Para responder o que é assinatura híbrida, precisamos falar sobre os conceitos de assinatura digital e assinatura eletrônica
Não faz muito tempo, quando um documento digital precisava ser assinado, era necessário que todas as partes o fizessem da mesma forma. Isto é: ou todos faziam assinatura digital com certificado digital, ou todos faziam a assinatura eletrônica sem o certificado digital.
Mas isso mudou: já é possível realizar uma assinatura híbrida. O modelo é uma combinação de assinatura digital e assinatura eletrônica no mesmo documento.
Quando falamos em assinatura digital de contratos ou outros documentos com múltiplos signatários, é comum que as pessoas confundam dois termos parecidos: a assinatura digital e a assinatura eletrônica.
Ambas são tecnologias que conferem mais segurança aos documentos eletrônicos, otimizam o tempo gasto com assinatura e reduzem custos com logística, quando comparadas à assinatura manual. Porém, uma não é igual à outra. Existem diferenças técnicas entre as duas. Daí a possibilidade de serem combinadas.
Mas como é possível fazer isso? E quais as vantagens de adotá-la? Neste post, vamos explicar a diferença entre os dois tipos de assinatura e os benefícios que a utilização de ambas pode trazer à sua empresa. Depois, você conhecerá a solução da BRy para assinatura híbrida. Acompanhe!
Assinatura híbrida: unindo assinatura digital e eletrônica
Para responder o que é assinatura híbrida, precisamos falar sobre os conceitos de assinatura digital e assinatura eletrônica. Vejamos cada um deles abaixo:
Assinatura digital
A assinatura digital é uma marca criptográfica inserida em um documento digital. Para realizá-la, é fundamental que o usuário tenha o seu próprio certificado digital. Ele é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa, também conhecido como e-CPF ou e-CNPJ.
Para obtê-lo, deve-se procurar uma Autoridade Certificadora. Esta entidade irá conferir os documentos necessários, a identidade do titular e criará o certificado digital.
O certificado, na prática, consiste em um arquivo contendo os dados referentes à pessoa ou empresa, protegidos por criptografia altamente complexa e com prazo de validade pré-determinado.
Esse arquivo pode ser armazenado em um token, smart card ou em nuvem. Na hora da assinatura, são as informações criptográficas contidas no certificado que validam e conferem legitimidade à assinatura digital, comprovando que ela foi realizada pelo dono do certificado.
Portanto, uma assinatura digital válida só é possível se o assinante possuir um certificado digital.
Assinatura eletrônica
Já para realizar uma assinatura eletrônica, não é preciso ter o certificado digital. Uma assinatura deste tipo tem a confiança determinada por outros fatores.
Na hora da assinatura, o software assinador recolhe uma série de evidências digitais que podem garantir a identidade do assinante. Essas provas podem ser: geolocalização, endereço de IP do assinante, e-mail do usuário captados no momento da assinatura.
A sua validade dependerá da força e veracidade dessas evidências, que precisarão ser comprovadas.
Este tipo de assinatura é utilizado somente nos casos em que as partes a aceitam e confiam, segundo a medida provisória 2.200-2 2001. Ou seja: documentos com assinatura eletrônica podem ser válidos juridicamente em alguns casos, somente se todos concordarem sobre sua validade.
Assim, a assinatura eletrônica é recomendada para documentos de menor criticidade ou risco.
Assinatura híbrida
Assinatura híbrida é a combinação de assinatura digital e eletrônica no mesmo documento. Ela permite, portanto, que cada signatário assine de uma forma, desde que de acordo com a lei.
Quais as vantagens de utilizar assinatura híbrida
A principal vantagem da assinatura híbrida é ampliar acesso à assinatura online. Ela não exclui pessoas que não possuem certificado digital, se for possível assinar eletronicamente.
Nem todos os documentos precisam ter uma assinatura digital. Aliás, para a maioria deles, basta uma assinatura simples. Já é assim no mundo do papel, em que em poucos casos a assinatura de documentos requer reconhecimento de firma.
Por isso, poucas pessoas físicas, por exemplo, têm certificado digital. Com a possibilidade de assinatura híbrida, o acesso à assinatura online de diversos tipos de contratos fica ampliada, sobretudo nesses casos.
É o que acontece com o diploma digital: o único signatário que não precisa ter certificado digital é o formando.
Há outros casos, principalmente dentro das empresas. A combinação das duas assinaturas pode ser utilizada para otimizar processos internos, se os funcionários puderem assinar documentos eletrônicos sem a necessidade de um certificado digital. A empresa poderá utilizar certificado e o funcionário assinatura eletrônica, por exemplo, em processos de contratação, solicitação de férias, documentos internos, memorandos, etc.
Dessa forma, muito mais pessoas podem assinar contratos sem sair de casa, reduzindo o tempo gasto nesse tipo de processo.
Como fazer assinatura híbrida em contratos e documentos
Fazer assinaturas híbridas é ainda mais simples que o seu conceito. A BRy Tecnologia, empresa referência em certificação digital no Brasil, é pioneira em um sistema de coleta de assinaturas que permite a inclusão dos dois tipos de firma em um mesmo documento: a solução Assinatura em Grupo.
Veja como fazer a assinatura híbrida em uma plataforma como a da BRy:
1. Dados gerais da coleta de assinaturas
Para começar, você nomeia a coleta, faz um descritivo do conteúdo, atribui uma data-limite e define outras informações.
2. Adição dos signatários
Não há limite para adições. Cada um é identificado pelo nome, número do documento (CPF ou CNPJ) e endereço de e-mail.
3. Definição da ordem da coleta
Nesta fase, o organizador da coleta define, se necessário, uma ordem de assinatura. Com isso, o signatário só vai receber a notificação de assinar na sua vez e após a assinatura anterior ter sido executada.
4. Escolha do tipo de assinatura para cada signatário
Nesta etapa, o gestor da coleta define os tipos de assinatura que cada assinante irá utilizar. São duas possibilidades:
- Assinatura digital com certificado digital
- Assinatura eletrônica, sem certificado digital
5. Adicione os documentos
Selecione os documentos a assinar. O limite é de 15 documentos por cada coleta. É possível escolher o formato do documento após a assinatura: PDF, PaDes e CADES. Além disso, há a opção de agrupar todos os documentos em um único arquivo ou não.
6. Posicione o selo da assinatura
O selo é uma representação visual da assinatura digital ou eletrônica. Ele serve para posicionar e registrar as informações dos signatários no documento. No entanto, é importante frisar que o selo não é a assinatura em si — esta não é visível, pois na prática são dados vinculados ao documento.
7. Coleta das assinaturas
Com a coleta configurada e iniciada, os signatários vão receber um e-mail com um link para a plataforma de assinatura. Ao acessar, eles serão direcionados para assinar o documento.
Os participantes que assinarem digitalmente deverão cadastrar o seu certificado digital na plataforma, caso ainda não tenham feito, e realizar a assinatura digital normalmente.
Já quem realiza a assinatura eletrônica precisará apenas permitir a assinatura e a coleta de dados de geolocalização do computador.
Assinatura em Grupo: como integrar a funcionalidade
Para integrar rapidamente a funcionalidade de assinatura híbrida ao sistema da organização e aumentar a qualidade da experiência dos usuários, a BRy disponibiliza APIs.
Saiba mais: Como funciona uma API de sistema de Assinatura Digital
A API vai permitir que o seu sistema interaja com o sistema da BRy, levando a requisição dos usuários e devolvendo a resposta. Há alguns benefícios relacionados a elas, como:
– foco da equipe de TI no negócio;
– menor complexidade em termos de desenvolvimento;
– investimento inicial menor;
– menor time-to-value;
– oferta de uma solução completa para os usuários;
– melhor usabilidade;
– e compliance.
Deseja conhecer mais sobre a solução da BRy para coleta de assinatura digital? Fale com um de nossos especialistas.
Experimente a assinatura híbrida gratuitamente
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Sobre a BRy Tecnologia
Nós somos a Bry. Em décadas de história, desenvolvemos estruturas sólidas que transformaram a forma como as pessoas fazem negócios. Somos motivados por fazer parte dessas mudanças, sendo agentes ativos da digitalização de diversas atividades em nosso país, tanto no setor público como no privado. Viabilizamos processos com ciclo digital completo, eliminando etapas analógicas, agilizando operações e contribuindo para o movimento paperless. Hoje, oferecemos um universo de soluções completas em assinatura digital, certificação, biometria e carimbo de tempo, trabalhando também em modalidade sob-medida para os mais diversos clientes. Somos pioneiros no desenvolvimento de soluções de Identificação Digital em Nuvem no Brasil e uma referência de expertise em Protocolos Criptográficos para os mais diversos campos de aplicação. Ao longo dos anos, desenvolvemos um ecossistema de soluções digitais que tornam operações tão simples quanto um aperto de mãos. Nosso objetivo é deixar as pessoas despreocupadas e livres para aproveitarem a comodidade que o digital tem a oferecer. Hoje, são mais de 3 bilhões de assinaturas digitais realizadas em nossas aplicações, mais de 1,5 bilhão de carimbos de tempo emitidos, e mais de 30 milhões de dados biométricos.
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Publicado originalmente em https://www.bry.com.br/blog/assinatura-hibrida/