Últimas notícias

Fique informado

A Indústria 4.0 ganha forte impulso com a implantação do 5G

2 de junho de 2021

Spotlight

O que é o open banking e como ele funciona

Saiba o que vai mudar na vida dos brasileiros com

14 de julho de 2021

Incidente na Kaseya chama a atenção para atrativa maneira em propagar de ataques

O incidente na Kaseya resultou na indisponibilização de ativos de mais de mil empresas no início deste mês.

14 de julho de 2021

Marcelo Fernandes da FICO fala sobre a segunda fase do open banking

Em 15 de julho, os bancos passam a operar com sistemas abertos e clientes terão mais acesso aos serviços financeiros.

8 de julho de 2021

Novo serviço desenvolvido pelo ITI permite consultar certificados digitais emitidos pela ICP-Brasil

Os usuários de Certificados digitais da ICP – Brasil agora contam com mais um serviço, o Meu Certificado, com intuito de facilitar seu o uso

25 de junho de 2021

Automação do gerenciamento de identidade digital – Por que é necessário. Por Sectigo

A automação do gerenciamento de identidade digital nunca foi tão importante. Saiba mais sobre como funciona e os benefícios que ela pode trazer.

20 de maio de 2021

Entrevista com Oscar Zuccarelli da Certisign sobre segurança cibernética

Oscar Zuccarelli, Gerente de Segurança da Informação, Proteção de Dados e Prevenção a Fraudes da Certisign.

22 de abril de 2021

É tetra: Certisign é a Certificadora preferida dos gaúchos

A Certisign, IDTech é a marca preferida dos gaúchos na categoria Certificação Digital, segundo a 23ª edição da pesquisa “Marcas de Quem Decide”.

15 de abril de 2021

Veja o que diz a Serasa sobre as mudanças na declaração IRPJ 2021. Ouça

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas.

3 de fevereiro de 2021

Soluti fala sobre como os pagamentos digitais já estão mudando o mercado. Ouça

Em todas as partes do mundo, os pagamentos digitais estão se tornando uma realidade cada dia mais presente no cotidiano de pessoas físicas e jurídicas

3 de novembro de 2020

Conheça a história da AET Europe líder global na área de soluções de segurança digital

AET EUROPE disponibiliza soluções seguras em identificação, autenticação, assinatura digital, consentimento e gerenciamento de credenciais eletrônicas. Uma dessas soluções é o SafeSign.

18 de março de 2020

Digital Series Indústria segue a programação com debates e contribuição dos
painelistas sobre as possibilidades de avanço na indústria e economia do País

O segundo dia do Digital Series Indústria teve início com uma conversa otimista entre Ari Lopes, senior research manager da Americas Markets OMDIA, e Hermano Pinto Jr., diretor do Portfólio de Infraestrutura da Informa Markets Brasil.

Embora a implantação da tecnologia 5G de telefonia móvel esteja um pouco atrasada, segundo Lopes, “em 2022, todas as capitais terão a tecnologia disponível e, entre três e quatro anos, a adoção será natural para a maioria de empresas e setores da economia”.

A importância desse fato é que o avanço tecnológico na indústria 4.0, somado ao potencial de transmissão de dados da 5G, trará grandes oportunidades de alavancar a economia do País. 

Na abertura deste segundo dia, Lopes comentou ainda a maturação da tecnologia e como os diferentes padrões vão se integrar para tornar viáveis serviços e aplicações de missão crítica aos mais variados setores da economia. “Esse ponto ainda é uma interrogação, mas não há dúvida de que a diversidade de tecnologias vai gerar oportunidades valiosas”, completa Lopes. 

O painel contou com Alessandro Malucelli, Industrial Engineering Sr. Manager da Whirlpool; Eduardo Ungaretti, ITI Manager Enterprise Architecture, IT Infrastructure & Cibersecurity da Mercedes-Benz; Flavio Marques, gerente da Engenharia de Aplicação da Furukawa, e Jorge Stakowiak, diretor de TI Infraestrutura e Operações de Tecnologia da Natura & Co, sob a mediação de Jamile Sabatini, diretora de Inovação e Fomento da  Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).

Nos cases de sucesso e desafios abordados ao longo do evento, uma questão permeou as colocações dos painelistas: a importância da compreensão da aplicação do Edge Computing e armazenagem em cloud.

Todos concordam que de nada adianta ansiar pelo lifting and shifting dos dados da organização ou dos clientes, se nem todo caso se adapta às demandas de banda da nuvem ou à necessidade de aproximação desses dados aos funcionários. 

Alessandro Malucelli diz que, no chão de fábrica, a tomada de decisão rápida e assertiva depende do acesso rápido aos dados em tempo real. “Dados em tempo real para o chão de fábrica, pensando na produção e na qualidade, são essenciais. É aí que entra a latência que é muito relevante para essas informações. Saem produtos em 4 ou 5 segundos na fábrica; qualquer segundo é informação perdida.”.  

Segundo Ungaretti, a estratégia ao lidar com essas ferramentas no dia a dia é fundamental para manter o bom funcionamento fabril. “Não se deve abusar do modelo sem pensar de forma estratégica”.

Jorge Stakowiak também concorda que quem ainda não usa cloud está por fora, pois é algo discutido há alguns anos, mas já se tornou obrigatório. “Cloud e Edge são facilitadores para o negócio”, afirma o TI da Natura e Co.

Também foi consenso que o maior desafio para a aplicação desta tecnologia é encontrar profissionais capacitados nesta área, que possam suprir a grande defasagem de conhecimento que ainda existe no Brasil.

Flávio também ressalta que é comum no País instalar infraestrutura só depois que surge uma necessidade. “Só lembram dela depois que percebem o problema, ou que já estão precisando”, menciona o executivo ao reforçar que esta situação também é comum no setor industrial. 

Multicloud 

Mariana Cândido, head de Marketing e Estratégia da Enterprise Business da China Mobile, trouxe o exemplo bem-sucedido de uma das maiores empresas de petróleo do mundo no painel “Plataforma de gerenciamento inteligente multicloud híbrida para a indústria”.

Com sede no Rio de Janeiro, o cliente em questão tinha um imenso desafio de gerenciar todas as suas informações em uma única plataforma. Com a atuação da equipe da China Mobile Internacional, foi possível dar acesso a funcionários e clientes, com otimização de tempo e levando facilidades para atuarem de maneira mais prática. 

Com a Plataforma Híbrida Inteligente de Gerenciamento Multinuvem (CMP), a empresa que opera em um ambiente de nuvem pública dupla, usando tantos serviços da AWS e Microsoft Azure, tinha ainda o desafio de conduzir todos os sistemas legados e seu ambiente de nuvem privada.

E como, em um cenário de pandemia e de tamanha complexidade, monitorar e analisar de forma eficaz os ambientes existentes, fazer o controle de custos e otimizar a carga de trabalho entre os provedores de nuvem? Todas essas dificuldades foram sanadas a partir da criação de uma plataforma híbrida inteligente de gerenciamento multicloud sob medida, com fornecimento de serviços gerenciados. 

A China Mobile implementou e realizou, com sucesso, a adaptação de uma CMP para atender as necessidades da empresa desse relevante tipo de indústria, com base em um modelo híbrido, inteligente, multinuvem e seguro.

Para tanto, montou uma estrutura de uma plataforma que contemplasse gestão de monitoramento, de custos, de inventário, de segurança e de auditoria. Como resultado, o cliente ganhou acesso a uma multicloud híbrida, operações inteligentes e solução gerenciamento ágil.

Próximos debates

Neste último dia, 2 de junho, Ana Caparroz, especialista em Marketing e Relacionamento da Informa Markets, entrevista Cristiane Tarricone, Conselheira do Instituto Colaborativo de Blockchain; ex-VP & Team Manager, Executive Partner do Gartner, comentando o tema “Inteligência Artificial e Blockchain na Indústria 4.0: tornando a cadeia produtiva mais eficiente e segura”. 

Já ‘Inteligência Artificial (IA) na Indústria 4.0 – Transformando Produtos e Serviços, Gerando Novos Negócios’ dominará o debate entre os participantes Angelo Figaro, CIO da Renault Nissan MitsubishiRenata Zepelini, Senior IT Director da Pepsico; e Lyzbeth Cronembold, Founder & CEO da Changers, com moderação de Pablo Valle, coordenador da Pós-graduação em Indústria 4.0 da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Digital Series Indústria ocorreu entre os dias 31 de maio a 2 de junho

Sobre o Futurecom 

O Futurecom é a plataforma de negócios que impulsiona o ecossistema de tecnologia e telecomunicações, apresentando soluções para o seu negócio, por meio de conexões de comunidades, relacionamentos e conteúdo de qualidade em todos os ambientes: digital, físico e simultaneamente.

O Futurecom conta hoje com uma base de dados qualificada, com mais de 151 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma digital, website, redes sociais e um portal de conteúdo exclusivo.

Futurecom é o parceiro estratégico ideal para promover marcas, lançar produtos, gerar leads qualificados e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno de investimento, com mais foco e assertividade.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros.

Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. 

Coletiva de imprensa realizada pela Thales aborda os impactos e vantagens da tecnologia 5G para o Brasil

ABRINT ressalta condições das PPPs de garantir a conectividade 5G de regiões afastadas em Painel de Referência do TCU

Agências de inteligência dos EUA alertam sobre fraquezas da rede 5G