A chegada do 5G vai permitir que os apps tenham uma estrutura de desenvolvimento um pouco menos complexa e mais leve
Para André Brunetta
Até pouco tempo atrás a promessa do 5G parecia algo distante para os brasileiros, porém, as operadoras já começaram a realizar seus testes e a ultra velocidade já pode ser experimentada em algumas cidades do país.
A princípio, a novidade só chega oficialmente no Brasil depois do leilão das frequências, que está previsto para acontecer em julho, mas já é possível prever alguns reflexos da tecnologia 5G no dia a dia das pessoas e, principalmente, no mundo dos negócios.
“O 5G tem conexão com velocidade ultrarrápida, promovendo mais conectividade não somente entre as pessoas, mas também entre máquinas, trazendo uma evolução tanto nos relacionamentos interpessoais, quanto empresariais. Seja qual for o segmento do negócio, será necessário se adaptar, e mais do que isso, correr atrás da inovação”, pontua André Brunetta, CEO do Zul+, principal Autotech da América Latina.
Em tempos cada vez mais imediatos e exigentes, o que está em jogo é capacidade de tornar tudo mais ágil e assertivo. Não à toa, a evolução das conexões marca uma nova era de oportunidades para o uso da inteligência artificial por parte das empresas.
De acordo com o relatório “The 5G Business Potential”, nos próximos 10 anos, estima-se que as receitas a partir da digitalização no Brasil fiquem em torno de R$391 bilhões, de forma que R$153 bilhões sejam impulsionados pelo 5G.
Ao possibilitar uma maior conectividade, a tecnologia vai impulsionar o uso de máquinas inteligentes, levar inteligência às produções, e oferecer melhores experiências a seus consumidores.
Aqui falamos da oportunidade de melhorar a capacidade de resolver questões de atendimento, aceleração da automação de processos, gerenciamento remoto, gestão de produção e estoque, previsibilidade de desperdício, e muito mais.
A internet móvel de quinta geração representa o ponto de partida para grandes mudanças de impacto, não apenas nas organizações, mas também na experiência dos consumidores. Com os processos mais rápidos, os consumidores esperarão atendimentos e soluções também mais imediatas e eficientes.
Outro segmento que vai sofrer o impacto direto da nova tecnologia são os aplicativos móveis. A chegada do 5G vai permitir que os apps tenham uma estrutura de desenvolvimento um pouco menos complexa e mais leve em seu funcionamento.
Em algumas regiões, por exemplo, a internet pode ser um pouco mais lenta e isso acaba comprometendo uma parcela de usuários e diminuindo a satisfação dos clientes. Com a nova velocidade prometida, os aplicativos poderão ser ainda mais estruturados e mais funcionalidades, fortalecendo a inovação e mais uma vez, a experiência do usuário.
“A previsão é de que até 2023, o mundo tenha quase 50 bilhões de dispositivos conectados – contra aproximadamente 3,5 bilhões atualmente. Em pouco tempo, estaremos diante de uma sociedade hiperconectada, com serviços e produtos de nova geração. Dessa forma, as empresas que estão se preparando e investindo em novas tecnologias, como a 5G, sem dúvidas terão uma vantagem competitiva diante daqueles que não alinharem suas expectativas para esse novo cenário de inovação”, finaliza Brunetta.
Sobre o Zul+
O Zul+ é uma AutoTech focada em ser a melhor companhia para quem tem um carro. Lançado em 2017 com o objetivo de atender a demanda de zona azul na cidade de São Paulo, o aplicativo está presente também nas cidades de Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Cajazeiras, Curitiba e é líder em utilização e experiência para os motoristas.
Além da função de pagamento rotativo, a plataforma oferece serviços de alerta de rodízio com geolocalização, informações de valor de mercado para compra e venda de veículos, alertas de manutenção e concessionárias próximas, seção de tributos para pagamento e parcelamento de multas, IPVA e licenciamento, tags de pedágio (que permitem viajar sem pegar filas), acionamento de seguro e pagamento de estacionamento.
A Indústria 4.0 ganha forte impulso com a implantação do 5G
Brasil se prepara para oferecer 5G em todas as capitais até o primeiro semestre de 2022
Digital Day: Huawei apresenta no Congresso como será o futuro com 5G
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!