Menu

Últimas notícias

Fique informado
ANCD realiza em Florianópolis 5ª edição do encontro  “Diálogos da ICP-Brasil” e visitas técnicas

ANCD realiza em Florianópolis 5ª edição do encontro  “Diálogos da ICP-Brasil” e visitas técnicas

01/10/2019

A Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD realizou nesta segunda-feira, 30, em Florianópolis, Santa Catarina, o quinto encontro “Diálogos da ICP-Brasil”.

A ANCD recebeu para os debates o Comandante de Defesa Cibernética, General de Divisão Guido Amin Naves, o Senador Esperidião Amin (PP/SC), relator da Política Pública de Defesa Cibernética no Senado Federal e a Deputada Federal Angela Amin (PP/SC), vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados.

A importância da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil para a prevenção a fraudes e o combate a crimes cibernéticos, em especial o vazamento de dados e o acesso a base sensíveis e sistemas oficiais, foi o foco do evento.

Salientou-se que o certificado digital padrão ICP-Brasil é a única tecnologia que confere validade jurídica, autenticidade e integridade aos atos praticados digitalmente.

Todo o sistema da Receita Federal – RFB e do judiciário brasileiro, por exemplo, se vale desta ferramenta para autenticação e assinatura. Diariamente milhões de notas fiscais e documentos são assinados com certificados digitais. Logo, um ataque a esta infraestrutura durante uma guerra eletrônica poderia, por exemplo, paralisar o Governo e todo o país.

O presidente da ANCD, Egon Schaden Júnior, elencou os requisitos de segurança da ICP-Brasil durante sua fala.

“A infraestrutura é reconhecidamente a mais segura e confiável. São protocolos, sistemas e criptografia de ponta que garantem índices superiores a 99,9% de confiança. A validação presencial do usuário também é fundamental neste processo. As empresas associadas da ANCD representam mais de 55% do market share do setor, multinacionais com grande experiência na área, tendo participado da construção da certificação digital antes mesmo do marco legal e da própria ICP, razão pela qual são reconhecidas pela expertise e avançados protocolos de segurança.”

Schaden complementou ainda, “a emissão de um certificado digital é um serviço de identificação que requer o estrito cumprimento de protocolos e total confiança e segurança nos processos.”

A programação contou ainda com visitas técnicas do General e autoridades a Sala Cofre da ICP-Brasil e ao ecossistema de inovação da Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE.

Também participaram do evento empresários dos setor de tecnologia da informação, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar,  o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE, Daniel Leipnitz e representantes da FIESC, FACISC e Dígitro Tecnologia.

ACOMPANHE A ANCD AQUI PELO CRYPTO ID!
X
Pular para a barra de ferramentas