Últimas notícias

Fique informado

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

28 de dezembro de 2020

Spotlight

Comitê Gestor da ICP-Brasil aprova emissão primária por videoconferência

A aprovação cria o amparo jurídico necessário para a edição da Instrução Normativa que regulamentará e viabilizará o processo operacional da emissão primária de Certificados Digitais através de videoconferência.

22 de janeiro de 2021

Veja o que diz Miguel Martins da AET Europe sobre gerenciamento de eIDS

Como traçar a estratégia de IAM para sua organização? Confira o que diz a AET Europe, líder global em gerenciamento de identidades.

19 de janeiro de 2021

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

A INSTRUÇÃO NORMATIVA ITI Nº 21, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2020 ITI – Instituto Nacional de Identificação Digital, Esta Instrução Normativa aprova a versão 2.0 dos volumes I e II do Manual de Condutas Técnicas – MCT nº 10 da ICP-Brasil com o objetivo de atender a necessidade de novos protocolos e procedimentos para auditoria e sincronismo da Rede de Carimbo do Tempo.

Manual de Condutas Técnicas – MCT nº 10 trata respectivamente de Requisitos e Procedimentos de ensaio.



Requisitos, materiais e documentos técnicos para homologação de carimbo do tempo no âmbito da ICP-Brasil e Procedimentos de ensaios para avaliação de conformidade de carimbo do tempo no âmbito da ICP-Brasil.

Conversamos com André Caricatti, Coordenador-Geral de Operações do Instituto Nacional de Tecnologia – ITI e ele destacou que o MCT nº 10 traz inovações no sistema de carimbo do tempo da ICP-Brasil voltadas especialmente ao sincronismo de tempo, sendo destaque o uso do protocolo PTP – Precision Time Protocol.

O PTP – Protocolo de Tempo Preciso – é um protocolo usado para sincronizar os relógios através de uma rede de computadores. Em uma rede de área local, ele alcança precisão de um relógio na faixa de sub-microssegundos, tornando-o adequado para sistemas de medição e controle.

Segindo Caricatti, “Protocolo PTP – Precison Time Protocol – está sendo adotado porque permitirá aprimorar o sincronismo dos relógios dos servidores de carimbo do tempo – SCT. Os novos protocolos desenvolvidos para a rede da carimbo do tempo serão de uso livre na ICP Brasil, permitindo que qualquer fabricante interessado em produzir equipamentos desta natureza participe do mercado“.

O principal ganho para a ICP-Brasil está relacionado à interoperabilidade: o edital exige que a empresa vencedora torne livre, para uso no escopo da ICP-Brasil, o protocolo de sincronização de tempo e auditoria entre os equipamentos de Carimbo de Tempo e a infraestrutura a ser instalada no ITI.

Com isso espera-se maior competitividade: o mercado ganha imediatamente mais uma fornecedora, a KRYPTUS, que foi homologada como vencedora da licitação e eventuais outras que se interessarem pelo mercado.

Dr. Roberto Gallo CEO da Kryptus

Consultado, Dr. Roberto Gallo CEO da Kryptus comentou: “ao contrário do que normalmente se imagina, interoperabilidade aumenta mercado para todos os participantes. O fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais. Estamos comprometidos em garantir que os nossos clientes estejam um passo à frente!”.

O Carimbo do Tempo

“Carimbo do Tempo é um conceito genérico que engloba termos como: datação eletrônica, carimbo de tempo, selo cronológico digital, carimbo digital, protocolos digitais e outros.

Basicamente, a função do Carimbo do Tempo é comprovar a ocorrência de um evento no meio eletrônico em um determinado instante que na maioria dos casos requer eficácia probatória e adicionalmente o documento ao receber o Carimbo do Tempo passa ter informações protegidas contra alterações, assegurando que aquele é o conteúdo final naquele dia e hora.

Carimbo do Tempo é uma sequência de caracteres, indicando a data e ou o tempo em que um determinado evento ocorreu. Estes dados são normalmente apresentados em um formato consistente, permitindo fácil comparação de dois diferentes registros e acompanhamento do progresso ao longo do tempo.

O recurso do Carimbo do Tempo confere o caráter de temporalidade e tempestividade aos atos praticados no meio eletrônico. 

A temporalidade está relacionada ao período de tempo e ao gerenciamento de documentos eletrônicos uma vez que está determinando o ciclo de vida do documento, e a tempestividade registra o momento exato do ato praticado.

As Autoridades Certificadoras do Tempo – ACT’s são as entidades responsáveis pela emissão do Carimbos do Tempo no Brasil, que seguem normativas e padrões determinados pelo Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira –  CG ICP-Brasil. O carimbo do tempo registra o horário sincronizado aos relógios dos SCTs – Servidores de Carimbo do tempo (SCTs) e são auditados e sincronizados  por  Sistemas de Auditoria e Sincronismo (SAS).

Quando precisamos do Carimbo do Tempo?

Ao entregar ou receber um documento com prazo no mundo analógico, produz-se um protocolo contendo data e hora do recebimento do mesmo. E como isso se dá no mundo eletrônico?  Veja neste artigo.

O Carimbo do Tempo é obrigatório?

A utilização de carimbos de tempo no âmbito da ICP- Brasil é facultativa. Os documentos eletrônicos assinados digitalmente com chave privada correspondente a certificados ICP- Brasil  são válidos com ou sem o carimbo do tempo.”

Trecho da matéria publicada pelo Crypto ID em 18/11/2015 Carimbo do Tempo | Cenário Brasileiro

ITI publica IN sobre Carimbo do Tempo: Requisitos e Procedimentos de ensaios

API de carimbo do tempo torna sistemas internos mais seguros

ITI abre consulta pública sobre novos protocolos para carimbo do tempo

ACT: o que é e como aplicar um carimbo do tempo? – Ouça

Carimbo do Tempo | Cenário Brasileiro

Ponto Digital com certificado ICP-Brasil e carimbo do tempo da Bry

Assista a entrevista realizada pelo Crypto ID com Dr. Roberto Gallo – CEO da Kryptus sobre a importância da Criptografia no cenário brasileiro e mundial diante da alta conectividade, trabalho remoto e da vigência das leis de proteção de dados e privacidade!

21set(set 21)16:0023(set 23)18:0018º CertForum - Brasília 21 a 23 de setembro de 2021O maior fórum sobre a tecnologia da identificação digital do Brasil16:00 - 18:00 (23) BRASILIA Hotel Royal Tulip Brasilia Alvorada, SHTN Trecho 1 Conjunto 1B - Bloco C - Asa Norte, Brasília