As tecnologias estão sendo apresentadas durante a Apas Show 2018, feira voltada ao setor supermercadista, que acontece entre 07 e 10 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo
O Supermercado do futuro
A primeira palestra do Congresso de Gestão, realizado durante a APAS Show 2018, reuniu grandes nomes do setor varejista para debater o tema “Como Preparar a empresa para o varejo do futuro”.
Com mediação do Prof. Dr. Nelson Barrizzelli, da FIA – Fundação Instituto de Administração, o painel contou com de Peter Estermann, presidente do GPA; Noel Prioux, CEO do Carrefour; e Walter Faria Jr, CEO do Grupo Martins e Conselheiro da Coca-Cola.
A integração das lojas físicas com o mundo digital foi o ponto mais discutido na palestra. De acordo com Estermann, conhecer os hábitos de compra dos clientes é extremamente importante para a integração dos canais e proporcionar uma experiência de compra diferente.
“Com o lançamento dos nossos aplicativos do Extra e do Pão de Açúcar, por exemplo, temos condições de personalizar ofertas e melhorar, de forma extraordinária, a compra do nosso cliente”, comenta o executivo.
Noel Prioux apontou que a opinião dos clientes nas redes sociais é um ponto forte para a companhia.
“Quando visito uma loja, a primeira coisa que faço é ir no Google e ver o que pensam os clientes, e assim tenho uma primeira visão.”
De acordo com o CEO do Carrefour, a internet é uma ferramenta poderosa e os dados devem ser usados como estratégia de gestão. Na mesma linha, Walter Faria Jr. ponderou que é preciso aprofundar a jornada do shopper para surpreendê-lo no momento da compra.
Arena Hackathon
A Arena Hackathon, que teve início no dia de hoje, 08, se estenderá até amanhã com duas equipes multidisciplinares trabalhando e desenvolvendo as soluções para os supermercados.
Os dois grupos são formados por profissionais das mais diversas áreas, como por exemplo, analistas de sistemas, empreendedores, programadores e até jovens estagiários de startups.
“O desafio é grande, já que, teoricamente, pensar em algo para eliminar filas pareça ser mais fácil, e nem sempre essas soluções são efetivas. E o contrário acontece com o problema de controlar os prazos de validade dos produtos”, destacou Ulysses Rocha, estudante de mestrado em Ciência da Computação na Unicamp e um dos participantes do Hackathon.
A Arena Hackathon acontece em parceria com a consultoria iHub, que ao longo dos dois dias, dá todo apoio aos participantes e promove palestras para contextualizar os desafios propostos.
Mobilidade
Outros destaques do uso da tecnologia no setor são apresentados pelo Grupo Máxima que aposta no e-commerce para atender de ponta a ponta a cadeia de abastecimento.
Estamos falando do Aplicativo Móvel para o varejo, que economiza tempo e traz comodidade ao consumidor final e a Plataforma de comércio online B2B para o mercado atacadista distribuidor.
Unir o conhecimento e a experiência de mercado ao novo conceito de compra online do varejo e consumidor final é o objetivo do Grupo Máxima.
Recém anunciada, a holding Grupo Máxima – que compreende as empresas Máxima Sistemas, Life Apps e OnNet System, passa a atender de ponta a ponta toda a cadeia de abastecimento. Esta estratégia de venda digital contará com o apoio de duas das suas três operações.
Atendimento ao cliente final por meio de Apps
Em relação à Life Apps, as expectativas da holding são grandes, uma vez que esta operação inaugura a frente de atendimento ao cliente final do grupo.
Transpor lojas físicas para o meio virtual
A porta de entrada para esse universo será por meio da plataforma SuperON, um serviço de vendas online que possibilita ao varejista alavancar o seu negócio, levando a sua loja física para o meio virtual através de aplicativo no celular e portal web.
Com interface simples, o usuário seleciona o que quer comprar e ainda pode trocar mensagens com o estabelecimento, especificando os pedidos ao seu gosto.
A interação é detalhada, podendo, por exemplo, caracterizar exatamente a preferência do produto, e o pagamento pode ser realizado diretamente pelo celular.
De acordo com Rafael Martins, diretor da Life Apps, o comportamento do consumidor tem mudado em função da transformação digital. Atualmente, o cliente está à procura de uma experiência única de compra com o varejo em qualquer canal, seja no virtual ou no presencial.
“A plataforma SuperON vem para auxiliar o varejista a levar o seu cliente nesta nova jornada de compra. É como ir ao mercado, só que pelo celular, e com a comodidade de que os produtos serão entregues onde o cliente estiver”, conta Martins.
Vendas on-line: do distribuidor para o varejista
Já no processo para a venda online do distribuidor para o varejista, a Máxima Sistemas, companhia líder na criação de soluções para o atacadista distribuidor, consolida sua atuação através do maxB2B.
A ideia é oferecer um novo canal para complementar a venda do representante externo, além de impulsionar este novo conceito de consumo neste setor. A solução maxB2B, conecta o varejo ao distribuidor a partir de um site e aplicativo de compras disponível 24 horas. Além de ser uma ferramenta de fidelização que oferece um canal de comunicação direto entre os segmentos.
“Essa transformação digital é uma realidade em outros mercados e países, o que confirma a inevitabilidade dessa evolução, ou seja, a pergunta não é “se” e, sim “quando” este canal de vendas se tornará o principal. Nosso objetivo é reforçar e contribuir com esse crescimento, através de uma ferramenta ágil, simples e, principalmente, especialista para o atacado distribuidor, completa Victor Yudi, gestor do mercado de B2B da Máxima Sistemas.
Apas Show 2018, feira voltada ao setor supermercadista, que acontece entre 07 e 10 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.
A identificação digital chega com força total aos Supermercados Brasileiros