Últimas notícias

Fique informado
Assinatura Digital e Software Livre

Assinatura Digital e Software Livre

04/09/2015
Há pouco tempo lançamos o Blue Crystal http://bluecryst.al que é uma solução completa de assinatura digital em software livre
Por Sergio Leal
Sergio Leal - Colunista CryptoID

Sergio Leal criador do Blue Crystal e  Colunista CryptoID

O Blue Crystal não é direcionada para o usuário final, mas para os desenvolvedores de aplicações que precisam de componentes de assinatura digital.

Desde então recebi muitos questionamentos e feedbacks sobre o impacto do software livre no meio da certificação digital e gostaria de compartilhar com vocês.

O fato do produto ser gratuito é o primeiro motivo para pular no bonde do software livre, mas que outras vantagens podem levar você a fazer a mudança?

Longevidade

Quando você escolhe uma solução fechada não sabe por quanto tempo aquele produto será mantido pelo fornecedor, ou se esse fornecedor existirá por muito tempo. Imagina adotar uma ferramenta e depois ter que refazer tudo porque ela não atende mais as suas necessidades?

Interesse e Roadmap

Quando um fornecedor define um roadmap as escolhas estão baseadas em seus interesses, e muitas vezes desalinhadas com grupos específicos de usuários. No modelo de software livre os grupos de usuários podem criar e desenvolver aspectos do produto segundo seu próprio interesse.

Bugs e problemas

Ao se deparar com um bug em um produto fechado o usuário pode no máximo fornecer uma descrição do problema para o fornecedor, e esperar que ele seja priorizado e corrigido. Quando isso acontece em um produto de software livre, a comunidade tem a opção de buscar suas próprias maneiras de corrigir o problema rapidamente e seguir em frente.

Aprendizado

Quando uma organização adota o software livre ela oferece a seus colaboradores a oportunidade de ver a ‘coisa por dentro’ e entender na prática como a ferramenta funciona, sem qualquer tipo de restrição.

Caixa-preta

Depois de toda a crise de espionagem denunciada pelo Edward Snowden você tem certeza que não se importa em saber exatamente o que o seu sistema de assinatura digital está produzindo em seu nome ‘com validade jurídica’?

Mas se você ainda não está convencido, encontrará na Internet um monte de evangelistas explicando as vantagens do software livre, e um texto que sugiro é esse aqui!

Essas são apenas algumas das razões para se juntar à comunidade Blue Crystal e nos ajudar a construir a melhor solução de assinatura digital do mercado. 

Se você tiver dúvidas ou contribuições a fazer, compartilhe suas ideias por meio dos comentários.

* Sérgio Leal 

  • Ativista de longa data no meio da criptografia e certificação digital.
  • Trabalha com criptografia e certificação Digital desde o início da década de 90, tendo ocupado posições de destaque em empresas lideres em seu segmento como Modulo e CertiSign.
  • Criador do ‘Blue Crystal’: Solução software livre completa de assinatura digital compatível com ICP-Brasil
  • Criador da ‘ittru’: Primeira solução de certificação digital mobile no mundo.
  • Bacharel em Ciências da Computação pela UERJ desde 1997.
  • Certificações:
    – Project Management Professional (desde 2007)
    – TOGAF 9.1 Certified
    – Oracle Certified Expert, Java EE 6 (Web Services Developer, Enterprise JavaBeans Developer)
  • Sérgio Leal  é colunista e membro do conselho editorial do CryptoID.

Outros artigos do autor

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<