Últimas notícias

Fique informado

Empresas inovadoras precisam se preparar para atender idosos

07/08/2017

Spotlight

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

Conversamos com Carlos Roberto Fortner sobre a primeira CertLive recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das MPs 951 e 983 de 2020.

31/07/2020

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

Projeto de inovação em serviços de saúde e o bem-estar de pessoas idosas do CPqD

O projeto conta com o apoio das prefeituras de Campinas e de São Paulo, da IMA , APM e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

07/08/2017

Inovação tecnológica para idosos deveria ser uma preocupação das empresas que se apresentam como inovadoras

Por Regina Tupinambá*

Pensar em inovação tecnológica para o público idoso deveria ser uma preocupação para praticamente todos os segmentos da indústria de produtos de consumo e serviços de um modo geral, principalmente as que utilizam tecnologias inovadoras.

Falamos de inovação de um modo geral e não sobre produtos, serviços e aplicativos com funcionalidades básicas de emitir alertas para cuidadores e responsáveis por idosos.

Vivemos em um momento único da humanidade no que diz respeito a inovação e cada vez mais somos bombardeados, numa velocidade brutal, por novos aplicativos e funcionalidades.

Sabemos que a capacidade de aprendizado dos seres humanos é proporcional a sua idade cronológica. Quanto mais jovens, mas facilidade temos em aprender. Sendo assim, seremos atropelados pelas gerações que vem por ai.

A faixa etária que proporcionalmente mais cresce mundialmente

Sua empresa pensa em apresentação de novas funcionalidades,  sejam serviços, produtos ou aplicativos com tutoriais voltados para pessoas que tem assimilação mais lenta que outras?

A forma diferenciada de assimilação vai acontecer cada vez mais daqui pra frente. Hoje a geração que absorve com total facilidade as inovações, com certeza, terá mais dificuldades para acompanhar as novidades na velocidade em que as gerações que estão por vir assimilaram.

Além da forma de assimilação das funcionalidades, outras questões importantes como sistemas de autenticação, assinatura eletrônica e digital precisam ser pensadas para que realmente a manifestação de vontade seja feita pelo cidadão idoso e não por quem detém senhas, tokens e o certificado digital, por exemplo.

É a faixa etária que mais cresce no mundo e o grupo que tem mais tempo e dinheiro para pesquisar e adquirir produtos para consumo próprio e para a família, portanto, podem ser tornar os maiores usuários dos serviços digitais.

Pense e reflita se sua empresa está preparada para atender as pessoas que são idosas hoje e as que serão futuramente.

*Regina Tupinambá é cofundadora e diretora de conteúdo do Crypto ID.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<