Últimas notícias

Fique informado

[Ouça] As mulheres na cibersegurança

07/03/2018

Os dados da revista Forbes estimam que o setor de cibersegurança crescerá 36,5% até 2020 e de acordo com a Society for Human Resources Management, a demanda por profissionais de cibersegurança aumentará para 6 milhões de empregos no mundo inteiro até 2019

Por Susana Taboas

Susana Taboas, co-fundadora do Crypto ID

Mesmo com este crescimento a mulher ainda está pouco representada neste segmento e as principais conclusões do relatório de 2017 do GISWS- Global Information Security Workforce Study que apresenta este cenário são:

  • A participação da mulher neste mercado é de 11%, apesar de representar 50% da população mundial;
  • Globalmente, o homem ocupa 4 x mais posições em C-level e 9 x mais posições de gerente;
  • Os salários das mulheres são 30% menores que os dos homens e tem formação profissional acima que a dos homens (51% das mulheres com pós-graduação x 45% dos homens);
  • No Brasil, este cenário não é diferente, com apenas 7% de participação das mulheres neste segmento e 1% de participação nas posições de C-Level.

Este cenário só poderá ser revertido em alguns anos, e o mais importante é que para isso aconteça as mulheres precisam começar a considerar a cibersegurança como uma opção de carreira, uma vez que tem as habilidades requeridas para atuar nesta área: pensamento crítico, persistência e criatividade.

O maior desafio está em incentivar não só as mulheres, mas a população em geral, a pensar sobre cibersegurança. As oportunidades existem para todos aqueles que se dedicarem.

O Global Information Security Workforce Study é um dos principais estudos na área de Segurança da Informação. Em sua oitava edição, a pesquisa contou com mais de 19 mil profissionais em todo o mundo. Para mais informações e resultados completos do GISWS, acesse iamcybersafe.org/gisws/.

Sobre o (ISC)²
O (ISC)² é uma organização associativa internacional sem fins lucrativos, que tem como objetivo inspirar um mundo cibernético seguro. Reconhecido pela premiada certificação Certified Information Systems Security Professional (CISSP®), o (ISC)² oferece um portfólio de credenciais que abordam a segurança de maneira holística e programática. Nossos mais de 125.000 membros são profissionais certificados em segurança da informação, de software, de infraestrutura e cibernética que fazem a diferença e ajudam a impulsionar a indústria. Nossa visão é apoiada no compromisso em educar e alcançar o público em geral por meio de nossa fundação beneficente – The Center for Cyber Safety and EducationTM. Para mais informações sobre o (ISC)², visite http://www.isc2.org

© 2017 (ISC)² Inc., (ISC)², CISSP, SSCP, CCSP, CAP, CSSLP, HCISPP, ISSAP, ISSEP, ISSMP e CBK são marcas registradas do (ISC)², Inc.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<