Últimas notícias

Fique informado
5 usos para o certificado digital pessoal facilitar sua vida

5 usos para o certificado digital pessoal facilitar sua vida

22/08/2017

Nos dias atuais, cada vez mais corridos, toda ajuda para poupar tempo e facilitar a vida é bem-vinda

Aline Bujes |  AR CertVip

Por Aline Bujes*

Apresentamos 5 usos do certificado digital ICP-Brasil para pessoas físicas, e-CPF, em que isso já é possível.

1 – Acesso e transmissão de informações a programas de governo como Receita Federal do Brasil, Fundo de Garantia por tempo de Serviço, Portal do empregador doméstico (eSocial). Embora o acesso a estes sistemas também possa ser feito com o uso de usuário e senha, os serviços disponibilizados para quem usa certificado digital é maior, pois a entidade tem certeza que está interagindo com quem se apresenta.

2 – Os bancos estão cada vez mais aprimorando o controle de acesso a seus sistemas para que invasores não consigam acessar a conta de seus clientes. O uso do certificado digital e-CPF garante a identidade de quem está acessando a conta. Desta forma, os bancos podem liberar limites maiores de transação, já que tem a confirmação da identidade do signatário. Banco do Brasil, Itaú e Bradesco já utilizam esta ferramenta de identificação e assinatura.

3 – O sigilo e a confiabilidade das comunicações são requisitos para empresários e profissionais liberais poderem exercer suas profissões com tranquilidade e segurança. O uso de certificado digital pode assegurar que o signatário de uma mensagem é realmente quem alega ser. E mais, no caso de informações confidenciais, o uso da criptografia, através da chave pública do certificado digital, garante que só o destinatário consiga lê-la.

4 – Assinatura em documentos e contratos são aceitas se as partes concordarem que podem ser assinadas digitalmente. Existem várias soluções no mercado que oferecem solução a esta necessidade.

5 – Profissionais liberais ficam dispensados de assinar todos os documentos manualmente utilizando soluções próprias para sua atividade, como o peticionamento eletrônico para advogados e prontuário eletrônico para os médicos.

Cada vez mais os sistemas exigirão certificados digitais dos usuários, mas em compensação, poderão liberar mais funcionalidades que isentarão a presença física do mesmo para aceitar sua identificação e assinatura.

 

Aline Bujes– Gestora da AR CertiVip

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<