Inovação permite a assinatura digital em arquivos no formato PDF
A BRy Tecnologia foi a primeira empresa brasileira a desenvolver uma solução 100% nacional para assinar e verificar documentos com o padrão PAdES (PDF Advanced Electronic Signatures) ICP-Brasil. O padrão PAdES possibilita a assinatura digital de documentos PDF. Pioneira no desenvolvimento e na aplicação dessa tecnologia no Brasil, a BRy já disponibiliza desde o início de agosto essa nova funcionalidade em todas as soluções da empresa.
Um dos principais diferenciais do formato PAdES é a representação visual da assinatura no próprio arquivo e a capacidade de manter a aparência do documento, independente do sistema operacional em que é visualizado. Essas características, aliada a grande popularidade e disseminação dos arquivos em formato PDF, contribuem para o aumento e maior aceitação do uso de documentos eletrônicos assinados digitalmente.
“Apesar de bastante utilizados, falta aos outros padrões normatizados pela ICP-Brasil, como o XAdES e o CAdES, o conforto da visualização da assinatura na própria aplicação que exibe o documento. Ao facilitar esse processo, a tendência é que instituições públicas e privadas aos poucos passem a utilizar o padrão PAdES para geração de suas assinaturas”, analisa o Diretor Comercial da BRy Tecnologia, Marcelo Brocardo.
As soluções desenvolvidas pela BRy, como o software de assinatura digital BRy Signer, SDKs e Framework, além de fornecer a funcionalidade de verificação de assinaturas, disponibilizam também a funcionalidade de assinatura digital no padrão PAdES ICP-Brasil. “Mais uma vez a BRy está à frente do mercado mostrando sua alta especialização e conhecimento em certificação digital”, avalia Brocardo.
A BRy acompanha a normatização e desenvolvimento do padrão PAdES desde o início da sua aplicação e regulamentação no Brasil. A empresa catarinense participou do Grupo de Trabalho para definição do padrão nacional do PAdES junto a ICP-Brasil. Outras soluções para a assinatura e a verificação no padrão PAdES ainda estão surgindo no Brasil, como o plugin em desenvolvimento pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que irá permitir ao Adobe Reader verificar assinaturas neste padrão.
Diferentes tipos de assinatura
Atualmente, além do PAdES, a ICP-Brasil já regulamenta os padrões CAdES e XAdES de geração, armazenamento e verificação de assinatura digital. “Esses padrões permitem a validação dos documentos no decorrer do tempo, garantem a interoperabilidade entre diferentes sistemas, a atualização tecnológica da segurança e a possibilidade de múltiplas assinaturas em um mesmo documento”, explica o Diretor da Bry.
Cada padrão tem uma aplicação específica: o CAdES é recomendado para assinatura de qualquer tipo de documento, o XAdES para assinatura de documentos no formato XML e o PAdES para a assinatura de documentos no formato PDF. “O objetivo destes padrões é regulamentar os formatos que deverão ter as assinaturas digitais para que quando forem geradas em um determinado sistema, em dado instante, possam ser compreendidas e validadas por outro sistema, garantindo a interoperabilidade”, esclarece Brocardo.
O PAdES ICP-Brasil é diferente do padrão PAdES internacional. O formato PAdES ICP-BRASIL utiliza o conceito de Políticas de Assinatura as quais definem os requisitos mínimos de segurança que devem ser respeitados na geração e validação da assinatura digital.