Últimas notícias

Fique informado

APIs facilitam a co-inovação e são ferramentas essenciais para a Transformação Digital

03/04/2018

APIs estão sendo consideradas peças chaves na estratégia de inovação das empresas que é o que impulsiona a Transformação Digital

Marcelo Ramos

Encontramos com Marcelo Ramos, CEO da AXWAY na conferência APICON 2018. O evento aconteceu em São Paulo dia 23 de março e foi a segunda edição do congresso totalmente focado em APIs e Transformação Digital.

A AXWAY é uma empresa com presença global sediada no Arizona – EUA, e é comandada aqui no Brasil por Marcelo Ramos que também responde por todas as operações LATAM.

Segundo Ramos estamos vivendo em todo o mundo o momento em que as empresas estão acordando para a necessidade de se transformarem digitalmente.  O Brasil está despontando no cenário mundial e é uma grande aposta da Cia. A AXWAY auxilia grandes empresas no tratamento de informações críticas que precisem ser compartilhadas entre ambientes sistêmicos seja fontes de dados internas e externas envolvendo o percurso de informações sobre clientes, colaboradores, parceiros corporativos e fornecedores.

API –  Application Programming Interface, em português Interface de Programação de Aplicativos.

“A troca de dados entre empresas de todos os portes é uma constante e praticamente uma obrigatoriedade para as que precisam inovar com agilidade.  As empresas de grande porte possuem centenas de APIs para tráfego de dados e por isso a necessidade do gerenciamento”, esclarece Ramos.

“Somos uma empresa de soluções que permitem aos clientes gerenciar o fluxo de dados que impulsiona interações críticas para os negócios com rapidez e segurança. Estamos falando muito atualmente de Transformação Digital, mas para ter êxito, as organizações precisam tratar três pilares: Inovação, estratégia e soluções de tecnologia. Nós cuidamos do transporte dos dados, gerenciamento dos dados e fornecemos a visão unificada e em tempo real, que é essencial para revisão da estratégia voltada ao mercado e aprimoramento dos produtos entregues aos clientes. A visualização em tempo real é  um diferenciador chave e fonte de vantagem competitiva para as empresas de todos os segmentos de mercado” diz Marcelo Ramos.

Segundo o executivo os segmentos que  atendem na AXWAY são: praticamente todo o mercado financeiro, seguradoras, telecons e muitas organizações de saúde pelo volume de dados que precisam ser compartilhados, mas  atuam em outros segmentos nos quais as APIs são muito aplicadas também.

API Application Programming Interface – já chegou as reuniões dos conselhos administrativos de diversas empresas brasileiras. O acrônimo foi introduzido pelos CIOs que alertam para a necessidade da adoção de estratégias de API como ferramenta facilitadora da Transformação Digital.

“A API funciona como uma facilitadora para que a empresa possa expor seus dados, seus processos, seus sistemas e seus serviços para o mundo exterior de uma maneira segura e controlada”, diz Ramos

A API promove a Interface de programação de aplicativos e faz com que uma aplicação converse com outra aplicação que pode ser: uma pessoa, um outro sistema, um dispositivo, um dispositivo IoT ou o mundo Cloud.

“O grande desafio para as empresas é como elas farão o gerenciamento do conjunto das APIs que existem numa mesma companhia”, complementa Ramos.

O estudo intitulado “O papel de redes de experiência de clientes na entrega de transformação digital com base no valor realizado pela Axway em parceria com a empresa de análise IDC em 2017, explorou o universo da experiência do cliente e seu gerenciamento por parte das empresas.

O estudo revelou que a experiência do cliente é atualmente a iniciativa digital mais crítica para mais de 70% das empresas. O estudo indicou também que a experiência do cliente está agora substituindo produto e preço como um meio de criar valor de marca, distinção e diferenciação estratégica.

As abordagens e os métodos tradicionais orientados para o interior estão sendo substituídos por métodos orientados para o exterior, centrados no cliente, com mais da metade (52%) das empresas movendo-se muito fortemente no sentido da “inovação colaborativa”.

Diante disso, as abordagens tradicionais para a experiência do cliente estão quebradas e, como mostra a pesquisa, as organizações precisam repensar suas estratégias para alcançar competitivamente a transformação digital.

No estudo, 80% dos entrevistados consideram ser “importantes” ou “extremamente importantes” para a implementação de redes de experiência do cliente. Especificamente, executivos seniores em serviços financeiros, telecomunicações e mídia, e utilidades verticais consideram APIs como sendo a prioridade.

 

Sobre o Estudo

O estudo foi realizado pela Axway em parceria com a empresa de análise IDC em 2017 .

Para esse estudo foram ouvidos mais de 600 executivos sênior em funções de TI, digitais e de experiência do cliente nas maiores empresas globais em todo o mundo.

Incluiu a participação de 602 executivos seniores em funções de TI, digitais e experiência do cliente de grandes empresas, 62% das quais com mais de 5000 colaboradores. Os entrevistados foram uniformemente distribuídos por uma variedade de setores incluindo serviços corporativos, serviços financeiros, governo, saúde, manufatura, varejo, telecomunicações e mídia, transporte e utilidades.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<