Os departamentos de Recursos Humanos, especialmente das grandes empresas, recebem diariamente um grande volume de currículos. Quando surge uma vaga, várias pessoas são convidadas para entrevistas presenciais e muitas acabam não apresentando os requisitos fundamentais para aquela função.
Por Alex Alexandre Winetzski*
Nesta busca por novos talentos, muitos gestores acabam dedicando mais tempo do que previsto e nem sempre encontrando o profissional com as habilidades necessárias. Surge, aqui, uma grande oportunidade para a utilização da Inteligência Artificial nos processos de recrutamento e seleção.
Com a utilização de softwares e algoritmos, os RHs conseguem filtrar as informações recebidas e selecionar apenas as pessoas com perfis aderentes às vagas, otimizando o tempo das equipes e dos candidatos.
Este é um dos grandes benefícios que a tecnologia de IA pode trazer às corporações, ao garantir mais agilidade e eficiência na gestão de recursos humanos, além de eliminar a burocracia de alguns processos e reduzir tarefas administrativas e repetitivas, como a análise de documentos.
Ao promover essas mudanças, as equipes de RH podem utilizar melhor o tempo, que é um ativo caro, raro e que não estica, segundo o cientista Fabio Gandour.
A energia usada anteriormente em atividades rotineiras pode ser direcionada para mentoria e engajamento dos colaboradores, o que pode se refletir imediatamente em maior satisfação e produtividade.
As vantagens da Inteligência Artificial no RH ultrapassam a esfera do recrutamento e podem revolucionar atividades como integração, treinamento e retenção de pessoas.
Imagine como um funcionário recém-chegado a uma empresa ficaria feliz se pudesse utilizar um aplicativo para consultar a política da companhia, tirar dúvidas sobre tarefas do dia a dia, elucidar questões referentes a benefícios e programar as férias.
Com o uso de ferramentas baseadas em IA é possível criar chatbots para ajudar os funcionários com informações automáticas e com outras que podem ser alimentadas pelas equipes de RH – detalhes sobre folha de pagamento, dicas de treinamento e feedbacks dos gestores. Tudo para tornar o fluxo de informações mais fluido, sem a necessidade de interação de um gerente.
Quando a Inteligência Artificial atua em conjunto com as equipes, os profissionais ganham tempo para agir de maneira mais estratégica, repensar modelos e estimular a mudança de mindset das equipes.
Com a otimização das tarefas vem a redução de custos, já que algumas atividades passam a ser incorporadas pelos sistemas inteligentes.
Além de apoiar nas estratégias do RH, a IA pode agregar ainda mais valor às empresas, que se tornam mais competitivas para o mercado e mais desejadas pelos futuros talentos.
* Alex Alexandre Winetzki é Diretor de P&D da Stefanini