Medida vale para veículos registrados a partir de 4 de janeiro de 2021
Já está em vigor a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que instituiu a digitalização dos documentos dos veículos — o Certificado de Registro de Veículo (CRV), o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e o comprovante de transferência de propriedade (antigo DUT).
Por Serasa Experian Certificado Digital
Na prática, isso significa que não será mais preciso carregar os documentos físicos do veículo.
Com as mudanças, o CRV e o CLA serão integrados ao Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV-e).
Já o DUT se desvincula do CRV e passa a se chamar Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e). A medida faz parte das iniciativas de desburocratização dos serviços governamentais e visa facilitar a vida dos cidadãos.
A regra vale para veículos registrados a partir de 4 de janeiro de 2021. Documentos expedidos antes disso, impressos em papel-moeda verde, continuarão valendo. A expectativa é que, em breve, todos os órgãos de trânsito deixem de usar o papel-moeda, gerando economia para o país.
O CRLV-e estará disponível em formato digital após a quitação de todos os débitos, no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, pelo celular, no portal do Denatran ou pelos canais de atendimento dos Detrans. O proprietário de veículo também poderá imprimir o documento em papel A4 comum, branco, que terá o QR Code de segurança, válido para fiscalização.
Como baixar o CRLV digital
Para baixar o aplicativo do CRLV-e, o usuário precisa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com QR Code (emitidas a partir de 01/05/2017) e de um smartphone.
Confira abaixo o passo a passo para a ativação do CRLV-e:
— instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” no seu telefone, disponível nas lojas Google Play e App Store;
— realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo;
— ativar a conta por meio do link enviado para o e-mail cadastrado;
— para obter a CNH Digital, o usuário deve validar o seu cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital ou pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição;
— para adicionar o documento CRLV Digital, não é necessário realizar a validação do cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT);
— gerar a “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN);
— adicionar a versão digital dos documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital);
— visualizar os documentos adicionados.
Vale reforçar que quem tem um certificado digital como o e-CPF da Serasa Experian pode habilitar sua CNH Digital sem precisar comparecer a uma unidade de atendimento do Detran, habilitando o documento diretamente pelo portal do Denatran.
Você pode adquirir seu e-CPF na Serasa Experian com total praticidade e conforto pela Serasa Experian. Ficou interessado e quer saber mais? Acesse o site Serasa Experian Certificado Digital e confira todas as informações!
Serasa esclarece: Quem tem MEI precisa de certificado digital? Ouça
Serasa apresenta o Certificado ICP-Brasil como estratégia de Governo para serviços digitais. Ouça