Últimas notícias

Fique informado
CGI.br debate liberdade, privacidade e direitos humanos

CGI.br debate liberdade, privacidade e direitos humanos

23/06/2015
Segunda Conferência do ciclo em comemoração aos 20 anos do CGI.br recebe Frank La Rue e James Bamford

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) abre ao público o Ciclo de Conferências “CGI.br 20 anos – princípios para a governança e uso da Internet”. No dia 02 de julho, às 19h30, o princípio “liberdade, privacidade e direitos humanos” será debatido por Frank La Rue, advogado e ex-relator especial da ONU para o direito à liberdade de expressão e opinião, e o jornalista e escritor James Bamford, conhecido pelo trabalho investigativo sobre órgãos de inteligência dos EUA, especialmente a Agência de Segurança Nacional (NSA).

De acordo com Hartmut Glaser, Secretário Executivo do CGI.br, a sincronia da realização do debate com o atual estágio de evolução da Internet é importante. “Desde as revelações de Edward Snowden, discussões sobre privacidade na Internet tomaram proporções muito significativas. Trazer a palavra de quem acompanha a evolução desse paradigma na Internet é absolutamente condizente com as atividades e reflexões do CGI.br”, declara.

O evento tem vagas limitadas, e as inscrições devem ser realizadas em http://cgi.br/20anos/. Todo o Ciclo de Conferências será transmitido ao vivo e os vídeos disponibilizados no site do CGI.br.

Próximas conferências

O Ciclo de Conferências marca duas décadas de existência do CGI.br e reúne cientistas, pensadores, inventores, ativistas e personalidades da Internet. No total, serão dez encontros, cada um deles guiado por um dos princípios para a governança e uso da Internet do CGI.br, documento considerado internacionalmente como referência e que inspirou a lei do Marco Civil da Internet.

As conferências acontecerão até dezembro, em paralelo a eventos realizados pelo CGI.br e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a exemplo do V Fórum da Internet do Brasil, o IV Fórum Brasileiro de CSIRTs, o V Seminário de Proteção à Privacidade, a Conferência Web.br, dentre outros, visando com isso, que as diferentes comunidades integrem as comemorações.

Todas serão transmitidas na Internet por streaming e serão gravadas e disponibilizadas posteriormente na Web. O CGI.br também está recebendo depoimentos de diversas pessoas que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento local e global da Internet.

O terceiro encontro será realizado durante o V Fórum da Internet no Brasil, em Salvador/BA e terá como tema “Diversidade” com a presença de Juca Ferreira, Ministro da Cultura. A agenda com todos os eventos da série está disponível no sítio comemorativo do CGI.br.

Agenda da Conferência

CGI.br 20 anos – Liberdade, Privacidade e Direitos Humanos 02 de julho de 2015, às 18h30 Av. das Nações Unidas, 11541, 1º mezanino São Paulo – SP Transmissão ao vivo em www.cgi.br/20anos a partir das 19h30. Vagas limitadas Programação completa do Ciclo de Conferências em www.cgi.br/20anos/programa

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<