Últimas notícias

Fique informado
Cibercriminosos não param suas atividades no período de festas | UFRJ

Cibercriminosos não param suas atividades no período de festas | UFRJ

07/12/2016
Cuidado com os emails que recebe. Cibercriminosos não param suas atividades no período de festas
Lídio Santos |

Lídio Santos |SegInfoUFRJ

Por Lídio Santos

Com a aproximação do Natal, muitos cibercriminosos sabem que a maioria dos usuários se ocupa com os preparativos de fim de ano e com isso adaptam seus e-mails com temas natalinos, muitas das vezes com promoções e cupons de descontos, na esperança de induzir os destinatários a revelar informações pessoais.

E hoje em dia, um dos golpes mais encontrados na internet é o “phishing”, que nada mais é do que uma fraude eletrônica que tem por objetivo induzir os consumidores a revelar informações pessoais, sejam por meio de e-mails falsos ou mensagens em redes sociais.

E como devemos nos proteger?

É importante que tenhamos algumas condutas básicas afim de não cairmos em armadilhas.

Fique atento aos emails recebidos, confira os sites acessados, troque suas senhas com frequência e jamais conceda seus dados sem saber realmente quem está solicitando.

Jamais forneça dados como senha, código de segurança do cartão, data de nascimento por email.

Não seja uma vítima e verifique a autenticidade das informações!

O que é Phishing?

Phishing é uma técnica de fraude online, utilizada por criminosos no mundo da informática para roubar senhas de banco e demais informações pessoais, usando-as de maneira fraudulenta.

A expressão phishing (pronuncia-se “fichin“) surgiu a partir da palavra em inglês “fishing“, que significa “pescando”. Ou seja, os criminosos utilizam esta técnica para “pescar” os dados das vítimas que “mordem o anzol” lançado pelo phisher (“pescador“), nome que é dado a quem executa um phishing.

Uma tentativa de phishing pode acontecer através de websites ou e-mails falsos, que imitam a imagem de uma empresa famosa e confiável para poder chamar a atenção das vítimas. Normalmente, os conteúdos dos sites ou e-mails com phishing prometem promoções extravagantes para o internauta ou solicitam para façam uma atualização dos seus dados bancários, evitando o cancelamento da conta, por exemplo.

O internauta mais desatento e desinformado, quando cai nessa armadilha, é redirecionado para uma página na web semelhente ao da empresa ou banco original, onde deverá informar os seus dados pessoais e bancários. A vítima pensa estar apenas confirmando as suas informações junto ao banco, quando na verdade está enviando todos os dados para um criminoso.

O objetivo do phishing é utilizar os dados coletados pelos criminosos para realizar compras pela internet, transferências bancárias ou mesmo limpar toda a conta bancária da vítima.

Muitas empresas, atualmente, desenvolvem softwares antiphishing, que oferecem filtros mais eficientes de correio spam e notificações sobre qualquer tipo de suspeita de irregularidade no conteúdo do correio eletrônico.

Fonte do significado de phishing: www.significados.com.br/phishing/

 

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<