Últimas notícias

Fique informado
O que é Blockchain?

O que é Blockchain?

02/02/2017

Blockchain tornou-se um assunto quente na mídia de TI “vai revolucionar o sistema financeiro, a logística…” são afirmações frequentes. Mas a maioria das pessoas ainda não entende exatamente o que é Blockchain.

Por Sergio Leal

Sérgio Leal | Criptógrafo, Pesquisador e Colonista do Crypto ID

Sérgio Leal | Criptógrafo, Pesquisador e Colonista do Crypto ID

Blockchain é um banco de dados distribuído. Não é um banco que siga os padrões tradicionais do SQL, mas um banco com características únicas e inovadoras.

Blockchain não é uma implementação nem um produto de um fabricante mas um conceito. Existem diversas implementações de Blockchain sendo o Ethereum umas das mais conhecidas.

Blockchain trabalha de maneira distribuída e descentralizada, diferente de um modelo master-slave que muitos bancos de dados tradicionais utilizam.

O consenso entre as múltiplas cópias

Blockchain sincroniza suas múltiplas cópias distribuídas e autônomas através de uma rede “peer-to-peer” e um algoritmos de consenso. Essa é uma parte crucial desse modelo e que permite sua operação sem um nó mestre/central.

Quando alterações conflitantes são feitas na Blockchain cada nó da rede escolhe a alteração que lhe pareça correta (por exemplo com timestamp mais baixo) e vota em favor dela. A alteração mais votada é commitada e as outras são rejeitadas.

Observando o modelo acima, fica fácil entender que se alguém controlar mais de 50% das blockchains as transações poderão ser falsificadas pois poderá escolher qual alteração será commiitada e qual será rejeitada unilateralmente.

Para que serve a blockchain?

Da mesma maneira que a Assinatura Digital resolveu o problema de integridade e autenticidade de documentos digitais, a blockchain resolve o problema de transferência de propriedade de um ativo digital. Foi isso que permitiu a criação do Bitcoin (o dinheiro digital).

Um bom exemplo é o uso de um título ou promissória em papel. O ativo é vendido de uma pessoa para outra e simbolizado pela entrega do papel, sendo que  não há como fazer uma cópia e vender 2 vezes o ativo.

Quando falamos de cópias digitais isso se torna um problema, pois é fácil fazer um cópia e não há como distinguir a cópia do original. Ambos são ‘o original’ não existe o conceito de cópia digital.

A Blockchain cria um mecanismo, baseado em assinatura digital, onde cada usuário tem um par de chaves e um endereço anônimo. Na medida que um ativo é inserido na blockchain isso acontece através da assinatura de um dos usuários.

Toda a movimentação (transações) de ativo é feita através de um registro assinado de transferência.

Assim, se um ativo foi transferido da pessoa A para B isso está registrado na blockchain e A não poderá transferir para C pois o ativo passou a ser propriedade de B.

Qual o impacto da Blockchain?

É impossível prever o impacto que a blockchain terá no mundo, mas já podemos saber que será muito grande e transformador. A Blockchain resolve os problemas de transferência de propriedade de ativos digitais, e viabiliza  a criação de um conjunto de aplicações digitais que não eram possíveis anteriormente e podemos destacar entre o mais interessantes a criação de Organizações Autônomas e Distribuídas.

Sérgio Leal 

Ativista de longa data no meio da criptografia e certificação digital.

Trabalha com criptografia e certificação Digital desde o início da década de 90, tendo ocupado posições de destaque em empresas lideres em seu segmento como Modulo e CertiSign.

Criador do ‘Blue Crystal’: Solução software livre completa de assinatura digital compatível com ICP-Brasil

Criador da ‘ittru’: Primeira solução de certificação digital mobile no mundo.

Bacharel em Ciências da Computação pela UERJ desde 1997.

Certificações:
– Project Management Professional (desde 2007)
– TOGAF 9.1 Certified
– Oracle Certified Expert, Java EE 6 (Web Services Developer, Enterprise JavaBeans Developer)

Sérgio Leal  é colunista e membro do conselho editorial do CRYPTO ID.

Autor e professor dos cursos ID Plus | Certificação Digital e  Criptografia e Identidade Digital

Leia outros artigos do Sergio Leal!

Deixe sua opinião em comentários ou se preferir fale direto com Sérgio Leal  sergio.leal@gmail.com

 

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<