Últimas notícias

Fique informado

Certificado Digital: inovações à vista

21/09/2011
Com o objetivo de proporcionar segurança e comprovar transações realizadas pela internet, o certificado digital (documento eletrônico que atesta a identidade de uma pessoa, uma empresa ou um site) permite que processos, antes, realizados apenas no meio físico, possam ser feitos totalmente pelo ambiente virtual.
Segundo dados da Camara-e.net, até 2012, serão emitidos 25 milhões de novos certificados, incluindo pessoas físicas e jurídicas.
De acordo com Robson Tavarone, sócio e diretor comercial do site de Compras Coletivas Ótima Oferta, o certificado digital tornou-se um aliado de peso para quem busca autenticidade, integridade e agilidade nas transações comerciais e financeiras. Segundo Tavarone, os maiores benefícios da certificação digital são:
  • Processos mais rápidos, menos burocráticos e mais baratos, tanto para pessoa física como jurídica, otimizando a rotina administrativa financeira, contábil e fiscal.
  • Possibilidade de efetuar a habilitação pela internet, no site de uma das Autoridades Certificadoras disponíveis no site da Receita Federal.
  • Tendência de adesão da tecnologia por todas as entidades públicas, diminuindo os atrasos na resolução de processos e otimizando a produtividade.
  • Contribuição à sustentabilidade, já que minimiza o uso de papel, significando redução de custos com emissões e armazenamento de documentos, notas fiscais, contratos, processos, entre outros.
  • Privacidade e segurança em casos como transações bancárias (propiciando maior proteção ao correntista no acesso a vários serviços pela internet) ou para empresas (protegendo dados e informações que trafegam pelas redes internas e externas).
  • É regulamentada por lei no Brasil, tendo como base a MP 2.200-2 de 24/01/2001.
Acesso ao sistema e-CAC (Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte da Receita Federal), possibilitando a pesquisa virtual da situação fiscal das empresas e de pessoas físicas, consultas de recolhimentos de DARFs, entre outros.

O Blog apresenta sempre novidades sobre certificação digital. Conheça e divulgue.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<