Últimas notícias

Fique informado

Certisign exibe sistema de gerenciamento de certificados SSL

22 de junho de 2012
A Certisign, empresa brasileira pioneira em certificação digital no país, leva diversas novidades – de produtos a cases sustentáveis de grandes companhias – aos visitantes do CIAB FEBRABAN 2012 – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, que acontece de 20 a 22 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

A nova MPKI para SSL (Managed Public Key Infrastructure) – que facilitará ainda mais o dia a dia de bancos e instituições financeiras na gestão de certificados digitais – teve a primeira versão lançada em 1999. Seus sistemas permitem que grandes companhias administrem seus certificados de servidor, SSL – Secure Sockets Layer  com total autonomia. Por meio desse sistema é possível solicitar, aprovar, revogar e renovar os certificados digitais SSL. Estes certificados são os que identificam os sites na internet e protegem a comunicação entre organizações e seus usuários virtuais.

A novidade da MPKI Certisign é que agora o sistema – totalmente atualizado – permite que os bancos comprem certificados SSL, nas versões Site Seguro, Site Seguro Pró, certificados EV e os certificados CodeSign de maneira integrada, administrando todos os certificados simultaneamente.

“Com a atual configuração da MPKI torna-se possível comprar e administrar os diversos tipos certificados numa mesma console de administração. O sistema evoluiu justamente para atender as organizações que compram grandes quantidades de certificados e que utilizam certificados diferentes para cada tipo de serviço”, afirma Regina Tupinambá – diretora comercial da Certisign.

Atualmente, a Certisign possui em seu leque de clientes, 90% dos bancos nacionais e historicamente o segmento financeiro é o 1º no total de certificados SSL emitidos pela companhia. Desses 90%, todos já utilizam a MPKI e poderão adquirir a nova versão para principalmente a inclusão dos certificados EV. 

Paulo Kulikovsky

“Os certificados EV (Validação Avançada)  são os certificados dos sites que sinalizam aos visitantes o status de segurança pelas cores. Verde é confiável e vermelho indica inconformidade de identificação. Em número de clientes de SSL o maior setor é o comércio eletrônico, mas contabilizando certificados emitidos, o segmento financeiro lidera por que compram um volume muito maior de certificados que outras organizações”, explica Paulo Kulikovsky, vice-presidente da Certisign.

Outra novidade que a Certisign apresenta no CIAB são os novos serviços que passam a acompanhar, gratuitamente, os certificados SSL PRÓ, o campeão de vendas da empresa. São itens como Malware Scanning (busca de códigos maliciosos), Avaliações de Vulnerabilidade e o Seal in Search (sistema que aponta link como confiável em sites de busca), todos by Symantec. 

Regina Tupinambá

“Sentimos a necessidade de adicionar esses serviços gratuitamente aos certificados Site Seguro Pró e Site seguro Pró EV, para estimular o investimento na melhor opção técnica entre os certificados SSL disponíveis no mercado mundial, pontua Regina Tupinambá, diretora Comercial da Certisign. Em especial o Malware Scanning e a Avaliação de Vulnerabilidades são serviços muito procurados por nossos clientes.

Os grandes bancos contam com departamentos internos que cuidam desse tipo de ameaça, mas será muito útil para os pequenos bancos e outras instituições financeiras, além é claro, dos sites do e-commerce e demais segmentos”, pontua Ricardo Gobbo, gerente de produtos da Certisign.

Portal de Assinaturas EletrônicasA Certisign também apresenta no evento, o produto “Portal de Assinaturas Eletrônicas”, uma plataforma de serviços em nuvem de assinaturas de documentos eletrônicos assinados por certificados emitidos na hierarquia da ICP Brasil, portanto com validade jurídica.

O objetivo principal do portal é consolidar o conceito de certificação digital no Brasil e expandir o uso dessa tecnologia no país. “Queremos que as empresas não guardem o certificado, mas estendam essa tecnologia para outras aplicações. Com o portal, pretendemos estimular a diversificação no uso do certificado digital, massificando a tecnologia entre pessoas físicas e empresas, encurtando o caminho de desenvolvimento de aplicações baseadas em certificação digital”, afirma Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.

O portal traz muitos benefícios, como a praticidade, e é um aliado aos projetos que buscam a sustentabilidade. Pela desmaterialização dos processos e redução da emissão do CO², o Portal de Assinaturas evitará deslocamentos para colher assinaturas e suas respectivas autenticações, por exemplo.

“Optamos nesse primeiro momento por apresentar recursos úteis, de forma prática e simples: assinar documentos eletrônicos de forma organizada. Já temos dezenas de outras funcionalidades previstas, mas entendemos que os usuários precisam ter primeiro a percepção de como é simples assinar seus documentos eletrônicos com validade jurídica e, aos poucos, mostraremos outras funcionalidades. Paralelamente a esta versão para usuários já entregamos alguns portais exclusivos para grandes organizações e estamos finalizando outros nos setores de seguro, indústria, construção civil, financeiro e também para uma instituição pública”, esclarece Maria Teresa Aarão, gerente de desenvolvimento de novos produtos da Certisign.

O preço do serviço é R$ 10,80 por documento eletrônico, independentemente da quantidade de assinaturas, páginas ou de originais que serão distribuídos. A Certisign não cobrará pelo serviço durante dois meses.  “Quem se cadastrar no portal nos primeiros meses 

www.portaldeassinaturas.com.br, receberá gratuitamente créditos para assinatura de 10 documentos eletrônicos e se for preciso daremos mais créditos aos usuários que solicitarem. Nosso objetivo é levar os titulares dos certificados digitais à experimentação”, afirma Regina Tupinambá. E ressalta que os certificados de todas as Autoridades Certificadoras da ICP Brasil serão interoperáveis com o Portal de Assinaturas.

Fonte: Computerwold

O Blog apresenta sempre novidades sobre certificação digital. Conheça e divulgue.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<