Últimas notícias

Fique informado
Começou a investir em Bitcoin e perdeu dinheiro? Conheça os principais indicadores desse mercado!

Começou a investir em Bitcoin e perdeu dinheiro? Conheça os principais indicadores desse mercado!

18/01/2018

Com a enorme valorização do Bitcoin no final de 2017 iniciou-se uma grande onda de investidores aventureiros tentando ganhar uma fatia desse promissor mercado

Luiz Gustavo Nugnes

Artigo escrito por Luiz Gustavo Nugnes

No entanto muitos já perceberam que não é uma tarefa simples investir em Bitcoin, a alta volatilidade e a falta de capacitação técnica levou muitos investidores a perder dinheiro nesse mercado, por isso reuni nesse artigo algumas ferramentas que podem auxiliar na decisão de investimento em criptomoedas em geral.

Caso tenham dúvidas sobre como investir em criptomoedas, sugiro ler o artigo que publiquei no mês passado “Guia de investimento em criptomoedas – 8 dicas essenciais“.

Análise Técnica

O método mais utilizado para fazer análise de tendências no mercado financeiro sempre foi o grafismo (analise gráfica), no mercado de criptomoedas não é diferente, apenas um pouco mais instável que o mercado tradicional. A ferramenta mais utilizada pelos traders, analistas e até algumas corretoras é o TradingView, que conta com uma ótima navegação, boas ferramentas de desenho, suporte a vários indicadores de mercado e um feed de analises publicadas por traders profissionais.

Os indicadores mais utilizados em analise técnica são:

– RSI (Relative Strength Index) – É um indicador de impulso desenvolvido pelo por Welles Wilder, que compara a magnitude dos ganhos e perdas recentes durante um período de tempo específico para medir a velocidade e a mudança dos movimentos de preços. É usado principalmente para tentar identificar condições de sobrecompra ou sobrevenda na negociação de um ativo.

– MACD (Moving Average Convergence Divergence) – É um indicador de dinâmica de tendência que mostra a relação entre duas médias móveis de preços. O MACD é calculado subtraindo a média móvel exponencial de 26 dias (EMA) da EMA de 12 dias. Uma EMA de nove dias do MACD, chamada de “linha de sinal”, é então plotada em cima do MACD, funcionando como um gatilho para sinais de compra e venda.

– Parabolic SAR – Refere-se a um sistema de negociação baseado no preço e no tempo. Welles Wilder chamou isso de “Sistema Parabólico de Tempo / Preço”. A SAR significa “parar e reverter” e trilha o preço à medida que a tendência se estende ao longo do tempo.

Existem mais centenas de indicadores que podem ser utilizados nas analises gráficas, no Investopedia você pode conferir uma lista completa.

Um serviço que costumo recomendar a todos é o Cryptoindicators que automatiza os principais indicadores (RSI, MACD, BB, SAR, MA, TK Cross e Kumo Breakout) e envia mensagem automaticamente pelo bot do Telegram quando alguma criptomoeda ultrapassa a linha de tendência do indicador.

Caso tenha interesse em aprender mais sobre analise gráfica de criptomoedas sugiro seguir alguns canais do youtube como Alessandro DiasBitcoin InvestimentoProfissão: Day Trader, Tone VayzBerman Investimentos entre outros.

Notícias do Mercado

Da mesma forma que as ações de empresas são impactados por notícias especulativas, o mercado de criptomoedas também é fortemente impactado, por isso é bom estar atento aos sites de notícias especializados como CoindeskCointelegraphMedium etc..

Atualmente as notícias que mais impactam esse mercado são as regulações de países, por isso a Thomsonreuters atualiza periodicamente um mapa mundial com as restrições de cada país.

Análise Fundamentalista

Nesse ponto que o mercado de criptomoeda começa a se diferenciar do mercado tradicional, pois a avaliação das empresas tradicionais (Valuation) são muito diferentes da avaliação de criptomoedas, não da para fazer fluxo de caixa descontado, avaliação patrimonial, análise de balanço, nada…

Por isso investidores profissionais em cripto utilizam outras métricas para pelo menos tentar qualificar um ativo, por exemplo:

– MarketCap e MarketCap Normalizado (Coinmarketcap e Onchainfx)

– Volume de negociações e moedas em circulação (Cryptocompare)

– Correlação entre moedas e diferentes fatores (Bitinfocharts)

– Avaliação do whitepaper e os fundadores da criptomoeda

– Evolução do roadmap no caso de um ICO recente

Analisando o gráfico abaixo de Marketcap de criptomoedas você continuaria investindo em Bitcoin? Ou avaliaria outras opções de ativos?

Baleias, Pump e Dump

Em um mercado regulado existem diversos mecanismos que “protegem” os investidores de grandes variações no preço dos ativos, como por exemplo o circuit breaker que trava todas as transações quando preço das ações caem abaixo de um certo patamar definido pelas bolsas. No mercado de cripto não tem regulador, por isso grandes investidores chamados “Baleias” podem causar grandes variações no mercado conhecidos como “Pump” para cima e “Dump” para baixo. Mesmo assim existem algumas formas de prever a ação de Baleias no mercado, por exemplo:

  • Acompanhar grandes ordens de compra ou venda nas corretoras.
  • Acompanhar grupo de baleias no Telegram (@CryptoWhales,@Cryptogroups) e no Twitter
Mineradores

Mineradores são maquinas que validam as transações feitas na rede e por isso são recompensadas com criptomoeda, todo valor dessas taxas, hash e comissão podem ser monitoradas pelo site Blockchain.info

O poder de processamento dos mineradores podem ser direcionados para uma ou outra moeda conforme a variação de dificuldade de achar uma bloco e recompensa da validação das transações. Em Dezembro/2017 houve uma migração em massa do Bitcoin(BTC) para Bitcoin cash(BCH) fazendo o valor do BTC cair e BCH subir, quem acompanhou essa mudança ganhou muito dinheiro $$$.

Acredito que escrever e transmitir conhecimento é a melhor forma de aprender e melhorar o mundo, por isso estou escrevendo essa serie sobre investimento em criptomoedas em parceria com a Kick Ventures e gostaria de contar com a colaboração de todos com feedback sobre as informações, correções e dúvidas.

*Luiz Gustavo Bonander Nugnes Innovation at Votorantim Bank | Board Advisor at Kick Ventures | Blockchain| AI 

Compartilhe este artigo!

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<