A partir de hoje – 20 de agosto de 2019 -, o Estado de São Paulo passa a emitir um novo modelo de RG – cédula de identidade -, em cumprimento a decreto federal para padronização do documento em todo território nacional.
O novo RG é menor, mas traz mais informações, como registros como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e NIS/PIS/PASEP.
As pessoas também podem optar por colocar o seu nome social no documento, sem a necessidade de alteração do registro civil.
Para aumentar a segurança e dificultar a falsificação, o novo modelo tem um código de barras na parte interna, chamado de QR Code,
O novo documento já está disponível em todos os postos do Poupatempo do Estado de São Paulo.
Os documentos no modelo antigo continuam valendo normalmente.
As mudanças na carteira de identidade seguem as regras dispostas pelo Decreto Federal nº 9.278/2018, que padroniza o documento nacionalmente.
Oito estados já aderiram ao novo formato, são eles: Goiás, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
Aqueles que ainda não aderiram têm até março de 2020 para atender as normas da nova regulamentação.
A emissão é feita pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD/DIPOL), da Polícia Civil.
O serviço está disponível em todos os postos do Poupatempo e pode ser agendado gratuitamente por meio do site.
As pessoas podem agendar o atendimento no Poupatempo pelo Disque Poupatempo. Basta entrar em contato pelo número 0800 772 36 33.
A Carteira de Identidade com novos padrões será implantada em 2020 22/02/2019
DF lança a primeira identidade eletrônica do País
Veja na íntegra como foi a Audiência Pública sobre Certificação Digital no CCJC em 6 de agosto