Últimas notícias

Fique informado
Shodō | Aplicativo de assinatura digital da Justiça do Trabalho

Shodō | Aplicativo de assinatura digital da Justiça do Trabalho

26 de outubro de 2016

Spotlight

Comitê Gestor da ICP-Brasil aprova emissão primária por videoconferência

A aprovação cria o amparo jurídico necessário para a edição da Instrução Normativa que regulamentará e viabilizará o processo operacional da emissão primária de Certificados Digitais através de videoconferência.

22 de janeiro de 2021

Veja o que diz Miguel Martins da AET Europe sobre gerenciamento de eIDS

Como traçar a estratégia de IAM para sua organização? Confira o que diz a AET Europe, líder global em gerenciamento de identidades.

19 de janeiro de 2021

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

Veja como utilizar o assinador Shodõ

Diretoria de Inclusão Digital da OAB/RJ prepara videoaula sobre assinador

8 de fevereiro de 2018

Com previsão de distribuição para uso em dezembro, o novo software “Shodō”, será mais uma opção para assinatura de documentos eletrônicos com uso de certificados digitais ICP-Brasil no PJe comunica o Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

image_gallery

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho concluiu nesta semana, o desenvolvimento do software “Shodō”, um aplicativo de assinatura digital para a Justiça do Trabalho.

Integrado ao Processo Judicial eletrônico (PJe), a solução será uma nova opção aos usuários que precisam validar juridicamente documentos e processos digitais.

De acordo com o coordenador técnico do PJe da Justiça do Trabalho, Herbert Bezerra Parente, o projeto surgiu da necessidade de substituir a dependência do usuário à tecnologia mais antiga, chamada de Applet. “Essa tecnologia está obsoleta e passará a ser descontinuada nos navegadores de internet a partir de novembro. Sendo assim, os usuários poderão ter como solução para validar o certificado digital o Shodō, que é uma solução desenvolvida pelo próprio CSJT,” assinalou.

Além do Shodō (“a arte da caligrafia”, em japonês), que está previsto para ser disponibilizado em dezembro de 2016, o usuário do PJe já pode validar certificados digitais com o assinador PJeOffice, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O usuário agora terá a liberdade de usar qualquer versão do Firefox ou navegador compatível, já que hoje não é permitido atualizar o navegador por incompatibilidade das versões atuais com a tecnologia Applet.. Uma vez instalados na máquina, quem usa o PJe terá a facilidade de assinar os documentos pelo Shodō ou pelo PJeOffice. A vantagem é que se algum assinador apresentar inconsistência, os usuários do PJe na Justiça do Trabalho terão outra opção. “A partir da próxima versão do PJe, todos os advogados, gestores, servidores e magistrados, poderão realizar a validação do certificado digital tanto pela solução do CNJ, como por essa solução nossa”, concluiu Parente.”

Mérito

O coordenador nacional do PJe da Justiça do Trabalho, juiz Fabiano Coelho de Souza, destacou o trabalho desempenhado de forma cooperativa pela equipe, liderados pelo servidor Glauber Rocha e pelo desenvolvedor Renato Dantas, na conclusão do projeto.

Fonte: CSJT | Conselho Superior da Justiça do Trabalho | Por Taciana Giesel

PJE

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<