Últimas notícias

Fique informado

Assinatura Eletrônica x Assinatura Digital. Ouça

08/06/2020

Spotlight

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

Conversamos com Carlos Roberto Fortner sobre a primeira CertLive recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das MPs 951 e 983 de 2020.

31/07/2020

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

Saiba como fazer uma procuração eletrônica com valor legal no Brasil

O inventor Ayrton Filho e ex Tabelião substituto do 1º Tabelionato de Porto alegre e Luciano Schewe, Diretor Comercial da Safeweb fazem o passo a passo para se produzir uma procuração eletrônica com valor legal no Brasil. 

28/04/2020

Ainda que, muitas vezes os termos sejam usados indistintamente para caracterizar documento eletrônico ou documento digital, sob o ponto de vista da tecnologia pode existir diferença significativa

De forma sucinta, o documento eletrônico pode ser representado na forma analógica ou digital, enquanto o documento digital é representado somente na forma digital. Deste modo, pode-se dizer que todo documento digital é eletrônico, mas nem todo eletrônico é digital.

Quando os termos envolvem assinatura, a diferença não é somente de tecnologia, mas principalmente do produto resultante.


Uma assinatura digital, pressupõe a existência de solução de integridade, autoria e não repudio.

– Integridade: entende-se a segurança de ser detectada qualquer alteração no documento ou na assinatura.

– Autoria: pressupõe o uso de característica exclusiva e desconhecida do Autor.

– Não Repudio: a garantia de poder verificar o ato e o autor da assinatura.

A tecnologia de chaves assimétricas (par de chave: pública e privada), representa hoje a única tecnologia conhecida, que atende os requisitos da assinatura digital. A associação a um certificado digital confiável, garante o relacionamento unívoco entre o titular e as chaves assimétricas.

A assinatura eletrônica, por sua vez, pode representar desde um simples consentimento, uso de biométrica e até uso chaves assimétricas. Todavia, o uso de biometria não representa característica desconhecida do autor, enquanto o uso de chaves assimétrica não associado a um certificado digital confiável não produzem assinaturas seguras.

Deste modo, a segurança produzida por uma assinatura digital, quando associada a um certificado confiável, viabilizou a segurança jurídica do documento eletrônico assinado digitalmente.

Sobre a Safeweb

A Safeweb desenvolve soluções nas áreas de Certificação Digital e de Atributo, Documentos Fiscais Eletrônicos, Portal de Assinaturas Eletrônicas, Gateway de Pagamentos e Recebimentos, entre outros.

Para fomentar o DNA tecnológico da empresa, O Grupo Safeweb inaugurou recentemente seu próprio Hub de Inovação, batizado de Revolution Hub, onde 5 Start Ups já estão encubadas.

Safeweb proporciona mais praticidade e comodidade para seus clientes: Compra e Emissão de Certificados Digitais, on-line. Ouça

A evolução tecnológica do mercado de saúde. Assista Webinar realizado pela da Safeweb

Safeweb oferece renovação de Certificados Digitais através de videoconferência. Ouça

Confira nossa coluna exclusiva sobre assinatura digital e eletrônica!

  Explore outros artigos! ] i