Banco Central (BC) soltou um comunicado nesta segunda-feira em relação às recentes notícias veiculadas pela imprensa acerca de testes que serão realizados com a plataforma WhatsApp Pay (WAP) no mercado de pagamentos
O BC considera um importante avanço o início dos testes e dá boas-vindas a todos os arranjos que desejarem participar dos testes.
No caso da Visa, um dos instituidores dos arranjos de pagamento responsáveis pela solução de pagamento do WAP, o BC informou à empresa que não há impedimento para a realização dos testes solicitados, no entanto, esses testes não podem envolver a realização de qualquer transação real com usuários e não podem movimentar valores reais em qualquer montante.
Os testes não fazem parte do processo formal de análise do pedido das empresas para operar a referida solução de pagamentos, o qual continua sendo analisado conforme os procedimentos e prazos-padrão utilizados com outras solicitações.
O Banco Central BC espera concluir essa análise o mais rápido possível, de modo a logo recepcionar os novos participantes no sistema de pagamentos, com a devida segurança quanto à saudável competição e à segurança de dados dos usuários, portanto, os testes não implicam autorização do BC, nem tampouco sinalizam decisão final nesse sentido, a qual, reitera que deve ser concedida tão logo sejam percorridos os trâmites do processo de autorização.
Ainda não houve manifestação do BC sobre os questionamentos feitos pela Mastercard, o que deverá acontecer nos próximos dias, seguindo a mesma racionalidade de pedidos de mesmo teor.
PIX dá outro passo importante rumo ao lançamento em novembro
- Webinar gratuito revela como se preparar para participar do projeto da moeda digital do Banco Central previsto para 2025
- Banco Central abre consulta pública sobre prestadoras de serviço de ativos virtuais (VASPS)
- Visa elenca as principais fraudes durante a Black Friday no Brasil
- Diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, abre o 14º Congresso Internacional de Gestão de Riscos (G-RISC)
- Novas regras do Pix trarão mais segurança nas transações