associados.

Hoje, o CREA-RJ tem aproximadamente 160 mil associados entre engenheiros, agrônomos e técnicos do estado do Rio de Janeiro sendo que 60 mil mantém atividades constantes no Portal do Conselho.

A Autoridade certificadora Soluti fará a emissão de certificados digitais nas carteiras profissionais e manterá um ponto de atendimento dentro da sede do conselho para as emissões, mas a parceria não para por ai. Uma série de aplicativos desenvolvidos pela Soluti facilitarão a rotina dos profissionais.

A parceria entre o CREA-RJ e a Soluti tem como objetivo gerar facilidades para os associados para que cada vez mais eles possam utilizar os serviços do CREA-RJ pelo portal online evitando os deslocamentos até a sede do conselho. Para que isso fosse possível foram necessárias várias medidas de segurança, como autenticação forte, sistema de logs auditáveis e assinatura de documentos eletrônicos.

Simplificadamente, o projeto elaborado pela Soluti, sem nenhum onus para o CREA-RJ, consiste na autenticação do profissional no portal do CREA-RJ, acesso mobile e emissão de documentos eletrônicos.

julio mendes (2)

Júlio César Mendes | Gerente de Inteligência de Mercado da SOLUTI

“O que montamos para o Portal do CREA-RJ em termos de autenticação é muito semelhante a aplicação que roda com sucesso no site da Receita Federal do Brasil no Portal e-CAC. O Contribuinte se autentica com seu certificado ICP-Brasil e faz seus procedimentos gerando logs auditáveis”, explica o executivo da Soluti, Júlio Cesar Mendes que é Gerente de Inteligência de Mercado da Cia e responsável pelo projeto.

 

Autenticação feita pela solução S-Login

O Portal do CREA -RJ será acessado por meio de certificados digitais que é uma autenticação forte sem necessidade de memorização de senha por parte do usuário.  Esse recurso possibilitará ao portal  ter áreas reservadas  e particulares,  permitirá  ainda que alguns serviços como o CAT – Certidão de Acervo Técnico, que antes só poderia ser solicitado presencialmente possa ser totalmente online.

A autenticação com certificados digitais ICP-Brasil vai inibir as tentativas de fraudes na emissão de documentos por meio do portal. Adicionalmente, a equipe antes locada para suporte de perda de senhas e manutenção será em parte destinada à outras atividades, segundo os administradores do CREA-RJ.

Mobilidade

O Portal do CREA-RJ será totalmente integrado ao Certillion que é a plataforma de assinatura digital desenvolvida pela Soluti e e-SEC que pode ser acessada em desktops, tablets ou smartphones. Desta forma, mesmo nos escritórios, em viagens ou nas obras os profissionais poderão acessar o portal e emitir os documentos eletrônicos que precisarem.

Mendes nos adiantou que o projeto do CREA-RJ está dividido em fases e ainda vem mais novidades dessa parceria em relação as A.R.Ts, por exemplo.

 

 

 

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<