Últimas notícias

Fique informado

Cartórios de Imóveis já emitem mais de 53 mil certidões em formato digital no Paraná

17/10/2019

Lançada oficialmente em maio deste ano como um portal de serviços eletrônicos dos Cartórios de Imóveis do Paraná, a Central dos Registradores de Imóveis, plataforma que reúne as 200 unidades de Registro do Estado, já emitiu 53.813 certidões eletrônicas à população paranaense.

Portal de Serviços eletrônicos registrou aumento de 79% na emissão de documentos eletrônicos no Estado entre os meses de maio e setembro deste ano

Lançada oficialmente em maio deste ano como um portal de serviços eletrônicos dos Cartórios de Imóveis do Estado do Paraná, a Central dos Registradores de Imóveis, plataforma que reúne as 200 unidades de Registro do Estado, já emitiu 53.813 certidões eletrônicas à população paranaense, trazendo agilidade, segurança e conveniência aos usuários. Entre maio e setembro deste ano, o número representa um crescimento de 79% no número de atos eletrônicos praticados.

Os números foram divulgados pela Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar), entidade responsável pela coordenação da plataforma que reúne uma série de serviços que antes somente eram realizados de forma presencial nos Cartórios do Estado. Além do pedido de certidões eletrônicas estão disponíveis também os serviços de pesquisa eletrônica de bens, certidões digitais e acompanhamento do registro de imóveis.

Conforme explica o presidente da Aripar, Gabriel do Amaral, a tecnologia é uma grande aliada nesse sentido. “Os serviços online congregam muitas facilidades para os interessados. Não depender de deslocamento para solicitar certidões em qualquer parte do Estado, por si só, já é um grande avanço, especialmente para quem dá valor ao tempo e aos benefícios dos meios tecnológicos”, explicou.

Para o diretor de tecnologia e informática da Aripar, José Eduardo de Moraes, os números apresentados vão de encontro com a necessidade de contribuir para com a sociedade, ofertando serviços online com agilidade e segurança. “Queremos focar no que é essencial para as pessoas, na segurança jurídica, garantia do tráfego imobiliário e nos direitos de todos”, destaca.

“Esse expressivo número de certidões emitidas já era esperado, visto que, nosso Estado é de grande importância para o país e a sociedade demanda muito esse serviço. Isso tudo demonstra que nosso papel vem sendo feito e esperamos crescer e oferecer cada vez mais facilidades como essa”, salientou Moraes.

Para conhecer as facilidades oferecidas pela plataforma e requerer documentos de maneira online, rápida e segura basta acessar o portal www.registradores.org.br.

Fonte: IRIB