Últimas notícias

Fique informado
CFC faz balanço da eleições eletrônicas para conselheiros dos CRCs

CFC faz balanço da eleições eletrônicas para conselheiros dos CRCs

26/11/2015

Spotlight

A sanção da Lei 14.063 de 2020, segundo agência Senado.

A nova lei cria dois novos tipos de assinatura eletrônica em comunicações com entes públicos e em questões de saúde: simples e avançada.

25/09/2020

Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira – LGPD começa a valer

Começa a valer nesta sexta 18 de setembro de 2020 conforme o texto aprovado pelo Senado .

18/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

Eleições eletrônicas mudam a forma dos conselhos de classe escolherem seus representantes

Conselhos de classe inovam em eleições com votação online Somente

21/11/2015

CFC usará certificados digitais para identificar eleitor em eleições

Por Lydia Assad * O Conselho Federal de Contabilidade realizará na

17/11/2015

CFC | O Conselho Federal de Contabilidade realiza eleições em novembro por meio eletrônico

Eleições nos CRC’s e CFC realiza eleições em novembro e ocorrem por

04/10/2015
Eleições eletrônicas
Nivaldo Cleto

Nivaldo Cleto

“Eu tive a oportunidade de votar pela primeira vez com o meu Certificado Digital eCPF nas eleições do CRC SP. Foi muito rápido, não precisei de senhas e login, bastou que às 8:01 hs do dia 17/11/2015, da minha sala em Perdizes, eu realizei o meu voto. Não tive que deixar o meu trabalho, enfrentar o trânsito caótico de São Paulo, o calor insuportável, e as possíveis abordagens simpáticas ou não na boca de urna. Parabéns aos diretores do CFC que proporcionaram aos profissionais da contabilidade esse conforto e avanço tecnológico. Que sirva de exemplo aos demais Conselhos de Fiscalização do Exercício da Profissão, declara Nivaldo Cleto  contador e presidente da AARB  – Associação das Autoridades de Registro do Brasil.

 

CFC faz balanço da eleição para conselheiros dos CRCs

A ata da eleição para escolha de conselheiros dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) foi lavrada neste dia 18 de novembro, após o encerramento da votação em todos os estados e no Distrito Federal.

Segundo o afirma o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC e presidente da Comissão Eleitoral, Aécio Prado Dantas Júnior, sobre o pleito para a escolha de um terço dos conselheiros que compõem os plenários dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e, também, em algumas unidades da Federação, para o preenchimento de vagas de mandato complementar.

“O sistema eleitoral contratado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para votação exclusivamente por meio eletrônico, funcionou em perfeitas condições, garantindo a normalidade do processo”, declara Aécio Prado Dantas Júnior.

A comissão eleitoral foi constituída pelo CFC pela Portaria nº 63, de 27 de abril de 2015, e conta com os seguintes membros: Aécio Prado Dantas Júnior (coordenador), Luis Mateus Grimm, Mário Rogério Marotta, Rodrigo Magalhães de Oliveira, Cesar Roberto Buzzin e João Dantas Junior.

Nesta eleição, foram incorporadas algumas novidades para facilitar a votação pelos profissionais, como o voto por meio de smartphones e com a utilização do e-CPF. “Tivemos a preocupação de organizar o processo eleitoral de forma que o maior número possível de profissionais pudesse participar”, destaca Aécio Prado.

No Brasil, houve o total de 350.289 votos, o que corresponde a 85,05% dos profissionais aptos a participar da eleição. “Esse percentual foi considerado bastante satisfatório”, declara o presidente da comissão eleitoral.

Conheça, a seguir, alguns dados registrados pelo sistema durante a eleição:

Às 9 horas do dia 17, registrou-se o pico de 66.282 pessoas acessando a página da eleição em uma hora;
Durante a votação, houve acessos no site vindos de 76 países;
6,83% dos acessos vieram de dispositivos móveis;

Aproximadamente 8,5% dos votos foram por e-CPF – 30 mil votos.

Atendimento

Aécio Prado destaca que, durante o processo eleitoral, foi criada uma estrutura para atendimento aos profissionais que tivessem dúvidas ou encontrassem alguma dificuldade para votar. Foram instalados um email específico e uma linha telefônica, além de um serviço de chat no site da eleição (www.eleicaocrc.com.br). Esses canais foram abertos no dia 28 de outubro e permanecem em operação até 24 de novembro, em horário comercial – com exceção do e-mail, que pode ser enviado a qualquer momento dentro desse período.

Conheça alguns dados sobre os atendimentos:

Foram atendidas 1.651 chamadas telefônicas desde o início do processo. Desse total, 1.449 chamadas foram nos dias 17 e 18 de novembro;
Houve 7.651 atendimentos via chat, entre chamadas on-line e off-line, com índices de satisfação de 82% no primeiro dia de votação (17) e 87% no segundo dia (18).

Justificativa

O presidente da comissão eleitoral chama a atenção dos profissionais que não puderam votar – por estarem impedidos legalmente ou enfermos – para o prazo de justificativa de voto. “A justificativa deve ser feita no site da eleição, em campo específico, até o dia 18 de dezembro”, ressalta Aécio Prado.

Fonte: COMUNICAÇÃO CFC
Por Maristela Girotto

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<