Últimas notícias

Fique informado
CASE – DIPLOMA ELETRÔNICO

CASE – DIPLOMA ELETRÔNICO

20/07/2014

Não há dúvidas de que a segurança é o principal benefício da assinatura digital, mas não se pode deixar de mencionar a comodidade que a tecnologia proporciona, tanto para quem assina, quanto para quem precisa consultar o diploma eletrônico “, João Miranda Gomes, Gerente de TI do Centro Universitário Belas Artes.

Objetivo do diploma eletrônico

  • Garantir a autenticidade do diploma;
  • Agilizar processos;
  • Melhorar a produtividade.

O Centro Universitário Belas Artes foi a primeira instituição privada do Brasil a utilizar o diploma eletrônico assinado digitalmente. Precursora no segmento, a Belas Artes foi impulsionada a utilizar o Certificado Digital por conta da segurança que a assinatura digital garante ao diploma.

A partir da adoção da tecnologia, notaram-se outros benefícios: a agilidade nos processos e a facilidade que a tecnologia proporciona para a consulta do diploma eletrônico, seja por parte do aluno formado ou por parte da empresa que pretende contratá-lo e precisa ter a certeza de que as informações prestadas são verídicas.

SOLUÇÃO para o diploma eletrônico

A solução foi o uso do Certificado Digital ICP-Brasil e um portal de documentos eletrônicos para assinar digitalmente os diplomas dos alunos.

A plataforma de serviços que permite a assinatura de qualquer tipo de documento eletrônico de forma simples, segura, sustentável e de qualquer lugar do mundo. A assinatura manuscrita deu lugar à assinatura digital, que possui validade jurídica, garantida pela legislação brasileira, por ser gerada a partir do uso do Certificado Digital ICP-Brasil.

  • Entenda como funciona o diploma eletrônico faz-se o upload de um ou centenas de documentos na plataforma de assinaturas;
  • O sistema notifica cada um dos signatários indicados;
  • Os signatários acessam o Portal de Assinaturas e assinam um diploma ou um lote com centenas de documentos de uma única vez, por meio do Certificado Digital ICP-Brasil.
O Centro Universitário Belas Artes possui uma seção especial dentro do Portal de Assinaturas onde os alunos podem consultar ou compartilhar o diploma por meio de um link.

“O diploma eletrônico pode ser visualizado por meio de celular, por exemplo, de forma segura e com toda a comprovação de veracidade das informações e assinaturas. É muito cômodo”, explica João.

Resultado

A Belas Artes utiliza a plataforma de assinaturas desde dezembro de 2012 para assinar os diplomas eletrônicos das turmas de graduação e pós-graduação. Com a adoção da assinatura digital, um lote de diplomas, com aproximadamente 100 documentos, é assinado em apenas um 1 dia. Antes, este mesmo processo, levava cerca de uma semana.

“O volume de diplomas emitidos semestralmente é muito grande e ainda estamos trabalhando para a migração total do físico para o digital. Mas já estamos colhendo os resultados da utilização desta tecnologia. Hoje, já emitimos os diplomas com muito mais agilidade, facilitamos o acesso do aluno ao diploma eletrônico e o mais importante: garantimos a segurança do documento, coibindo possíveis fraudes.

A solução ainda reduziu o tempo da Reitoria, Diretoria e Secretarias dedicado às assinaturas, o que proporcionou mais agilidade nos processos”, explica João.
O resultado foi tão positivo que, atualmente, a tecnologia já está sendo utilizada para outros documentos, como Atestado de Matrícula e Histórico Escolar. “Certamente, temos a intenção de ampliar o uso da assinatura digital além do diploma eletrônico”, completa.

SOBRE O CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO:
Fundado em 23 de Setembro de 1925, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é uma das mais tradicionais instituições de ensino do país. Dividido em três unidades, o centro universitário é reconhecido pelo ensino com personalidade, posicionamento adotado em 2009.

www.belasartes.br

São Paulo/SP

Com informações do Portal de Assinaturas da Certisign

Quer divulgar seu CASE?
Escreva pra gente!

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<