Últimas notícias

Fique informado

Abertura da Consulta Pública nº 4/2020 – Computação em nuvem

15 de junho de 2020

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Nuvem pública cresce no Brasil, diz estudo global

O mercado de nuvem pública está em rápido crescimento no Brasil, constatou o relatório ISG Provider Lens™ 2019 Public Cloud.

31 de janeiro de 2020

Vislumbrando a realização muito em breve de uma contratação centralizada para registro de preços para a aquisição de serviços gerenciados de computação em nuvem (integradora)

Sob demanda, incluindo a concepção, projeto, provisionamento, configuração, migração, suporte, manutenção e gestão de topologias de aplicações de nuvem e a disponibilização continuada de recursos de Infraestrutura como Serviço (IaaS) em nuvem pública, compatível com as necessidades e demandas dos órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), a CENTRAL DE COMPRAS do Ministério da Economia disponibiliza o Termo de Referência e noticia a abertura de prazo para consulta pública.

Enfatiza-se que o presente processo de contratação foi modelado com vistas a atender órgãos e entidades com diferente grau de maturidade em relação ao uso de recursos de computação em nuvem, pautando-se na adoção da estratégia do provimento de recursos em Multi-nuvem por meio de um Cloud Broker. Dessa forma o modelo proposto inclui os seguintes itens:

1 – serviços de computação em nuvem;

2 – serviço de gerenciamento e operação de recursos em nuvem;

3 – serviço de migração de recursos computacionais;

4 – serviço de migração de banco de dados;

5 – treinamento.

Este processo licitatório é motivado pela necessidade de aquisição de serviços de nuvem registrada no Plano Anual de Contratações (PAC) de 140 órgãos e entidades da Administração Pública para o ano de 2020, conforme informações constantes no Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC).

As contribuições deverão ser feitas a partir de hoje até às 23h59 do dia 26 de junho de 2020, exclusivamente por intermédio do e-mail central.tecnologia@planejamento.gov.br.

Acesse os documentos na íntegra:

1. Termo de Referência; e
2. Anexos do Termo de Referência.

Fonte: Portal de Compras

Computação em nuvem salva empresas da paralisação total durante quarentena do Coronavírus

Gartner prevê que receita mundial de serviços em Nuvem Pública crescerá 17% em 2020

Computação em nuvem cresce 35% ao ano no Brasil puxado pelo setor de serviços

Explore o Crypto ID, temos conteúdo exclusivo para você!

  Explore outros artigos!