Últimas notícias

Fique informado
Cisco lança desafio para promover inovação urbana no Rio de Janeiro

Cisco lança desafio para promover inovação urbana no Rio de Janeiro

11/08/2015
Desafio Cisco quer incentivar empreendedores e startups a criar soluções baseadas na Internet de Todas as Coisas para transformar o Rio em uma cidade mais inteligente, humana e conectada 

A Cisco está implementando na região do Porto Maravilha soluções para melhorar a gestão da cidade, qualidade de vida, eficiência dos serviços públicos, e criação de um modelo de Bairro Inteligente e mais Humano.

Além disso, a plataforma conectada implantada irá criar um laboratório urbano para permitir que a cidade, os cidadãos e as organizações individuais de todo o Brasil possam desenvolver e testar experiências inovadoras.

O Porto Maravilha terá um impacto para os visitantes durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, bem como para sua população, o Brasil e o mundo por muito tempo após o evento.

Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha

Incentivar a criação de aplicações de software digital e de experiências físicas para transformar a vida do cidadão e visitantes do Rio de Janeiro, assim como facilitar ainda mais a gestão da cidade.

Lançado hoje, dia 11 de agosto, em evento no Rio de Janeiro. (www.desafiocisco.com.br)

cisco porto maravilha 2

Foto: CISCO

O Porto Maravilha vai funcionar como um ‘laboratório urbano’ que criará benefícios de longo prazo para visitantes, cidadãos e negócios na cidade do Rio de Janeiro através de uma experiência tecnológica inclusiva e diferenciada. Ao promover o Desafio Cisco, vamos trabalhar com as mentes mais brilhantes do Brasil para ajudar a transformar o Rio em uma cidade inteligente e humana, servindo de modelo para outras cidades do País e do mundo”. Rodrigo Dienstmann, presidente da Cisco do Brasil.

O desafio é voltado para empreendedores, desenvolvedores, startups e universidades do Brasil e tem o objetivo de criar um Bairro Inteligente e Mais Humano, utilizando a Internet de Todas as Coisas (IoE).

Participantes que apresentarem as cinco ideias mais inovadoras farão parte de um programa de aceleração, apoiado pelo Centro de Inovação IoE da Cisco e por um parceiro acelerador, com o objetivo de viabilizar a implementação desses projetos antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O prazo para inscrição para a primeira fase se encerra no dia 7 de setembro

O anúncio será feito durante o lançamento do Distrito Criativo, uma iniciativa da rede de empreendedores interessados no desenvolvimento econômico e social da região do Porto, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp). O evento deve reunir representantes dos setores públicos e privados.

O Desafio faz parte da iniciativa da Cisco de Inovação Urbana no Porto Maravilha, um dos projetos da empresa para contribuir para a construção de um legado duradouro para a transformação da cidade do Rio de Janeiro. Através de iniciativas dos setores público e privado, o Porto Maravilha será um modelo de bairro inteligente, com zonas residencial e comercial, rede de transporte público e infraestrutura de telecomunicações eficientes.

A visão da Cisco, alinhada com a Prefeitura do Rio de Janeiro, é tornar a área do Porto Maravilha um exemplo único de um Bairro Inteligente e Mais Humano, através de uma plataforma conectada e serviços inteligentes, permitindo que cidadãos e visitantes se conectem entre si e também se conectem com a cidade e com o Governo.

download

Parcerias com empresas visionárias e líderes de tecnologia como a Cisco são um dos motivos por que a cidade do Rio de Janeiro é hoje um polo global de inovação. Aliado a tecnologia e criatividade, a colaboração entre o poder público e iniciativa privada vem oferecendo aos cariocas uma cidade mais inteligente, humana e conectada” declara, Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio de Janeiro.

Os interessados em participar do Desafio Cisco de Inovação Urbana – Porto Maravilha podem se inscrever em grupos – de 2 a 5 pessoas – pelo site: www.desafiocisco.com.br.

É recomendável que os participantes tenham conhecimento em inglês, além de desenvolvimento de software, design de interfaces e gráfico e  gestão de negócios.

O Desafio é aberto a grupos de todo o Brasil.

Os projetos devem ser elaborados com base na plataforma de IoE, que a Cisco está implantando na região, assim como através de dados públicos da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Os participantes serão avaliados com base em vários critérios, como inovação, impacto socioeconômico, viabilidade para implementação em seis meses, sinergia com a tecnologia Cisco, multidisciplinaridade e eficiência do modelo de negócios  proposto.

 

Cronograma do Desafio Cisco de Inovação Urbana – Porto Maravilha

Inscrição 1a fase: de 11/08/2015 a 07/09/2015

Análise das propostas: 08/09/2015 a 11/09/2015

Anúncio dos projetos selecionados na 1a fase: 11/09

Apresentação detalhada via internet do projeto/protótipo: de 12/09/2015 a 04/10/2015

Análise dos projetos da 2a fase: 05/10/2015 a 08/10/2015

Anúncio dos 10 projetos selecionados para a fase final: 08/10/2015

Apresentação presencial do protótipo: de 16/10/2015 a 18/10/2015

Anúncio dos 5 projetos vencedores: 18/10/2015

 

Cisco e o Porto Maravilha

O regulamento completo para o Desafio está disponível no site: www.desafiocisco.com.br

 

Assista este vídeo da CISCO sobre a Internet das Coisas e compartilhe como seus familiares! Você vive num mundo de tecnologia que não é compreendido com facilidade por todos e esse vídeo é ótimo para ajudá-los a entender esse mundo conectado.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<