Menu

Últimas notícias

Fique informado
Amazon diz que apoia Apple contra FBI, mas remove criptografia do seu sistema

Amazon diz que apoia Apple contra FBI, mas remove criptografia do seu sistema

05/03/2016

Spotlight

Thales apresenta nova edição do “Manual de Ciberameaças: o cibercrime organizado”

Especialistas apresentam o modus operandi dos cibercriminosos e as formas de combatê-los

21/10/2020

Reimaginando o novo contrato social para a era digital. Entrevista com Don Tapscott

Don Tapscott é uma das maiores autoridades mundiais no impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade. Ele compartilha sua visão de futuro de um novo contrato social.

21/10/2020

eIDAS – REGULAMENTO (UE) N.o 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

eIDAS – REGULAMENTO (UE) Nº 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

20/10/2020

Empresas brasileiras são beneficiadas pelo certificado ICP-Brasil

A transformação digital, que após a pandemia tornou-se essencial para a economia, já era realidade em diversas empresas brasileiras antes de 2020 com o certificado digital

20/10/2020

Primeiro Documento Eletrônico assinado entre dois Países foi emitido em 2 de outubro de 2020

A possibilidade de acordos internacionais serem assinados por meio de documentos eletrônicos com reconhecimento mútuo entre os países é uma prerrogativa dos documentos que utilizam certificados digitais emitidos por PKIs.

05/10/2020

Amazon volta atrás e decide restabelecer sistema de criptografia em seus tablets e dispositivos

Depois de enfrentar duras críticas por ter removido a criptografia

10/03/2016

Durante o caso da Apple contra o FBI, diversas empresas têm se colocado a favor da companhia fabricante de iPhones; como a Microsoft, que vai apresentar uma moção a favor da rival, e Mark Zuckerberg, que defendeu principalmente a criptografia. A Amazon também emitiu um comunicado em apoio à Apple, mas não parece haver muita concordância entre palavras e ações da gigante do varejo.

Isso porque a Amazon anunciou o fim do suporte para criptografia de disco na sua versão customizada do Android que alimenta os dispositivos da linha Fire. A companhia está perguntando aos seus usuários se irão continuar usando o software desatualizado ou atualizar e deixar seus dados desprotegidos.

O motivo alegado pela empresa foi de que seus usuários não estavam contentes com o recurso. Um porta-voz da Amazon disse em um comunicado que “quando lançamos o Fire OS 5, removemos algumas características da empresa que descobrimos que os clientes não estavam usando.”

A situação é no mínimo curiosa, pois nos últimos dias a Apple está enfrentando o FBI ao negar fornecer meios para que autoridades possam obter informações de usuários em seus dispositivos. A Amazon verbalmente deixou seu apoio à Apple, mas deixou também seus próprios dispositivos vulneráveis.

Jeremy Gillula da Electronic Frontier Foundation comentou que simplesmente dizer que a Amazon oferece apoio à Apple não é suficiente.

Ações falam mais que palavras. Remover encriptação diz muito mais para mim que enviar declarações em apoio à Apple, especialmente quando você é um fabricante de dispositivos que também podem oferecer suporte à criptografia.

CcnE0K7UsAA_bu2
A empresa silenciosamente está removendo o suporte para criptografia os dispositivos Fire HD e o Fire HDX 8,9 com o sistema Fire OS 5 que foi lançado no mês passado e é baseado no Android Lollipop.

A Amazon não fez um anúncio oficial, mas informa seus usuários sobre a mudança durante o processo de atualização. A empresa avisa que os usuários podem continuar com a versão mais antiga e ter as vantagens da criptografia, mas isso incorre na desatualização de firmware, o que também é um risco.

Vários usuários dos dispositivos Fire já começaram a expressar seu descontentamento no fórum da Amazon após notar a mudança. Alguns especialistas também pediram a empresa a reconsiderar a sua decisão.

Fonte: Tudo Celular

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<

Pular para a barra de ferramentas